O cabo USB-SATA, suporta HDs até que capacidade sem uma fonte de alimentação externa (cabo de força além dos USB de dados e energia, ou o uso de 2 USBs, um para dados e outro para alimentação)?
Vai depender do projeto do case/cabo. Geralmente os que usam USB 3.0 não precisam de alimentação adicional, mas existem adaptadores que independente de ser 2.0 ou 3.0 precisam de 2 conexões.
Estou na dúvida se compro um mais simples de um cabo, um com duas conexões USB ou um USB + cabo de força, isso para fazer uma clonagem/espelhamento de HD para SSD. O temor é acontecer igual uns cases para transformar HDs internos em externos mais simples com uma conexão só, que ficam desconectando por falta de alimentação, dependo do HD adaptado e da própria case.
Eu tenho 1 HD SATA (veio no notebook) de 1 Terabyte que funciona dentro de um case que tem apenas 1 cabo usb.
Como é um HD de notebook ele é pequeno e fino tem 2.5", então o case também tem que ter 2.5".
Se for esse tipo de HD é só procurar por cases: 2.5" HDD EXTERNAL CASE USB 2.0/3.0
O meu é esse aqui:
Esse tipo mesmo.
Mas o USB 3.0 também se destaca pelo fator alimentação elétrica: o USB 2.0 trabalha com corrente de até 500 miliamperes e tensão de 5 volts, enquanto que a versão mais nova pode suportar 900 miliamperes e 5 volts. Isso significa que as portas USB 3.0 conseguem alimentar dispositivos que consomem mais energia, como determinados HDs externos que, com o USB 2.0, exigiriam fontes de alimentação dedicadas.
Fonte: USB 3.0, USB 3.1 e USB 3.2: velocidades e diferenças
Ou seja, se o conector do dispositivo é USB 3.0 e vc conectá-lo em USB 2.0, pode ser que o dispositivo seja desconectado por consumo de energia acima do limite. Daí fica aquela situação que o dispositivo fica aparecendo e sumindo toda hora. Nos logs vc pode achar a falha com essa explicação.
Já alguns adaptadores antigos que eram USB 2.0 tinham dois conectores. Esse adaptador, se plugado no USB 3.0, só precisa conectar uma ponta.
Há de se lembrar que alguns adaptadores podem ter limite de potência mais baixo. O caso típico é quando vc usa um HUB sem alimentação externa. Então a potência total de uma porta USB será dividida para todos os dispositivos que estão no HUB (ou então vc adiciona uma fonte de energia externa no HUB). Ou seja, é uma péssima ideia conectar o adaptador SATA USB em um hub.
Obrigado pelas ponderações, bem esclarecedoras e úteis.