Adaptador wireless não funciona

Eu utilizo o windows 10.
Atualmente estou com um computador(desktop) e fica longe do roteador, não sendo viável conectar via cabo, comprei um adaptador wireless e tal. Funciona normalmente no windows 10 porém em nenhuma distro linux ele não funciona, testei no kubuntu, nem apareceu nenhum wifi, linux mint xfce e ubuntu mate, apareceram porém não conecta.
Tenho um cd que veio junto mas não possuo leitor de cd/dvd. Aqui diz ser suportar multiplos sistemas operacionais, não tem nenhuma especificação de modelo, nome nem nada do adaptador wireless, mas procurei pela internet e parece ser esse: Adaptador Wireless

Experimentou ligar um cabo de rede e abrir o gerenciador de drivers?

Alguns chipsets, principalmente da Broadcom, requerem drivers proprietários, em alguns casos o driver aparece no gerenciador de drivers após conectar via ethernet.

Então, não tem como eu ligar diretamente no cabo, porque é longe

Powerline é outra opção, desde que a fiação da casa esteja em boas condições, a performance deve ser melhor que Wi-Fi. Powerlines utilizam a rede elétrica para transmitir o sinal, eles são agnósticos, funcionam com qualquer coisa que tenha uma entrada RJ45.

1 curtida

Entendi, mas não teria nenhuma alternativa para utilizar o adaptador mesmo?

Ah, final de semana eu provavelmente conseguirei acessar o conteúdo que tem no CD e aí eu salvo em algum canto. Deve ter o driver lá e tal, e provável que seja em .exe, teria como executar ele no linux?

Linux não utiliza .exe, este é um formato do Windows. Se houver um driver para Linux ele provavelmente estará no formato .tar.gz e você terá que compilar manualmente, o que não é recomendável. O ideal é plugar um cabo e ver se o gerenciador de drivers reconhece a placa de rede. Veja se consegue um cabo longo, ou mova o PC para perto do roteador.

1 curtida

Okay, obrigado mesmo assim.

1 curtida

Tem q identificar qual é a placa interna, se é uma Atheros ou Broadcom… para tentar achar o driver correto. Se for “marca diabo” :sweat_smile: aí dificulta as coisas.

1 curtida

No meu caso eu tive que compilar o driver a cada atualização do kernel que saia nos repositórios da distro, com esses kernels mais novos o driver veio embutido, então foi plug and play.

1 curtida

Infelizmente o que eu consegui achar foi apenas o fabricante, Ralink Technology, Corp.

Aí já é complicado pra mim, sou novato no linux então não faço nem ideia de como compilar. :man_shrugging:t2:

Veja aqui: Instalar ralink drive [RESOLVIDO] [Rede Wireless]

Um simples “sudo apt install firmware-ralink”, deve resolver.

Consegui conectar pelo celular, via usb no ubuntu, pelo menos isso funcionou.

@anon48034656 ele não acha os pacotes.

1 curtida

Qual a distro e versão? Já verificou se aparece e no utilitário Drivers Adicionais para instalar o driver :slight_smile:

Ubuntu 19.04, já sim. “Sem drivers adicionais disponíveis”

O estranho é que o chip parece ser da Realtek e eu tenho um adaptador da Realtek que funciona plug and play no Linux (independente da distro), o ícone de Wifi aparece? O que acontece ser mudar de porta USB?

Aparece sim, até coloco a senha do wifi porém não conecta, ele volta a pedir a senha.
Mudando de porta USB não tem diferença.

Acho que o jeito vai ser continuar no window$.

Tive problemas parecido e o problema é que o adaptador era falso e depois de um tempo queimou :frowning:
Mas de qualquer forma você pode tentar uma distro mais antiga, como o Ubuntu 16 ou o Mint 18 (se o problema for de driver o Debian 9 vai reconhecer numa boa)

Estou baixando essas Screenshot by Lightshot ,qual é a certa do debian? dvd1?