Adeus ao Windows: 5 Razões que fizeram você mudar para Linux

Boa noite, pessoal! Diga 5 razões ou mais que fizeram você abandonar o Windows, ou o por que você sempre utilizou Linux.

Esse tópico foi inspirado pelo vídeo do slackjeff: 5 Razões para eu nunca mais usar Windows

4 curtidas

Eu comecei a usar Linux quando comprei um notebook com o Ubuntu instalado anos atrás. Minha ideia inicial era instalar o Windows por cima do Ubuntu, mas eu acabei não fazendo isso por motivos que nem eu mesmo sei quais são. Hoje em dia permaneço no Linux pelos seguintes motivos:

1. O Linux me ensinou a cuidar melhor de um computador. Quando eu usava Windows eu não me preocupava com segurança nem nada do tipo, eu apenas instalava a primeira coisa que aparecesse na minha frente. Passei a ser muito mais cuidado depois que comecei a usar Linux.

2. Leveza. Alguns hardwares que choram para rodar o Windows 10 conseguem rodar o GNOME e o KDE Plasma com mais folga. Sem falar que temos DEs ultraleves.

3. Me fez parar de piratear softwares. Para que eu vou correr o risco de botar um trojan no meu notebook ao piratear softwares se existem vários softwares legais de código aberto e livre por aí?

4. Sentimento de comunidade. É como se quase todo mundo que usa Linux fosse nosso amigo.

5. Mais de uma opção para tudo. Coisas do tipo eu poder instalar outra DE se eu sentir que quero novos ares.

4 curtidas
  1. por causa dos vídeos do dio, eu sempre tive a curiosidade de usar alguma distro
  2. também por causa do canal, eu me apaixonei por open source
  3. porque ele é grátis
  4. porque você aprende mais e além disso usar terminal é nice
  5. segurança, claramente
    menção honrosa: a comunidade unida
4 curtidas

Então vão aí os meus motivos.

1. Sempre achei o Windows muito “bloated” para o meu gosto. Gosto da minha área de trabalho (física e virtual) o mais limpo e minimalista possível.

2. Facilidade para encontrar aplicativos: tudo o que eu preciso está nos repositórios do sistema, ou no Flathub, ou na Snapstore (calma, sei que muitos não gostam de snaps, mas se está aí, então é uma opção, rsrs). Não preciso entrar no site de cada desenvolvedor para baixar um aplicativo. Além disso, não preciso piratear programas, sempre encontrei aplicativos totalmente gratuitos para as minhas necessidades, pelo menos até agora.

3. Comunidade empenhada em realmente ajudar: na comunidade Linux eu realmente encontro soluções para os problemas do sistema, enquanto no Windows a maioria das “soluções” se resumem em esvaziar o cache, iniciar em modo de segurança, reiniciar fazendo verificação de disco, coisas que nunca resolveram nenhum dos problemas que tive.

4. Facilidade de uso: embora seja uma questão muito pessoal de cada um, para mim foi extremamente fácil usar o Linux desde a primeira vez. No caso do Fedora gnome, que é o sistema que uso, eu sequer preciso abrir as configurações pra mudar alguma coisa. Eu literalmente instalo 5 aplicativos e não preciso mudar mais nada, está tudo lá, prontinho para usar. Lembrando que essa é a minha realidade, eu sei para outros esse sistema e/ou DE não vai funcionar e aí entra o último motivo:

5. Opções: Eu uso o Fedora, que foi o que melhor me atendeu, mas já usei Ubuntu, OpenSUSE, Zorin… No celular eu uso o Termux, que já me salvou algumas vezes. Enfim tem um sistema para cada gosto e necessidade. Não preciso necessariamente moldar o sistema às minhas necessidades, sempre vou achar um sistema que já tenha tudo em mãos. Sem falar das DE’s e WM’s, que dão a cara que eu quero para o meu desktop, podendo personalizar se eu quiser e o que eu quiser, embora eu não o faça por motivos de tempo/preguiça (principalmente o segundo, rsrs).

Por fim, desculpem o textão!

4 curtidas

1-leveza:linux e muito leve,consegue ressuscitar computadores,ajuda na performance(meu caso)e quando mudei do windows pro linux nunca mais tive problemas com congelamentos random

2-estabilidade:linux e muito estavel desde que vc nao fique fuçando e fuçando coisas que vc nao sabe oque fazem,no windows eu sofria muito com problemas de travamento e que faziam que eu tivesse que parar tudo que eu estava fazendo e as vezes perdendo oque eu estava fazendo

3-comunidade:comunidade linux e muito unida e sempre disposta a ajudar independente doque seja(na gringa e um pouco diferente pelo que eu percebo,mas aqui no brasil e muito boa a comunidade)qualquer problema que eu tinha eu conseguia achar coisas relacionadas

4-bloat:windows sempre vem cheio de coisas que eu nao usava e nem queria usar,era um sistema carregado de aplicativos que eu nunca ia usar

5-liberdade:usando linux a liberdade e diferente,eu atualizo quando eu quero,posso remover qualquer aplicativo,modificar qualquer icone ou tema de cursor ou tema global

mençao honrosa:a facil instalação de aplicativos:basicamente eu consigo encontrar aplicativos muito facil(flathub,repositorio,snapcraft,appimagehub)
quase tudo que eu uso eu consegui achar(menos o software de mouse da redragon que nao existe pra linux infelizmente)

3 curtidas