Adaptador Wifi USB ou PCI?

Bom dia, o sinal do roteador, em tese, atravessa três paredes antes do sinal chegar ao pc. Então queria qual dispositivo seria mais indicado para usar numa rede de 5 Ghz.

Minha experiencia com dispositivos USB sendo Wifi e Bluetooth não foram muito boas, geralmente tem um desempenho abaixo do esperado e com o tempo param de funcionar então passei tudo para PCIe que vem funcionando tranquilamente a tempos.

Redes 5ghrz tem alcance menor do que a 2.4ghrz, entretanto elas performam melhor quando próximo, pois tem menor latência.

Quanto ao tipo de dispositivo, o computador da minha mãe tem um adaptador wifi usb da intelbras muito antigo e ainda funciona normalmente, entretanto percebo que o adaptador PCI interno do meu notebook tem alcance maior.

Geralmente vejo as placas wifi PCI de desktop com antenas muito mais robustas do que em adaptadores USB, portanto suponho que tenham uma captação de sinal superior. Quanto a durabilidade, penso que deve ser parecida, mas deve-se considerar que utilizar dispositivos desse tipo muito antigos pode representar um problema de segurança.

Caso queria extrair o máximo de desempenho que sua internet tem a oferecer, a melhor opção é utilizar algum cabo conectado diretamente ao rotador (provavelmente um rj45).

Conhecem algum que não tenha Bluetooth? Pois não tenho usb livre na placa mãe. Somente uma para o painel frontal. Precisa funcionar no Linux.

1 curtida

Cara, USB fiquei meses usando um TP-LINK TL-WN721N.

Funcionou sem problemas no Linux, embora só pegue a frequência de 2Ghz.

Agora estou usando um da FENVi AC1300, que também pega a frequência de 5Ghz, mas é um saco conectar. Tem que ficar plugando e desplugando, esquecendo a senha e tentando de novo. Uma hora funciona, mas é chato ter que fazer isso toda vez.

Na frequência de 2Ghz ele conecta bem mais fácil, mas não tem a mesma velocidade que 5Ghz. Não sei se meu adaptador que veio com defeito ou se é ruim no Linux mesmo, não tenho outros aparelhos pra testar. Na dúvida, não recomendo.

1 curtida

Comprei da mesma marca e espero que funcione.

Intel AX210 FV-AXE3000 PCI-E

1 curtida

A marca não é muito importante. O principal é o chipset. :wink:

Excelente escolha. Eu tenho essa mesma placa e o sinal 5 GHz é tão bom que consigo até streamar meus jogos da Steam via Remote Play em 1080p @ 60 Hz. Para isso precisa de um bom modem/roteador também, é claro.

Qualquer distro Linux com versão de kernel superior ao 5.10 detectará essa placa sem problemas. Ou seja, basta não escolher distros LTS com kernel antigo e você terá ótima experiência com o wi-fi.

Para concluir, é importante destacar que o sinal de 5 GHz tem menos tolerância a barreiras físicas. Portanto, é mais difícil que atravesse paredes em comparação com o sinal 2.4 GHz. Você precisa testar as duas opções e avaliar o que funcionará melhor. Em ambas essa placa de rede é uma das melhores disponíveis atualmente.

3 curtidas

Quais obstáculos têm antes do sinal chegar a placa?

Bom dia, @KairanD e @Vinicus!

A placa PCI que tu indicaste… por obséquio, podes verificar se é compatível com as informações seguintes do meu computador de mesa?

Item Name
Memória de RAM 16 GB
Placa-mãe BIOSTAR X370GT7
Processador AMD Ryzen 7 2700X 8 core 64 bits
Placa-vídeo AMD Radeon RX 5700 XT

Utilizo Endeavour OS. A versão do kernel de Linux é 6.1.8.

Olá, @gusbemacbe! Se algum slot PCI-Express estiver disponível, sim, funcionará. Também será plenamente compatível com seu sistema operacional. :wink:

No caso, recomendo inserir a placa de rede no slot PCI-E x1 mais distante da placa de vídeo.

1 curtida

Boa noite, @KairanD!

Vi que tu também utilizaste esta mesma placa de rede, da qual tu falaste no fórum Clube de Hardware.

Comprei-a anteontem e ela chegou hoje. O meu irmão ajustou-a no meu computador. Funcionou, porém, …:

• embora o tamanho da transferência seja maior que os de ambos os adaptadores de rede sem fio, o sinal ainda não é bom, porque o tamanho da transferência deveria ter, pelo menos, mais de 300 MB (contratei a velocidade de 500 MB de um pequeno provedor privado). Vê a imagem de captura de ecrã do resultado da Minha Conexão:

minha conexão

• Não consegui habilitar Bluetooth.

Se quiseres saber quanta distância dentre o roteador localizado e o meu computador de mesa, segue o mapa (clica na imagem em nova guia para ampliar o tamanho real):

Actualização 1

Entrei no Windows 11. Windows quase reconheceu a Bluetooth, mas informou a indisponibilidade do controlador de Bluetooth. Após ter pegado o controlador dos sítios oficiais de Fenvi e de Intel, e tê-lo instalado, e reiniciado, Windows reconheceu finalmente a Bluetooth. Então o problema está em Linux.

Actualização 2

Agora a Bluetooth está a funcionar agora. Mas ainda estou a enfrentar o problema da baixa força do sinal de rede sem fio.

Olá, @gusbemacbe. Essa placa de rede costuma ser vendida com múltiplas opções de chipset. Você comprou a versão AX210? Poderia enviar o link da loja?

Quanto aos drivers, tanto o wi-fi quanto o bluetooth funcionam no Linux sem precisar instalar qualquer módulo. No Windows, porém, creio que precise baixar os drivers mesmo.

Você está utilizando um modem/roteador de alto desempenho e está conectado na rede de 5 GHz?

Boa noite, @KairanD!

Você comprou a versão AX210? Poderia enviar o link da loja?

Sim, comprei-a. Segue a ligação: AXE3000 Intel AX210 Wireless Card AX Bluetooth 5.2 WiFi 6e no Mercado Livre.

Quanto aos drivers, tanto o wi-fi quanto o bluetooth funcionam no Linux sem precisar instalar qualquer módulo. No Windows, porém, creio que precise baixar os drivers mesmo.

Já fiz isto, lê a minha segunda actualização no fim da minha mensagem anterior.

Você está utilizando um modem/roteador de alto desempenho e está conectado na rede de 5 GHz?

Não sei. Mas deixar-te-ei o nome completo do modelo e do provedor:

Você tem que conectar na rede 5GHz se quiser atingir os 500MB. mais não espere atingir o limite a velocidade máxima no wifi. Onde você fez esse teste? esta muito alta essa latência.

Boa noite, @tiagoquintino!

Por obséquio, perdoa-me pela minha ausência, eu tenho estado muito ocupado nesta semana, pois sou um engenheiro de software num banco.

rede 5GHz

Estás a falar de comprar as antenas?

Onde você fez esse teste? esta muito alta essa latência.

É o sítio da Minha Conexão.