Acer Aspire 5 com Linux

Compartilhando minha experiência com um notebook da Acer com cpu e gpu integrada AMD.
Até agora tudo funcionando ootb, sem nenhum tipo de incompatibilidade com o Fedora 37, pois veio com uma distribuição bizarra… Em breve farei mais testes com jogos.

5 curtidas

Muito legal seu relato com esse modelo da acer!
Eu tenho um acer antiguinho já, modelo aspire F5 (i5 7200u), que tem só video integrado da intel, e desde 2018 (se não me engano) venho utilizado ele com algumas distros como o Mint, Pop, Manjaro, KDE Neon e Ubuntu (que estou utilizando no momento). Até o momento não tive nenhum problema de compatibilidade com estas distros, o suporte ao Linux sempre foi bom. O único inconveniente foi ter de criar uma entrada de boot para o Linux por meio da BIOS, mas tirando isso sempre funcionou muito bem.
Fico no aguardo dos teste com os jogos.

1 curtida

A princípio queria de uma marca mais “Linux friendly” como a Lenovo, mas aqui no BR os modelos com Linux são muito caros.

Curioso que já encontrei um Ideapad 3 com essa mesma configuração R$100 mais baratos

Na verdade existem algumas diferenças entre os modelos. A tela do Acer é melhor e ele tem WIFI 6 por exemplo.

Sim. Mas a configuração é a mesma, dado que o OP expressou preferência pela Lenovo, provavelmente por outros motivos.

o problema era a tela TN muito ruim…mas eu paguei 2.8k no Acer

https://medium.com/@fastoslinux/acer-aspire-5-no-linux-games-2022-02-33971890157a

É bizarro que o tal Gutta OS não reconheça o componente de bluetooth do próprio computador em que vem como “sistema oficial”!

Coisa assim não prejudica só a imagem e o nome do Linux, como degrada a imagem e a credibilidade da Acer e seus produtos.

3 curtidas

o kernel até reconheceu, só não funcionou, mas de fato, isso é ruim para o Linux em geral…

1 curtida

Eu estou de olho pra comprar um Aspire 5 A515-45-R760. Parece ser o mesmo notebook mas com windows 11, e tá bem mais caro.

Além do R760 (que subiu o preço), tem o R8w2 que possui a mesma configuração mas com o dobro de armazenamento, fora o próprio modelo desse post que vem com Linux.
Se o preço de um deles estiver muito alto, vale a pena dar uma olhada em uma dessas outras versões.

1 curtida

Não é uma máquina gamer mas quebra um galhão se precisar, também roda emuladores Acer Aspire 5 no Fedora Linux + Emuladores (2022) #03 | by Fast OS | Medium

Então acho que, dependendo do preço, compensa pegar o R8W2 e aproveitar a memória fazendo um dual boot ksksk. Tem também uma versão (A515-45G-R46X) com placa de vídeo dedicada, mas parece que essa placa é pior do que a integrada, o que vocês acham?

https://medium.com/@fastoslinux/aspire-5-no-linux-gravação-de-tela-2022-04-c0e3b040ade3

https://medium.com/@fastoslinux/wayland-vs-x11-amd-ryzen-7-5700u-rx-vega-8-c406b0f95c49

@fastos2016 Tenho um modelo indêntico ao seu, mas o meu veio com Windows pois na época nāo tinha modelo com Linux.
Uma coisa que tenho percebido é que o desempenho nos jogos cai bastante quando suspendo o notebook, fechando a tampa por exemplo e depois “acordo” ele. Depois de acordar o desempenho em jogos fica muito ruim, fps baixíssimo, mas se eu reiniciar o desempenho volta ao normal, mas isso só ocorre com jogos, no uso cotidiano nāo da pra perceber nenhum problema de desempenho.
Sabe se ocorre o mesmo com o seu notebook ?

Percebo que perde muito o desempenho com jogos se no modo economia de energia (e na bateria) independente se eu acordar do suspender ou não (uso muito o modo suspender). Se eu ligo na energia fica normal.

O Windows é compatível com tecnologias tipo “S3 standby” que fazem coisas no OS mesmo quando em modo suspender, pode ser isso causando algum problema ou apenas o gerenciamento de energia ruim do OS + este hardware.

Vi sobre isto em um video do LinusTechTips onde fala que tal feature é o causador de drenagem de bateria e é possível desativar fazendo umas modificações no sistema…

Inclusive fiz o teste pra ver se o modo suspender drena muita bateria e o custo foi muito aproximadamente 4% da bateria no modo suspender, em 8:30hrs

2 curtidas

Olá Soldier.

Eu tenho um Notebook Acer Aspire 5 A515-52G-50NT Intel® Core™ i5-8265U 8ª geração Memória RAM de 8 GB SSD de 128 GB + HD de 1 TB NVIDIA® GeForce® MX130 com 2GB GDDR5 VRAM dedicada Tela de 15.6” HD Windows 10 e já notei isso sim.

O único jogo que eu rodo aqui é fortnite (para jogar com o filho). Até metade do ano jogava de boa mas depois de uma atualização (não sei dizer se foi no jogo ou quando atualizei para Windows 11) que meu note começou a aquecer e travar (tela azul). Resolvi usando um programa chamado ThrottleStop. Me parece pouco acreditável, mas colocando em modo powersave, desativando o turbo e ativando o modo BD prochot o jogo ficou mais fluído. Comecei a jogar melhor, rs… A temperatura do processador que chegava a passar do 70ºC (mesmo usando coller Warrior) agora não passa de 55, fica normalmente em 51 quando estou jogando.

Não fiz testes em hibernar e acordar para jogar, pois já coloquei como rotina em reiniciar o notebook e não abrir nada quando for jogar…

Meu jogo está no HD (este modelo vinha com SSD + HD).

Instalei o Nobara em um SSD externo mas não joguei com o linux ainda. Minha ideia é reinstalar o linux partindo para o fedora puro mesmo… Mais para a frente posso atualizar aqui se consegui rodar o Fortnite pelo fedora + Wine.

Gosto da ideia do linux mas me afastei por já ter tudo à mão com o windows mas agora quero voltar a aprender. EStou por fora sobre proton, heroic e mesmo sobre atualizações do winehq.

Abs.

Nem perca tempo com wine, o anticheat não deixa rodar, apenas via algum serviço de streaming como xbox cloud gaming…

Como é a compatiblidade com o kernel linux libre?