Pessoal, estou tentando acessar o meu fedora 44 kde plasma via windows App no ipad, mas não estou coseguindo. Anteriormente eu usava O xrdp e estava funcionando perfeitamente, mas agora com a atualização, não consigo mais. Anteriormente eu ja usei o fedora 43 com o gnome e wayland e tambpém não funcioava.
Vocês poderiam me ajudar informando se é possivel esse acesso krdp ou somente instalando o xrdp para acesso remoto.
Como o nome sugere, Xrdp precisa do X11. Ao menos enquanto o Plasma 6.7 não sair, ainda é possível reverter para X11 na tela de login e usar o xrdp.
Porém, posso dizer por experiência própria que o KRDP também funciona. Basta instalar o pacote krdp e buscar o item “Área de Trabalho Remota” no aplicativo das Configurações do Sistema. No Fedora, deve aparecer as mesmas configurações, mais um botão conveniente de “Ativar servidor RDP” (e talvez seja necessário mexer no firewall).
Um “infelizmente” aqui é que o Windows App não vai funcionar (pelos erros aqui, parece que ele não suporta o codec que o KDRP utiliza).
Ola Carlos… obrigado pela resposta esclarecedora. Então vou tentar com o App “área de trabalho remota” do Windows novamente para testar, porque tentei com ele também e não consegui, o que já estou achando poder ser o firewall de acordo com sua dica.
Quanto ao krdp do KDE Plasma, eu ativei tudo. As portas, o botão de ativar o acesso remoto e tentei pela vpn e rede local, mas não funcionou mesmo. Pode ser isso do Windows App então.
Bom dia @Edmar_Brito!
Eu tenho alguma experiência com isso, infelizmente não tão boas assim. Uma das maiores fraqueza do Wayland atualmente é o Desktop Remoto.
Mas isso não quer dizer que não funciona! Na minha experiência os melhores apps são:
Para controle remoto local use o Krfb, ele é do próprio KDE. Depois basta usar algum app de VNC Viewer. Como o AVNC.
Agora se quiser algo realmente remoto, via internet, aí uma das melhores opções atualmente é o Rustdesk. Ele é bem útil pois qualquer aplicativo com ele, pode tanto controlar como ser controlado.
Mas se achar alguma outra opção que também funcione, não esqueça de postar aqui.