Adeus, Nouveau! Olá, Zink e NVK!

Em breve não veremos mais o driver Noveau como o padrão das principais distros Linux. Entenda porque ele está sendo substituído pela dupla Zink e NVK, e como isso deverá trazer vantagens para quem utiliza placas NVIDIA no Linux.

3 curtidas

Estava com medo disso deixar placas antigas desassistidas em kernels/Xorgs novos, mas a expansão do NVK para GeForce 600 e 700 já alivia isso (dando compatibilidade com as placas lançadas nos últimos 10-12 anos).

Não é no nível da AMD em que placas de 2007-2008 de vez em quando ganham algum recurso novo, mas já é melhor do que ter que vagar pela internet em busca de gambiarras para driver proprietário antigo.

4 curtidas

Eu acho que no geral isso acontece e nem precisa instalar driver, o problema maior é a nvidia que não dá muito suporte a linux, espero que isso mude no futuro

1 curtida

Fala mano, não consegui responder outro tópico então entrei nesse só pra te agradecer pela postagem nesse link abaixo, de 2020, estou com um macbook que não conectava na rede wifi e voce salvou com uma dica la. Deus abençoe.

Não acho que isso seja uma vantagem muito forte do Windows. Se a fabricante colaborar com os projetos básicos (kernel e Mesa), CPUs e GPUs até mais velhas que a do exemplo rodam no Linux sem instalar nada e o driver tende a receber melhorias por muito mais tempo.

É verdade que ter uma interface estável para drivers no kernel permite usar os drivers antigos por muito mais tempo, mas ainda assim não é eterno (diferente de aplicativos normais, nesse quesito a pilha do Windows é imbatível).

Felizmente para hardware que costuma ter em desktops estar no kernel é a regra (porém, olá Nvidia e SiS – inclusive essa última nem no Windows 10 mais recente funciona mais).

Fora que há distribuições, como o RHEL e derivados/semelhantes, que atendem o o nicho de produtos legados com drivers fora do kernel, por ficarem com o mesmo kernel por 10+ anos.

2 curtidas

Ainda estou avaliando, mas tem resultados promissores com AMD já.

2 curtidas

O usuário não precisa instalar nada, mas fica dependendo de novas versões do kernel para receber melhorias e suporte a hardware novo.

No Windows o driver chega ao usuário no mesmo dia em que é lançado.

Uma interface estável não só permite que drivers antigos rodem por muito mais tempo como também facilita a vida dos desenvolvedores, já que estes não precisarão ficar consertando drivers que foram quebrados por uma nova versão do kernel.

3 curtidas