Adicionar entrada do boot menu (F12) no grub

Alguém saberia me informar se teria como eu adicionar uma opção no grub para quando eu selecionar ir ao boot menu

exemplo , eu ja tenho de ir direto para a bios,reiniciar e desligar .

se alguém souber a entrada e puder me dizer agradeço.

Desconheço. Isso é muito específico de cada fabricante.

A opção que eu conheço:

  1. Reiniciar com o comando “reboot” no prompt do grub, (vc poderia adicionar uma entrada específica pra isso)
  2. Reiniciar fisicamente o computador (via botão liga/desliga ou botão reset)
  3. Nas firmwares UEFI tem uma opção para entrar no firmware via comando “fwsetup” que vc pode digitar no prompt do grub ou adicionar uma entrada pra ela. Acaba sendo menos prático que apenas reiniciar
  4. Em algumas implementações UEFI vc pode selecionar em qual entrada será iniciada na próxima reinicialização. Vc poderia no linux por exemplo executar o comando efibootmgr --bootnext XXXX e reinciar o computador que a entrada selecionada será usada. Use efibootmgr -v para visualizar as entradas e seus respectivos números hexadecimais.
1 curtida

não seria bem isso, praticamente quase todo pc tem (só que alguns com teclas diferentes, exemplo meu note é F12 quando ta ligando , e a bios é F2.)

porque eu quero deixar a entrada no grub? porque quero algo mais pratico do que ficar apertando toda vez quando eu vou testar algo antes do boot, igual a da bios que eu ja tenho no grub pra facilitar. ai por exemplo eu posso deixar ligar e ir fazer algo que ele vai ta la na grub, ai eu so apertar que ja mostra o boot menu. entende?