Adaptador wireless não funciona

Sim com ele vem todas as interfaces gráficas e na hora da instalação você vai poder escolher, mas também pode baixar uma iso com uma interface gráfica especifica

Mas recomendo usar a iso-nonfree que é essa para evitar qualquer problema
https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/9.9.0+nonfree/amd64/iso-dvd/

1 Curtida

Eu testei o ubuntu 16 e não deu certo também.
Ainda na instalação do debian, após selecionar meu adaptador, o wifi e colocar a senha, acontece o seguinte: “Tentando trocar chaves com o ponto de acesso…” E então da esse erro:
Imgur

Quando tento selecionar a outra alternativa, que provavelmente deve ser a conexão á cabo também da um erro:
Imgur

Essas são as interfaces:
Imgur

Então, decidi prosseguir sem configurar nenhuma conexão e ai iniciei o debian, também não funcionou, acontece igual as outras, eu coloco a senha do wifi e ele desconecta e volta a pedir a senha. Parece até quando você erra a senha, sabe? KKK, mas não errei.

Agora me resta testar o mint 18, porém quase sem esperanças xD

1 Curtida

E no Windows funciona normal? Bem misterioso isso e eu estava pensando em comprar um adaptador com esse chip, mas o estranho é que ouço que os Realteks funcionam muito bem no Linux vou procurar sobre para te ajudar.

Procurei pela internet e parece que só compilando o driver não é um bicho de sete cabeças (mas também não é algo muito intuitivo)

sudo apt-get install linux-headers-generic build-essential git
git clone https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new.git
cd rtlwifi_new
sudo make install
sudo modprobe rtl8821ae

Fonte: Ubuntu 18.04 No Wi-Fi Adapter Found - Realtek driver rtl8821ae - Ask Ubuntu

Testei o mint18 e não funcionou.
Funciona normal no windows sim.
Fiz o procedimento utilizando o Ubuntu 16(não tem problema né?) pois no debian não encontrava o comando sudo e tal…
Enfim, também não deu certo.

Teria como me conectar ao wifi pelo terminal? Se sim, lá mostraria algum erro ou algo do tipo? Seria algo que talvez ajudasse, não sei.

1 Curtida

Tem sim

Tem outra forma que é usar um utilitário chamado wifi-menu que é mais fácil.

Depois de executar o comando sudo dhclient wlx7cdd90f754d1
Ele não retorna nada, fica lá como se tivesse executando, só para se eu der ctrl + c.
O wifi-menu é do arch, não? Eu não achei ele no ubuntu.

1 Curtida

Tentei utilizando o comando nmcli d wifi connect Wi-Fi password 25121997
Porém ele abre a caixa de autentificação do wifi, pedindo a senha outra vez, igual nos outros casos.

1 Curtida

Cara, criei um ponto de acesso aqui no meu celular só para testar mesmo, eu não possuo rede móvel e nem tenho crédito. Enfim, eu coloquei um nome e senha qualquer, apareceu no ubuntu e conectou normal, mas como não tenho credito nem rede móvel não pude testar se realmente funciona, mas conectou.
Então talvez o problema não seja no adaptador? Sei lá.
O meu wifi pega normal utilizando o notebook para conectar em qualquer distro. Então creio que não seja problema no wifi também…

Hmmm interessante, provavelmente deve ser algum conflito entre o roteador (ou seu provedor de internet) com o Linux.
Qual o seu roteador e provedor de internet?

Mas no notebook funciona com qualquer distro, então não acho que seja isso.
Roteador DLINK DI-524
Provedor VIVO

1 Curtida

Já tentou usar o roteador no note? Para ver por ele conecta?

Mas é pelo wifi mesmo que usei no notebook, ou você quis dizer uma conexão á cabo? Se for, nunca tentei não, mas no momento não estou com o note

1 Curtida