Acesso a HD Externo em rede doméstica

Antes:

  • Sou usuário básico de Linux e tenho manejo com terminal
  • Não entendo nada de redes

Mas, como tinha um Raspberry Pi 3 aqui parado, resolvi usar ele pra montar um home server pra usar como um NAS(inho).

Segui o tutorial do NetworkChuck (how to build a Raspberry Pi NAS (it’s AWESOME!!) - YouTube) pegando uma coisinha ou outra do próprio Dio e deu certo. Tudo funcionando.

Pra saberem, to com o Open Media Vault, com um HD Externo conectado no Pi.

Ao acessar a rede via SSH pelo Terminal, eu entro no Pi, mas no home dele, do SD Card com o sistema. Eu quero acessar o HD Externo (já adicionado pelo OMV). Consigo pelo nome longíssimo dele, no caminho srv/dev-disk-by-uuid-96217c1f-93f6-4ce2-9ce2-1aa13a786b31/externo/ (externo é como chamei ele no OMV).

Queria um caminho mais curto pra acessar ele de forma mais amigável.

Sei que tem como, mas eu sou pôia demais pra isso.

Alguém ajuda?

Crie um link simbólico, como o exemplo abaixo.

ln -s /srv/dev-disk-by-uuid-<UUID>/externo/ ~/externo
1 curtida

Preciso fazer algo no OMV também ou so fazer o link ja da certo?

Com isso eu posso dar o comando apontando para ~/externo que vai normalmente?

Eu pensei numa alternativa: montar o HD Externo na home alterando o fstab, mas tb tenho a duvida se posso fazer direto no arquivo e pronto, ou se alem de alterar preciso mexer em alguma configuração no OMV.

1 curtida

Justamente para evitar alterar a configuração padrão, é mais simples criar um link simbólico, outra questão é que no caso do OMV alterar o fstab não é indicado mas sim /etc/openmediavault/config.xml, e executar o comando omv-salt deploy run fstab, senão na próxima vez que montar um novo disco no servidor, ele implantará o valor original novamente, segue link → openmediavault documentation.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.