Já estou no meu terceiro adaptador Bluetooth no meu desktop (a placa-mãe não tem adaptador próprio). O primeiro foi um genérico cheio de problemas, depois pesquisando um pouco mais descobri esse Orico alguma coisa (o padrão que se encontra no mercado nacional), que funcionava quase perfeitamente até eu trocar de mouse recentemente.
Troquei para o mouse M720 da Logitech e pelo jeito o adaptador não gosta de conectar 3 aparelhos ao mesmo tempo (teclado, mouse e fone no caso), então o que acontece é que o computador faz o mouse entrar no modo “dormir” mesmo que eu esteja encostando nele no momento. No meu notebook tudo funciona normalmente, então é claro que é um problema com o adaptador.
De saco cheio disso, peguei um outro adaptador, dessa vez o da Baseus BA04 Bluetooth 5.1. Finalmente me livrei do problema do mouse dormindo, mas ainda é uma luta conectar 3 aparelhos simultaneamente, o que funcionava sem problema no Orico: se mouse e teclado conectados, o Bluetooth simplesmente se nega a conectar o fone ou outro dispositivo de áudio.
Pesquisando nos fórums em inglês, vi algo sobre o Bluetooth se “confundir” entre wifi e a conexão Bluetooth, o que causaria um problema para conectar um dispositivo de áudio junto com outros periféricos, mas não faço a menor ideia se isso faz sentido. Minha placa-mãe nem tem wifi.
Minha pergunta é se existe alguma solução/truque, ou se eu tenho que testar todos os adaptadores até um dar certo (ou eventualmente comprar uma placa-mãe com Bluetooth)? Alguém usando o Fedora também usa um bom adaptador e tem uma experiência boa o suficiente conectando vários dispositivos para recomendar?
Acontece que é preciso investigar quais os dispositivos envolvidos e o tipo de serviço e conexão requerida por cada qual.
Um controlador BT pode conectar até 7 devices, mas isso não quer dizer que irão funcionar ao mesmo tempo. A banda é bem estreita e serviços e protocolos podem ser únicos ou funcionam apenas um por vez.
O rádio do BT por ser de baixíssimo alcance e potência além de banda reduzida sofre muito com interferência e é até por isso que em alguns roteadores e placas de rede wifi e ou controladores wifi há opções avançadas de um modo de modulação do rádio que permite gerar menos interferência nas regiões ao 2,4 GHz pra não atrapalhar tanto os BT no micro alcance.
Enfim, parear não quer dizer funcionar simultaneamente. E além disso, infelizmente há muitos muitos dongles vendidos falsificados e apesar das especificações não controlam com a capacidade que deveriam. Orico e Baseus são marcas boas, conhecidas, mas também tem muitas cópias. E ainda os próprios devices como teclados, mouse e etc nem sempre usam chips realmente bons e homologados. Lembrando que BT é tech proprietária…
Bom, penso que isso já ajuda um pouco. No mais, vale pesquisar mais a fundo sobre os chipsets envolvidos no seus devices e ver a real capacidade deles, bem como os serviços que utilizam e se são do tipo compartilháveis em simultaneidade. Talvez até utilizar o Orico e Baseus junto, ja verificou se é possível assim você separa os canais e pareamentos. Pode aumentar o ruído da rede, mas… sei lá.
É, sei lá. Acho que a “solução” mesmo vai ser eu trocar de placa-mãe para uma que tem o BT em vez de ficar usando esses adaptadores.
Como sempre tenho problema com áudio, não duvido que isso seja coisa do Pipewire interferindo, mas diferente do Orico que suspendia o mouse na minha mão, pelo menos esse Baseus novo mantém a conexão (depois de uns 5 minutos lutando para conectar o fone). Fazer o quê…
Conforme verificamos, seus tópicos foram removidos porque não estavam de acordo com as regras do Fórum. Recomendo que leia o FAQ para evitar novas situações desse tipo.
Em relação ao modelo TP-Link UB500 ele funciona no Void Linux com kernel 6.6.48_1.
Tenho esse modelo que foi comprado na loja da kalunga.
Verifica a versão do kernel ai.
Infelizmente os fabricantes falam que não tem suporte ao Linux . Nem testam o Pokémon no Linux