Um novo patch para o kernel Linux removerá o suporte ao modo de compatibilidade x86 de 32 bits em sistemas x86_64. Com isso, não serão mais executados os aplicativos de 32 bits, o que melhora a segurança e a estabilidade do kernel.
O modo de compatibilidade x86 permite que sistemas x86_64 (64 bits) executem aplicativos de 32 bits e é considerado desatualizado e inseguro, permitindo que tais aplicativos acessem as áreas de memória protegida sem “autorização”.
O patch ainda está em desenvolvimento e não foi mesclado no kernel Linux principal. No entanto, é provável que seja incluído em uma versão futura do mesmo. Os usuários que precisam executar aplicativos de 32 bits em sistemas x86_64 ainda poderão fazê-lo usando uma máquina virtual ou emulador.
Fonte: link no texto
5 curtidas
Boa noite rapaz.
E como vai ficar na instalação do wine que requer habilitação na arquitetura i386 no terminal ?
1 curtida
A emulação ou virtualização é ser bem rápida, pois a arquitetura é muito semelhante. Considerando também que os jogos e/ou programas antigos rodavam em hardware muito mais fraco, não deve haver problemas em rodar mesmo com essa penalidade da emulação/virtualização…
Eu fico feliz que isso aconteça.
4 curtidas
creio que somente por flatpak, snap, appimage, conteiner ou emulação. de qualquer forma, todos sabíamos que esse dia chegaria.
3 curtidas
A pouco tempo o Arch Linux retornou com a versão 32bits, pelo visto ja tão querendo fazer marmelada kkkkkk
1 curtida
vish, logo agora que eu fiquei feliz pq meu raspberry roda super bem com o sistema de 32 bits
1 curtida
Isso é verdade, eu tinha certeza que ia chegar, só não esperava que seria no Linux primeiro, esperava que começasse pelas distros.
Vou usar a ultima versão de suporte longo antes do lançamento deste patch, não vou aderir ele cedo não, vou ficar 5 anos parado na mesma versão do Linux LTS por 5 anos.
1 curtida
É patch de compatibilidade do x64 para x86, quem compila o Linux para x86 não vai ter diferença.
2 curtidas
@Leonam_Cruz E rapaz, é isso mesmo, nem sabia que era o Linux que fazia essa compatibilidade, eu achava que era o processador.
Mas o Linux ainda vai continuar funcionando e podendo ser compilado em hardware verdadeiramente real de x86.
Quem tem hardware x86 ainda vai funcionar, não se preocupem.
1 curtida