Olá senhores, meu adaptador wifi parou de funcionar e comprei outro para acessar. Um TP-Link TL-WN725n. O mesmo tem o seguinte chipset rtl8188eu.
Pois bem… no Windows o reconhecimento, por consequência, conexão e navegação se dá automaticamente. Estou em ambiente Windows nesse momento, com o dito cujo adaptador wifi funcionando perfeitamente. Mas no Ubuntu 16.04 não reconhece.
1 - Há como eu instalar esse driver de internet, sem internet no Linux Ubuntu?
2 - Há um arquivo .DEB em algum local para eu transferir pelo Windows no HD, e posteriormente instalar no Linux Ubuntu?
PS: Fui no site de suporte da TP-Link (Download para TL-WN725N | TP-Link Brasil) transferi o arquivo de Drivers beta único que há lá, mas mesmo lendo o .PDF contido, este é deveras técnico, incide em compilar o driver. Eu não soube como proceder.
Desculpe o extenso Post, se alguma boa alma puder me ajudar ficarei agradecido.
Olá Sr. null, não deu certo, segue imagem abaixo. Imagino que não tenha dado certo pois estou sem internet, já que… justamente o adaptador wifi que quero instalar não tem driver.
Pode tentar baixar o pacote rtl8188eu-dkms buscando neste link → Packages in “kablosuz-wireless”, atente-se a versão compatível com seu Ubuntu como citou 16.04, o codinome é Xenial
Portanto baixe o rtl8188eu-dkms_5.2.2.4~xenial4_all.deb no Windows e tente instalar mas não tenho certeza se irá funcionar pois pode precisar resolver também as dependências como os pacotes dkms, linux-headers e outros terá que prosseguir manualmente também…
Conectar o computador/notebook por cabo não é uma opção? Se não for, no Android (não sei no iOS) existe uma opção chamada tethering USB onde você compartilha a internet do seu dispositivo atráves do cabo USB para o computador que desejar. Assim com acesso a internet no computador vai facilitar a pesquisar e instalar o driver necessário.
Fiz a transferência do arquivo apontado pelo senhor.
Salvei em uma pasta comum no Windows, e descompactei-o.
Iniciei o boot pelo Lubuntu.
Fui até a referida pasta, e dei um “glorioso duplo clique” no .DEB.
Apareceu uma janela de instalação do pacote, deu um erro no processo mas… não sei explicar como, ele… funcionou. Ah! precisei desplugar o USB wi-fi e plugá-lo novamente, mas deu certo.
O Modem está muito distante fisicamente do meu desktop no escritório - é uma casa antiga - sem muita estrutura para gadgets tecnológicos. Passar um cabo seria desastroso.