Adaptador Wi-fi não reconhece

Olá senhores, meu adaptador wifi parou de funcionar e comprei outro para acessar. Um TP-Link TL-WN725n. O mesmo tem o seguinte chipset rtl8188eu.

Pois bem… no Windows o reconhecimento, por consequência, conexão e navegação se dá automaticamente. Estou em ambiente Windows nesse momento, com o dito cujo adaptador wifi funcionando perfeitamente. Mas no Ubuntu 16.04 não reconhece.

Andei pesquisando aqui no forum antes de iniciar esse Post. Li dois Post a respeito (Instalação de drive wireless usb Realtek 8188EU - #20 by caiosnom) e (Não consigo instalar driver para adaptador usb tp link TL-WN722N V3 - #4 by joaoluiz), Porém ambos indicam comandos que precisam de internet, pelo que entendi. Então fiquei sem saber como proceder. Cheguei até esse ponto como mostrado na imagem abaixo.

image

Pergunta:

1 - Há como eu instalar esse driver de internet, sem internet no Linux Ubuntu?

2 - Há um arquivo .DEB em algum local para eu transferir pelo Windows no HD, e posteriormente instalar no Linux Ubuntu?

PS: Fui no site de suporte da TP-Link (Download para TL-WN725N | TP-Link Brasil) transferi o arquivo de Drivers beta único que há lá, mas mesmo lendo o .PDF contido, este é deveras técnico, incide em compilar o driver. Eu não soube como proceder.

Desculpe o extenso Post, se alguma boa alma puder me ajudar ficarei agradecido.

Experimente instalar com o uso do repositório PPA seguindo as instruções abaixo…

1. Adicione o PPA
sudo add-apt-repository ppa:kelebek333/kablosuz
  1. Atualize a base de dados
sudo apt update
  1. Instale o driver
sudo apt install rtl8188eu-dkms

Olá Sr. null, não deu certo, segue imagem abaixo. Imagino que não tenha dado certo pois estou sem internet, já que… justamente o adaptador wifi que quero instalar não tem driver.

Alguma outra sugestão?
Não há como “baixar” esse Driver no Windows, onde o adaptador reconhece normalmente?

Pode tentar baixar o pacote rtl8188eu-dkms buscando neste link → Packages in “kablosuz-wireless”, atente-se a versão compatível com seu Ubuntu como citou 16.04, o codinome é Xenial

Portanto baixe o rtl8188eu-dkms_5.2.2.4~xenial4_all.deb no Windows e tente instalar mas não tenho certeza se irá funcionar pois pode precisar resolver também as dependências como os pacotes dkms, linux-headers e outros terá que prosseguir manualmente também…

Segue repositório no GitHub…

Conectar o computador/notebook por cabo não é uma opção? Se não for, no Android (não sei no iOS) existe uma opção chamada tethering USB onde você compartilha a internet do seu dispositivo atráves do cabo USB para o computador que desejar. Assim com acesso a internet no computador vai facilitar a pesquisar e instalar o driver necessário.

Olá Sr. null, deu certo.

• Fiz a transferência do arquivo apontado pelo senhor.
  • Salvei em uma pasta comum no Windows, e descompactei-o.
  • Iniciei o boot pelo Lubuntu.
  • Fui até a referida pasta, e dei um “glorioso duplo clique” no .DEB.

Apareceu uma janela de instalação do pacote, deu um erro no processo mas… não sei explicar como, ele… funcionou. Ah! precisei desplugar o USB wi-fi e plugá-lo novamente, mas deu certo.

O senhor tem meu agradecimento. Obrigado.

O Modem está muito distante fisicamente do meu desktop no escritório - é uma casa antiga - sem muita estrutura para gadgets tecnológicos. Passar um cabo seria desastroso.

Agradeço sua dica de qualquer modo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.