Adaptador para Notebooks para uso de dois monitores no linux

Tinha um desktop mas atualmente migrei pra um notebook pela portabilidade, nele a apenas uma entrada hdmi, e eu sempre usei dois monitores, dito isso comprei um adaptador USB 3.0 para HDMI ( A usb-c nao passa video), mas ele simplemesmente nao da video, creio que nao tenha suporte de drivers para linux, eu uso dual boot windows e o mint, quando conectei pelo windows ele abre como se fosse um cd room com um executavel, ao executa-los ele baixa um exe que voce pode configurar a “placa grafica” funcionando perfeitamente, mas a conecta-lo pelo linux nao o reconhece como esse “cd-room”, seria válido copiar esse executavel exe para um pen drive e tentar executa-lo emulando com Wine ou algo do tipo? Se sim, alguem poderia me ajudar?

Qual é o dispositivo usb? Descubra com o comando lsusb, que ele vai gerar uma saída com uns números onde se pode identificar o fabricante, o código do dispositivo e um nome amigável. Cada linha é um dispositivo USB conectado.

Olá!

Muito provável que se trate de um adaptador que utilize o chipset proprietário da Synpatic. Dito isto só funciona com driver proprietário. Nesse caso felizmente há suporte para Linux. Você precisa ir ao site e baixar o driver que vai instalar o módulo para realizar a conversão do video digital hdmi em um streaming de vídeo com o codec específico que será transmitido para um display virtual interno que será endereçado junto ao monitor externo para playback.

Essa tecnologia é o DisplayLink. Basta procurar a url oficial e fazer download do driver para Ubuntu. Agora, numa possibilidade remota se o seu chipset é outro padrão proprietário que não tem página e suporte online será bem mais complicado…

OBS: Rodar o executável via wine não vai adiantar para driver de baixo nível como é requerido neste modo de utilização.

Comparei a lista com e sem o usb ligado e aparamente o retorno para o dispositivos é esse:
Bus 001 Device 006: ID 185b:2d1d Compro Mirroring Suit

Se quiser dar uma olhada segue as duas tabelas:

Com o dispositivo plugado

Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 003 Device 003: ID 3277:0029 Shine-optics USB2.0 HD UVC WebCam
Bus 003 Device 002: ID 13d3:3556 IMC Networks Bluetooth Radio
Bus 003 Device 007: ID 1a2c:7f07 China Resource Semico Co., Ltd USB Gaming Keyboard
Bus 003 Device 006: ID 3554:f58a Compx VXE NordicMouse 1K Dongle
Bus 003 Device 005: ID 0bda:8152 Realtek Semiconductor Corp. RTL8152 Fast Ethernet Adapter
Bus 003 Device 004: ID 214b:7250 Huasheng Electronics USB2.0 HUB
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 002: ID 1b3f:5616 Generalplus Technology Inc. Usb Audio Device
Bus 001 Device 006: ID 185b:2d1d Compro Mirroring Suit
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Sem o dispositivo plugado

Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 003 Device 003: ID 3277:0029 Shine-optics USB2.0 HD UVC WebCam
Bus 003 Device 002: ID 13d3:3556 IMC Networks Bluetooth Radio
Bus 003 Device 007: ID 1a2c:7f07 China Resource Semico Co., Ltd USB Gaming Keyboard
Bus 003 Device 006: ID 3554:f58a Compx VXE NordicMouse 1K Dongle
Bus 003 Device 005: ID 0bda:8152 Realtek Semiconductor Corp. RTL8152 Fast Ethernet Adapter
Bus 003 Device 004: ID 214b:7250 Huasheng Electronics USB2.0 HUB
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 002: ID 1b3f:5616 Generalplus Technology Inc. Usb Audio Device
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Ja tinha tentando instalar os drivers da display link fiz a reinstalacao e mesmo assim nada. Segue o retorno do terminal:

Eu tenho um outro adaptador aqui que está em uso, é um hub com usb c,a e uma hdmi, só que a saida dele é usb-c, meu notebook (VivoBook15) nao suporta video na usb-c, entao comprei um adaptador usb-a para usb-c mas mesmo assim nao resolveu o problema. Teria alguma forma de contornar a situacao por meio dele?

Segue a foto do modelo dele e de como estou utilizando
Modelo

Cabo, Comprei um adaptador da baseus e ligo ele na USB-A do pc

Putz, é driver proprietário. Veja se ajuda esse outro tópico do mesmo dispositivo.

Vou dar uma olhada obrigado

Att
O mano que respondeu é o mesmo que respondeu aqui em baixo e o adaptador não utiliza esses drivers.

Tem que ver ao instalar o driver ele compilou o módulo que faz o evdi subir e funcionar. Daí você precisa listar os modulos ativos pra ver. Não estou perto de pc agora pra olhar direito, mas procure no google sobre como pesquisar os modulos de kernel ativo e algo especifico pra external virtual display interface, algo assim.

Porque se isso não foi instalado e rodando não vai dar imagem. Quando instalou o driver pela primeira vez lembra dele falando algo sobre atualizando módulos e tal?

Outra coisa sobre o driver pra tentar rastrear é ir no Windows e ver no device manager onde mostram todos os itens de hardware e ver o periférico listado e abrir as propriedades do driber pra ver descrição, nome, versão etc, ja que la ele esta funcionando. E se realmente for algo que não é o da Synaptics/DisplayLink, ai ou encontra uma página ou github pro driver do modelo que vc tem pra rodar em Linux ou nada feito.

Irmão eu não entendi algumas coisas que você falou kkkkkkk , não sei se é o horário ou se você só está em outro nível, enfim obrigado pela ajuda amanhã vejo com calma e te mando a resposta, boa noite!

1 curtida

Fiz o processo de olhar no kernel e o drive estava instalado como evdi, mas pra tirar a prova removi tudo reinstalei e nada feito kkkkkkkk, vou procurar os drivers pelo windows, deu uma olhada no que falei do outro hub que tenho aqui?

1 curtida

Olá.
Se os driver e evdi estão instalados e operando então realmente o dispositivo pode ser de outro padrão proprietário como mencionei na primeira resposta.

Daí, é isso, tentar identificar através do driver que é utilizado no Windows.

Outra pergunta vocẽ está usando ele pela porta USB-A do hub que comprou ou chegou a ligar ele diretamente no notebook em algum porta usb A direta mesmo que usb2 ou usb3? Por alguma questão vai que o hub está interferindo visto que o hub em si usa também uma controladora interna que pode acabar atrapalhando.

Estou usando diretamente na usb-A do pc, as usb-a do outro hub já estão sendo usadas, vou verificar os drivers, caso tenha atualizo o tópico.

1 curtida