Acho que quebrei meu sistema

Eu estava usando instalação de Arch Linux muito feliz até que do nada tudo na minha frente crashou e eu fui deixado com nada além de uma tela preta com o meu cursor. Tenho essa instalação há uns 8 meses, instalei com o script do ArchInstall com KDE e Systems-boot, mas agora uso o Grub. Quando tento reiniciar, ele carrega o bootloader normalmente, mas não consegue carregar o sistema, nem o gerenciador de login (SDDM). Já tentei alguns backups como por as snapshots do BTRFS Mas não funcionou. Eu descobri que ainda tenho o Systemd-boot instalado mas bootar por ele não ajudou muito, mesma coisa que o Grub, só me larga numa tela preta com meu cursor. Alguém tem ideia do que pode ter acontecido?

e o que tá aparecendo na tela preta? que informações tem?

Absolumente nada, literalmente tudo preto e meu cursor ali.

no script do archinstall vc definiu qual login manager? ou não definiu nenhum? ou definitiu, tipo, “quero usar KDE”?

Acho que só coloquei “KDE” mesmo, que eu sei que ele usa é o SDDM

ah tá, foi KDE, perdão (vc falou isso na postagem)
aperta CTRL ALT F3
digita seu usuário e senha,
digita sudo systemctl status sddm

btw se vc quiser debuggar o sddm, mas eu só trocaria de login manager logo, pq chato demais
sudo pacman -S gdm
sudo systemctl disable lightdm
sudo systemctl enable lightdm
reboot

Bom saber desse atalho, já me aliviou bastante ver meu sisteminha dando boas vindas

1 curtida

Acho que descobri, eu consegui lotar meu disco inteiro :D, vou tentar apagar um bocado de coisa aqui

era esse o problema mesmo?

Era sim, muito obrigado pela ajuda, só tenho que investigar agora essa falta de espaço, pq eu não uso tanto espaço assim… Muito obrigado!

2 curtidas

Um devorador sorrateiro e paciente de espaço em disco são os pacotes baixados anteriormente (que ficam armazenados em /var/cache/pacman/pkg). 8 meses não é geralmente tempo o suficiente para isso se tornar um problema importante, mas não custa nada rodar pacman -Scc para limpar.

Se quiser um programa para ajudar a investigar pastas problemáticas, recomendo usar o Filelight do KDE, que gera um “gráfico de pizza” com as pastas que ocupam mais espaço.

3 curtidas

parabéns, quem não faz m… n aprende. agora é reinstalar e descobrir onde errou para não repetir o erro e… cometer outros. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Essa tela pode ser usada para resolver problema, vc pode até deletar as coisas por ai se souber como usar a linha de comando.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.