Olá. Possuo um adaptador USB Bluetooth que funciona perfeitamente no Windows e no Ubuntu.
Porém no Linux Mint 19.1 o adaptador é reconhecido mas na janela de gerenciamento de dispositivos o sistema só fica buscando, buscando mas nada é reconhecido.
Procurei na internet algum tipo de solução e o que encontrei foi substituir o pacote blueberry pelo blueman. Fiz isso pelo Gerenciador de Pacotes Synaptic mas apesar da mudança do software de gerenciamento bluetooth, o problema não foi resolvido.
Alguém saberia me dizer o que devo fazer para meus dispositivos serem localizados pelo adaptador bluetooth?
Obrigado.
Talvez algum drive esteja faltando, sabe qual o modelo e marca do seu adaptador? Sabendo disso, tente procurar os drives de linux para o adaptador na internet, as vezes ja tem até no repositório da sua distro, pq se ja funcionava no ubuntu, ja deveria vir instalado, tente achar esse drive por lá.
Boa noite leonardopn. Obrigado pelo retorno.
Então, eu procurei na internet um comando que lista os dispositivos conectados nas portas usb, lsusb -v e obtive a informação que o fabricante é a empresa Cambridge Silicon Radio, Ltd
Realizei a desinstalação completa do pacote _blueberry no gerenciador Synaptic e instalei o pacote blueman .
Dessa forma consegui parear meus dispositivos.
É galera, parece que o bluetooth no Mint 19.1 está bugado.
Achei que tinha resolvido o problema conforme o post acima e caí da cadeira.
O bluetooth parou de funcionar de novo no pacote blueman e no blueberry nem se fala, pior ainda.
Não sei mais o que fazer
Desculpe a demora. Então, provavelmente está lhe faltando compatibilidade mesmo, não é possível funcionar no ubuntu e não no linux mint, algo está faltando. Tente atualizar o kernel. utilizando o ukuu, ele vai atualizar seu kernel pra versão mais recente e talvez possibilite uma melhor compatibilidade.
@leonardopn Verifiquei no gerenciador de atualizações do Mint e constatei que o Kernel que utilizo é o último lançado. Estranho que como é o mais atual, os drivers deveriam ser os mais compatíveis possíveis.
Tem a versão 4.18 mas o suporte vai até Agosto desse ano.
Muito estranho o que está acontecendo com meu adaptador bluetooth. No Windows funciona certinho, então posso descartar a possibilidade dele estar com defeito.
Desculpe a demora de novo, faculdade e estágio ta difícil kkk. Mas então… o kernel LTS está no 4.15 mesmo, porém ja lançaram té o 4.20 já, teoricamente não é o melhor dos conselhos te falar pra atualizar para o 4.20, porém como vc ja tentou de tudo e mesmo assim não funcionou, tente utilizar o kernel 4.20, instale pelo ukuu, ele não vai substituir seu kernel atual, então caso o 4.20 não resolva, é só desinstalar ele pelo ukuu também. Tente utilizar o link que eu te enviei, lá tem como utilizar o ukuu, ele é extremamente fácil. qualquer coisa pode me chamar.
Tranquilo @leonardopn, você está me ajudando muito. Agradeço o tempo dedicado para me ajudar.
Vou tentar atualizar o kernel e logo posto aqui se deu certo ou não.
Abraços.
@leonardopn, hoje fui utilizar o computador e como último suspiro antes de atualizar o kernel para o 4.20, para minha surpresa todos os meus dispositivos foram localizados e funcionaram 100% na versão 4.15. As pessoas vão achar que estou louco nestes posts.
Então por enquanto vou manter o kernel do jeito que está, na versão 4.15.
Utilizo o Mint 19.3 e o mesmo adaptador Bluetooth citado, o Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode).
O dispositivo emparelha com o Blueman instalado. Contudo, as vezes quando eu paro de utilizar o PC ele desemparelha da caixinha JBL Flip 4 que uso aqui como som do PC. E o sistema não inicia com ele emparelhado, coisa que acontece no Win10 normalmente.
Queria fazer com que o sistema iniciasse já emparelhando minha caixinha, como no windows.
Alguém sabe uma solução? já tentei de tudo que achei no fóruns e esse foi o mais semelhante.