Adaptador bluetooth UNGREEN 5.4 nao reconhecido no Debian 12

Ao usar o comando “lsusb” o adaptador é reconhecido como "Bus 001 Device

004: ID 33fa:0010  USB2.0-BT"
Bluetoothctl aparece 
bluetoothctl
Agent registered
[bluetooth]# devices
"No default controller available"
1 curtida

Estou com o mesmo problema no Pop OS, marca ugreen.

$lsusb
Bus 001 Device 006: ID 33fa:0010  USB2.0-BT
$bluetoothctl
Agent registered
[bluetooth]# devices
"No default controller available"

Captura de tela de 2024-07-01 10-12-33

No windows funcionou normal.

Resolveu? Tenho o mesmo adaptador e o mesmo problema no Debian

1 curtida

Em outro tópico aqui na comunidade o pessoal constou que o UGREEN não funciona no Linux. Aqui Adaptador Bluetooth USB para PC - #4 de Joao_Damasceno

No mesmo tópico tem recomendação de adaptadores que funcionam

1 curtida

Não :frowning:

pelo o que o amigo falou ali, acho que não rola mesmo

Eu uso um genérico comprado no Mercadolivre que funciona perfeitamente. Caso alguém se interesse:

2 curtidas

Esse F3 esta bem defasado em versão bluetooth, ainda 4.0, não suporta as vantagens de melhor conectividade, consumo de energia e por ai vai. Hoje em dia qualquer versão 5.0 esta bem barato e funciona, tirando os 5.4.

Na realidade o problema desse ugreen com bluetooth 5.4 é seu chip BARROT, no geral a maioria dos adaptadores chineses usam essa marca de chip, que tenta ser um clone da realtek cheio de bugs.

Eu tenho um Orico 5.1 com chip Realtek e um Baseus 5.3 que da bug, e vem com chip da Barrot, esse ultimo tenho de tirar a todo momento e reconectar pois nunca é reconhecido no boot ou trava e se desligo o bluetooth ele não deixa ligar novamente sem descontar.

Infelizmente a maioria das marcas não informa o chip em uso, então vai da sorte ou de encontrar alguém falando antes para não adquirir o adaptador.

O negocio é ir para os modulos pcie da Qualcomm, Realtek e Intel, só que o Intel BE200 que tem bluetooth 5.4 não suporta arquitetura AMD (pelo menos por enquanto), mas acredito que pelo menos esse ultimo suporte Linux sem bugs de chip, mas pesquisem antes de comprar.

1 curtida

Comprei ele há um tempo já. Uso para teclado e mouse. Pra isso atende perfeitamente.

1 curtida