Tenho interesse em comprar um desses adaptadores de Bluetooth USB para PC, mas tenho dúvida de compatibilidade em sistemas Linux (especificamente o Linux Mint).
Seria possivelmente um desses: UGREEN Adaptador Bluetooth USB para PC, Bluetooth 5.3
Há alguma observação sobre isso ou é algo desmistificado e a compra pode ser feita sem grandes dúvidas?
P.S. Na esteira do questionamento acima saberiam me informar se com um desses adaptadores se eu conseguiria, com apenas um, utilizar teclado, mouse, fones de ouvido etc. (com um único adaptador)?
Minha experiência: ganhei um da Ugreen e por nada nesse mundo funcionou no meu notebook (eu uso o Ubuntu 22.04). Entrei no youtube pra procurar tutoriais para fazer funcionar e encontrei um tutorial sobre um outro modelo, mas também não rolou.
Eu acredito que seja meio arriscado. O mais garantido seria buscar um adaptador que seja compatível com linux ou outra solução.
Edit: Eu fiquei curiosa e fui testar novamente pra ver se eu conseguia fazer outra gambiarra para funcionar, mas nem precisou. Ele funcionou sozinho Então eu retiro o que eu disse. Mas não sei explicar como, nem porque ele não funcionou da primeira vez, mesmo tentando de tudo. Talvez tenha sido alguma atualização de kernel ou do sistema.
Tenho 4 modelos destes adaptadores Bluetooth USB, 3 funcionam no Linux Mint e 1 não consegui fazer funfar nem com reza brava.
Recomendo 2 modelos:
FENVI AC1300M BT 4.2 - É um adaptador Wi-fi que possui Bluetooth 4.2 integrado, o usei por quase 2 anos e funcionou sem problema, não precisei de nenhum drive para o fazer funcionar no Linux Mint;
Orico bluetooth 5.0 - é um adaptador que tem apenas Bluetooth 5.0, embora no anuncio diga que não tem compatibilidade com Linux para mim ele funcionou no Linux Mint 21.1, não sei se vai funcionar em outras distros/kernel.
Este modelo 5.0 genérico da foto abaixo eu não consegui fazer funcionar no Linux, o pior é que comprei 2 deles devido o baixo preço, no Windows funcionou normal foi só plugar e usar.
Minha dica é que compre um modelo que já esteja a mais de 2 anos no mercado, se for muito novo pode ser que não encontre um drive compativel com o Linux.
Sim, com um único adaptador você pode conectar vários dispositivos e os usar em simultâneo, por exemplo eu uso caixa de som e mouse bluetooth em simultâneo.
Obs.: dependendo da qualidade do chip Bluetooth ele pode começar a perder eficiência com vários dispositivos conectado, mas isso é algo que as fabricantes não divulgam então você só saberá testando, mas eu diria que até 5 dispositivos conectados em simultâneo deve funcionar sem problema.
Quando você menciona PC, está se referindo a um desktop ou laptop? Se for um desktop com uma porta PCIe, é melhor comprar um adaptador PCIe. Não precisa ser da mesma marca, desde que o chip seja o mesmo. aliexpress
Mas essa é marca é boa mesmo. O problema é que a própria fabricante informa que esses adaptadores são compatíveis apenas com Windows. Não mencionam linux. Aí fica meio que uma compra no “escuro”.
O meu adaptador é desse (ou parecido). Infelizmente ganhei ele usado e não sei te informar o modelo exato, pois veio já sem embalagem e não tem as inscrições no adaptador.
Eu tenho um adaptador bluetooth 4.0 da Orico e, apesar de a página dizer que não funciona em Linux, funciona perfeitamente, nem precisei instalar nada (base Ubuntu).
E o curioso é a versão 5.0 ser mais barata que a 4.0.
Vixe, pior que eu nem sei o que fez ele funcionar no meu. E eu também troquei recentemente para o Ubuntu 24.04 e ele funcionou normalmente sem precisar de nenhuma instalação ou gambiarra.
Mas tecnicamente era para funcionar no PopOs também né.
Possivelmente alguma atualização do Kernel incluiu os módulos (drivers) necessários para funcionar. Lembro que isso ocorreu comigo num adaptador wifi onde eu precisava instalar o driver manualmente e num momento posterior no mesmo sistema com o Kernel atualizado não precisei fazer nada. Simplesmente funcionou.
Por mais estranho que pareça. Não! O Ubuntu meio que inclui uma pilha de hardware maior o q consequentemente aumenta a compatibilidade dele com periféricos onde nas outras distros precisa instalar manualmente. Já ocorreu comigo de coisas serem plug and play (funcionar automaticamente) no Ubuntu 22.04 e no meu Pop!_OS eu precisar instalar tal modulo (driver) manualmente.
Pois é, imaginei algo do tipo, pois funcionou “do nada” rs
Ah, dessa eu não sabia. Eu pensava que o PopOS fosse bem similar nessa parte com o Ubuntu. Acho que é por isso que, apesar de alguns bugs de vez em quando, intuitivamente eu eu ainda opto pelo Ubuntu, pq dá bem menos trabalho fazer as coisas funcionarem.
Podem falar o que for, mas pra mim, todo hardware no Ubuntu pega de primeira e se não pega é bem mais fácil de configurar que em outra distro. Talves o Mint no quesito placa híbrida ganhe, mas como não uso mais essas placas ,tá de boas.
Ambos funcionam perfeitamente no linux mint 21.2/3 e no PeppermintOS porém como no peppermintOS não veio com gerenciador de bluetooth, eu tive que instalar o gerenciador via terminal para funcionar que foi “sudo apt-get install blueman” aí SIM funcionou que uma beleuuuzzaa!!!
Uso Kubuntu 24 e todos os dongle que tenho agora funcionam sem precisar fazer nada, o novo kernel do ubuntu resolveu muitos problemas, antes eu usava o Manjaro justamente por ele ter tudo antes ele reconhecia tudo, no manjaro nunca tive problema com algum dongle não funcionar, uso dongle da fenvi e ugreen sem qualquer problema no manjaro, ubuntu e windows