Adaptador Wi-Fi USB no Linux: chipset e driver fazem diferença?

Recentemente comecei a procurar um adaptador Wi-Fi USB e resolvi compartilhar um pouco da experiência, principalmente porque meu primeiro critério de escolha foi a compatibilidade com Linux. Depois veio o custo-benefício.

No começo parecia uma escolha simples: procurar um modelo AC1300 ou Wi-Fi 6 com uma boa velocidade. Mas, pesquisando um pouco mais, fui percebendo que, no Linux, talvez seja interessante olhar primeiro para o chipset e o driver utilizado, e não apenas para a velocidade ou para a marca.

Começando pelo chipset

Durante a pesquisa, comecei a procurar informações sobre quais chipsets possuem suporte ao Linux e, principalmente, quais utilizam drivers que já fazem parte do kernel.

Isso me pareceu uma característica interessante, pois pode evitar a necessidade de instalar drivers de terceiros ou recorrer a soluções como DKMS.

Alguns lugares que encontrei e que podem ajudar nessa pesquisa:

Nesse processo, os chipsets MediaTek acabaram chamando minha atenção, especialmente o MT7921U. Pelo que encontrei nas pesquisas, ele possui suporte através do driver mt7921u no kernel Linux e parece ser uma opção interessante para quem procura um adaptador Wi-Fi mais moderno sem depender de driver externo.

O problema foi encontrar modelos com esse chipset no mercado brasileiro. Encontrei vários adaptadores Wi-Fi 6 e AC1300, mas nem sempre os anúncios informam claramente qual chipset está sendo utilizado. Em alguns casos, inclusive, existem diferentes versões do mesmo modelo.

Uma curiosidade que descobri: “Kali Linux”

Outra coisa que achei interessante durante a pesquisa foi encontrar vários anúncios com títulos como:

“Wi-Fi 1300 Mbps Pentest Kali Linux”

Até então eu não sabia exatamente por que alguns adaptadores eram anunciados dessa maneira.

Pelo que fui entendendo, não se trata de um adaptador “especial para Kali Linux”. Alguns chipsets são interessantes para quem utiliza ferramentas de auditoria de redes Wi-Fi porque podem oferecer recursos como monitor mode e, dependendo do driver, injeção de pacotes.

Um adaptador Wi-Fi tradicional pode funcionar normalmente para acessar a internet, mas não necessariamente oferecer esses recursos.

Então comecei a enxergar o “Kali Linux” nos anúncios mais como uma indicação de que aquele modelo pode ser interessante para esse tipo de uso, e não necessariamente como uma característica que torne o adaptador melhor para Linux no uso cotidiano.

O adaptador que acabei escolhendo

Depois de pesquisar algumas opções, acabei comprando o:

Comfast Adaptador Wi-Fi USB AC1300, alto ganho, 4 × 6 dBi, 2.4 GHz e 5 GHz, chipset MediaTek MT7612UN.

O que me levou a escolher esse modelo foi principalmente o chipset MediaTek, a expectativa de um bom suporte no Linux, a velocidade AC1300 e o custo-benefício.

Agora vem a parte que ainda falta: testar de verdade.

O adaptador ainda não chegou, então não tenho como afirmar como será a experiência na prática. Quero testar no Debian e verificar como ele será reconhecido, qual driver será utilizado, estabilidade, velocidade e comportamento nas redes de 2.4 e 5 GHz.

Depois pretendo voltar aqui e contar o resultado.

Agora é esperar chegar e ver se, na prática, a escolha realmente foi boa.

Comfast Adaptador Wi-Fi sem fio, placa de rede USB, alto ganho, 4 * 6dbi Antena, Desktop Linux, 1300Mbps, 2.4G e 5GHz

Video explicando do Wifi Kali, apenas a titulo de curiosidade:

Abrass! :penguin:

Muito bom o tópico, mas eu gostaria de trazer um contraponto que eu acredito ser válido:

• Bons adaptadores WiFi USB geralmente são caros, dependem de USB 3.0 para atingir velocidades acima de 400mbps e tem toda essa questão de drivers no linux.
  • O protocolo WiFi evoluiu enormemente do WiFi 5 (802.11ac) para o WiFi 6 (802.11ax). Enquanto o WiFi 5 te limita a 500mbps de throughtput efetivos em 5GHz (e mesmo assim se tanto o cliente quanto o AP forem 2x2) e apenas 200mbps em 2.4GHz (não houve evolução do WiFi 4 para o 5 em 2.4GHz), o WiFi 6 alcança throughtput acima de 1gbps facilmente em 5GHz pelo uso do QAM 1024 e os canais de 160MHz em 5GHz, sem falar do aumento expressivo de performance da WiFi em ambientes congestionados pelo uso do OFDMA. O WiFi 7 melhora ainda mais essa experiência pela conexão simultânea em 2.4 e 5GHz e o uso do QAM 4096.

Frente aos fatos acima, na minha humilde opinião, acredito ser melhor usar placas Wifi 6 ou 7 + Bluetooth da Intel diretamente no PC (seja Notebook ou Desktop) caso ele permita. No desktop sempre tem a possibilidade de se usar uma placa adaptadora de M.2 NGFF para PCIex x1: aqui em casa é o que eu uso nos desktops em conjunto com uma placa WiFi BE200 da Intel. O conjunto adaptador M.2 NGFF → PCIex x1 + a BE200 custa por volta de 130 reais no Aliexpress.
Se for notebook, vai depender se o mesmo permite a substituição da placa WiFi por outra. Em modelos com Slot M.2 NGFF a troca é direta e muito recomendada. Se o notebook for modelo antigo, com slot Mini PCI, ainda assim é possível adquirir placas Intel WiFi 6 (só procurar no Ali por AX3000H) e WiFi 7 (BE200H). Todos os notebooks aqui de casa usam pelo menos a AX200 ou superior. Nem preciso comentar sobre o suporte excepcional da Intel ao Linux né… É instalar e usar.

[]'s

Eu tenho um Fenvi AC1200. É baratinho e, até agora, foi uns dos melhores que já tive.

Há uns meses atrás, o PC da minha filha estragou a placa de video e eu para ter paz acabei trocando de PC com ela.

Como ainda estava no período, acionei a garantia e quando retornou a Radeon RX 580 fui perceber que o slot PCIe x1 fica bem debaixo da placa de vídeo e acaba ficando obstruído. :confounded_face:

Por esse motivo tive que recorrer ao meu velho xing-ling genérico de 20 reais que estava encostado dentro da gaveta que está me quebrando um galho no 2.4GHz.

Agora é mais uma coisa que vou prestar atenção, principalmente quando for trocar de placa-mãe: não só no chipset e nos recursos, mas também na disposição dos slots PCIe.

Eu não sou muito fã das placas da Fenvi justamente por causa do enorme dissipador que ela usa, completamente desnecessário, apenas serve para marketing e impede a instalação ao lado de placas de vídeo dual slot.

O meu desktop e o do meu menino também tem um slot PCIex x1 logo abaixo do x16 onde vai a GPU (3060Ti no meu caso e RX5700 no dele, ambas dual slot). Em ambas a placa da Fenvi não encaixaria, mas o adaptador M.2 + a BE200 encaixa normalmente justamente por não ter dissipador. Vale a pena vc conferir se também não seria o seu caso. Olha só como fica no meu desktop:

FIca no limite, mas não pega nas fans da GPU justamente por não ter dissipador. Funciona normalmente e ainda liguei o cabo adaptador na entrada USB 2.0 da placa-mãe para ter o Bluetooth.

[]'s