Fiz algumas buscas e não encontrei algo parecido, preciso utilizar uma terceira tela no meu ambiente de trabalho e tenho notebook Acer Nitro 5 e já uso um monitor na entrada HDMI. Comprei um monitor portatil da Arzopa 16" e vi que precisava de um adaptador USB 3.0 com saida para HDMI, pois meu notebook não tem a entrada usb-c para saida de video.
Tentei usar um adaptador da UGreen e instalei driver recomendado e não funcionou de jeito nenhum. Devolvi o adaptador e gostaria de saber se alguem já conseguiu usar 3 telas no sistema Linux Ubuntu 22.04.5 LTS e com notebook com as caracteristicas que mencionei.
Os adaptadores que achei pesquisando diz que a maioria funciona em Windows/Mac mas nao suporta em SO Linux
Uhm USB-C são um pouco confusas sabe. De acordo com decisões de fabricantes, podemos ter USB-C de baixa velocidade, alta com ou sem suporte DP ALT Mode e por ae vai. Essas decisões geralmente se devem ao fato de custos, dispositivo de entrada, mid e top.
Tem vezes que o mesmo modelo, por exemplo, T490 tem variantes diferentes. O meu T490 é a variante de entrada, ele possui monitor 720p e outras coisas que são “capadas” com relação a variante top. Tem versões de laptops que nos USA tem uma coisa e no Brasil tem coisas a menos, por causa dos custos e por ae vai.
No caso do seu laptop teria de ver se o USB-C suporta DC ALT Mode, se sim os adaptadores deveriam funcionar.
Eu sugeria testar no Windows, se puder, caso não tenha feito este teste ainda.
Sim, há diversos dispositivos que funcionam para gerar o que você precisa.
Procure aqui no fórum sobre adaptador DisplayLink.
Vale a pena ler, ter mais informação e comprar algo sabendo como terá que instalar e utilizar.
A dica é:
Confira o anúncio porque eles vão mudando ao longo do tempo;
Tenha certeza de que o produto utiliza o DisplayLink;
Verifique a versão dele e dê uma verificada se encontra ele listado ou parecido no site da DisplayLink. E mesmo não estando lá, se o vendedor garantir que é displaylink vai funcionar com os drivers no Ubuntu.
Acabei devolvendo um adaptador da UGreen e depois de inumeras tentativas tentando instalar o driver conforme até no site não ia de jeito nenhum.
Vou pesquisar agora pelo nome que passou, muito obrigado.
Fiz uma compra que o vendedor disse que funcionaria no Linux, mas não falou sobre os drivers, amanhã deve chegar o produto, mas já vou pesquisar aqui sobre DisplayLink.
encontrei um script para tentar otimizar mas não deu certo
#!/bin/bash
# Remover módulo existente
sudo rmmod ms912x || true
# Esperar 2 segundos para garantir que o módulo foi removido
sleep 2
# Desativar completamente o gerenciamento de energia USB
echo "Desativando completamente o gerenciamento de energia USB..."
for i in /sys/bus/usb/devices/*/power/control; do
echo "high" | sudo tee $i > /dev/null
done
# Desativar autosuspend do kernel
echo "Desativando autosuspend do kernel..."
echo -1 | sudo tee /sys/module/usbcore/parameters/autosuspend > /dev/null
# Aumentar significativamente a alocação de memória
sudo tee /etc/modprobe.d/ms912x.conf <<EOF
options ms912x buffer_size=131072 dma_buf_size=134217728
EOF
# Carregar módulo com parâmetros otimizados
sudo modprobe -r drm_shmem_helper
sudo modprobe drm_shmem_helper
sudo insmod /home/fabio_simoes/drivers/ms912x-kernel-6-support/ms912x.ko
# Configurar resolução mais baixa e taxa de atualização reduzida
xrandr --output HDMI-2-1 --mode 800x600 --rate 30 --right-of HDMI-1-0
# Verificar status
echo "Status do módulo:"
lsmod | grep ms912x
echo "Logs do kernel:"
journalctl -k | grep ms912x
# Testar o adaptador
echo "Testando adaptador:"
xrandr --listmonitors
@aarProTech voltei a comprar um adaptador Ugreen mas não consegue instalar o driver de jeito nenhum tentei diversas formas e não instala no meu Ubuntu 22, será que funciona numa versão atual?
Porque normalmente esses adaptadores Ugreen com UBS-C são na vdd um acessório para computadores que possuem codec de vídeo DP (DisplayPort) via USB-C. Ai sim funciona normal plugando ele e saíndo para um HDMI. Mas isso precisa que o seu notebook ou computador tenha a porta de USB-C com saída de vídeo. Caso não seja esse tipo de porta, ai somente consegue pegar de qq usb do computador USB tipo A seja USB2, USB3 e fazer um transcode/streaming de USB para HDMI utilizando um chipset Display Link.
Se a Ugreen que comprou é especificamente USB para HDMI com DisplayLInk ai é questão de instalar o driver adequadamente. Se é uma Ugreen USB-C multiportas então precisa ter o hardware codec no computador.
Vendo sua postagem acima vi que você ja identificou que seu pc não tem o suporte de vídeo via USB-C. Então é como falei, é preciso ter certeza de que o adaptador usa chipset DisplayLink.
DisplayLink é um tecnologia proprietária e tem driver específico.
Funciona normalmente no Ubuntu 22.04 e até a 24.04 LTS atual também. Observe que com kernel padrão, se fez algum upgrade pra kernel acima do normal da distro vai precisar compilar o driver manualmente.
Se o Ugreen não reconhece esse driver é bem provável que ele não seja DisplayLink e seja só o que pega o DisplayPort e converte pra HDMI. Ou ainda pode ser um conversor com codec específico da Ugreen, mas ai só com drive da própria Ugreen.
com ajuda de Ia, descobri que o chipset acho q do adaptador é chipset FL2000 (na verdade nao sei direito o que seria o chipset, se é do adaptador, so notebook ou do SO…sou leigo…rs)
“Infelizmente, não será possível continuar com este driver específico do chipset FL2000, pois ele não é compatível com sua versão do kernel (6.8.0-52-generic).”
tentei o comando sugerido por ele e ele constatou pela saida que nao era compativel
Vamos tentar uma última abordagem usando o driver específico do chipset FL2000, que pode ser mais adequado para sua situação:
# Remova o driver atual
sudo rmmod udlfb
# Baixe e compile o driver específico
sudo apt install git build-essential
git clone https://github.com/FrescoLogic/FL2000.git
cd FL2000/src
make KERNEL_PATH=/lib/modules/$(uname -r)/build
# Carregue o novo driver
sudo insmod ./fl2000.ko
# Verifique se o framebuffer foi criado
ls -l /dev/fb*
Esse ai é DVI para VGA, o USB 3.0 é outro, e pelo que vi, só vi um no mercado livre mas fica 550,00, é o unico que na descrição diz que funciona no ubuntu 22.04