Achar e gerenciar arquivos duplicados?

Gente… eu acho que eu bati mais uma barreira no mundo Linux.

Eu estou precisando muito verificar arquivos duplicados (mais fotos, mas arquivos em geral também) e… infelizmente aquela ideia de que você não precisa do terminal não tá colando.

Eu estou pesquisando algum programa que possa detectar eles, mas até agora de interface gráfica eu só achei um tal de fslint que… não gerencia os arquivos, só passa uma lista com os endereços.

Eu vou ter que usar o meu windows pra isso, ou existe algo conveniente que o meu google-fu não tá achando?

Bom, o Windows não reconhece os sistemas de arquivos do Linux, então você não vai conseguir fazer isso pelo Windows, a não ser que a partição esteja formatada em NTFS ou FAT…

Eu dei uma pesquisada e encontrei esse artigo na internet, que lista 4 programas úteis para remover arquivos duplicados, 2 são de terminal e 2 são com interface gráfica. Esse programa que você citou, o FSlint também é listado lá. Pelo que eu vi ele tem uma opção para apagar os arquivos duplicados.

Você tem certeza que não encontrou essa opção?

Sobre essa questão do terminal, bom, o terminal é uma ferramenta. Se você souber pelo menos os comandos básicos poderá tirar muito proveito dele.

Você pode instalar o dupeGuru para isso. Já aviso, desconhecia completamente essa aplicação. Nada que uma boa pesquisa no DuckDuckGo não resolva. :wink:
Não sei como ele funciona. Aparentemente é em GTK, portanto deve funcionar melhor no GNOME e derivados. Ao final do post segue uma imagem do aplicativo.

Para instalar:

Ubuntu

$ add-apt-repository ppa:dupeguru/ppa 
$ apt update 
$ apt install dupeguru

Arch Linux

$ pacman -S dupeguru`