Adicionando uma nova unidade de armazenamento

Fala pessoal, Tudo bem?
Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
Atualmente uso o debian 12 no meu notebook que tem um ssd nvme com 256 GB de armazenamento, mas eu quero comprar um novo ssd sata para usar como armazenamento de arquivos. Minha dúvida é: Vou precisar formatar o meu PC para poder usar esse ssd secundário na minha /home?

Não, é só configurar no FSTAB e deixar o SSD plugado 24h por dia.

Não, mas é preciso um conhecimento mais avançado para modificar a montagem das partições necessárias ao sistema. É bom também ter um pendrive com um sistema LIVE para poder acessar o sistema caso algo dê errado. Também é bom ter um backup do sistema em uma unidade externa e desconectada durante o processo. Na “pior das hipóteses” vc reinstala o sistema.

Para alterar uma partição vc vai precisar:

1. Instalar o novo SSD, particioná-lo conforme seu gosto e criar um sistema de arquivos na partição que será sua nova home (ext4 ou btrfs conforme seu gosto)
  2. Fazer o processo em um shell como root ou então num sistema LIVE
  3. Montar o novo home e copiar o conteúdo do home antigo, mantendo as permissões de arquivo
  4. Mover a pasta /home para /home.backup
  5. Criar uma nova pasta /home com as permissões corretas
  6. Verificar o UUID do novo home e editar o arquivo /etc/fstab (da sua partição raiz, não a do modo live) para adicionar a informação de montagem do novo disco que vc colocou
  7. Se fazendo em modo quente (no proprio sistema), remonte todas as partições do fstab e veja se dá erro. Se estiver em modo frio, não tem como testar.
  8. Se estiver quente, reinicie o serviço do servidor gráfico, já deve ser possível usar o seu sistema exatamente como antes do procedimento.
  9. Se estiver frio, reinicie o computador e ele deve iniciar como antes.
  10. Caso dê xabu no modo quente, corrija o fstab e tente novamente até dar certo. Não reinicie o computador ou poderá ter problemas para iniciá-lo
  11. Caso dê xabu na inicialização, então reinicie em modo live e corrija o fstab, tente novamente.
  12. Quando o sistema estiver funcionando após o reboot, apague a antiga pasta home (home.backup).

Não coloquei os comandos necessários, vai depender do quanto vc conhece o sistema para saber se está disposto a executar, ou se será mais fácil reinstalar o sistema selecionando uma partição específica para a pasta /home no instalador, e daí recuperar o seu backup.

Certo, e como fazer tudo isso, tem como ser mais didático?

Pesquise “/home separada” aqui no Fòrum. Existem vários tópicos já resolvidos, cada um com a solução indicada.

Nos dê mais detalhes.
Mas sendo direto sem levar nada mais em consideração da sua pergunta, não precisa formatar.

Vê esse post aqui: É possível separar a /home do sistema depois de ele já estar instalado?

E me diga se te atendeu.