Compartilhando minha experiência com um notebook da Acer com cpu e gpu integrada AMD.
Até agora tudo funcionando ootb, sem nenhum tipo de incompatibilidade com o Fedora 37, pois veio com uma distribuição bizarra… Em breve farei mais testes com jogos.
Muito legal seu relato com esse modelo da acer!
Eu tenho um acer antiguinho já, modelo aspire F5 (i5 7200u), que tem só video integrado da intel, e desde 2018 (se não me engano) venho utilizado ele com algumas distros como o Mint, Pop, Manjaro, KDE Neon e Ubuntu (que estou utilizando no momento). Até o momento não tive nenhum problema de compatibilidade com estas distros, o suporte ao Linux sempre foi bom. O único inconveniente foi ter de criar uma entrada de boot para o Linux por meio da BIOS, mas tirando isso sempre funcionou muito bem.
Fico no aguardo dos teste com os jogos.
A princípio queria de uma marca mais “Linux friendly” como a Lenovo, mas aqui no BR os modelos com Linux são muito caros.
Curioso que já encontrei um Ideapad 3 com essa mesma configuração R$100 mais baratos
Na verdade existem algumas diferenças entre os modelos. A tela do Acer é melhor e ele tem WIFI 6 por exemplo.
Sim. Mas a configuração é a mesma, dado que o OP expressou preferência pela Lenovo, provavelmente por outros motivos.
o problema era a tela TN muito ruim…mas eu paguei 2.8k no Acer
É bizarro que o tal Gutta OS não reconheça o componente de bluetooth do próprio computador em que vem como “sistema oficial”!
Coisa assim não prejudica só a imagem e o nome do Linux, como degrada a imagem e a credibilidade da Acer e seus produtos.
o kernel até reconheceu, só não funcionou, mas de fato, isso é ruim para o Linux em geral…
Eu estou de olho pra comprar um Aspire 5 A515-45-R760. Parece ser o mesmo notebook mas com windows 11, e tá bem mais caro.
Além do R760 (que subiu o preço), tem o R8w2 que possui a mesma configuração mas com o dobro de armazenamento, fora o próprio modelo desse post que vem com Linux.
Se o preço de um deles estiver muito alto, vale a pena dar uma olhada em uma dessas outras versões.
Não é uma máquina gamer mas quebra um galhão se precisar, também roda emuladores Acer Aspire 5 no Fedora Linux + Emuladores (2022) #03 | by Fast OS | Medium
Então acho que, dependendo do preço, compensa pegar o R8W2 e aproveitar a memória fazendo um dual boot ksksk. Tem também uma versão (A515-45G-R46X) com placa de vídeo dedicada, mas parece que essa placa é pior do que a integrada, o que vocês acham?
@fastos2016 Tenho um modelo indêntico ao seu, mas o meu veio com Windows pois na época nāo tinha modelo com Linux.
Uma coisa que tenho percebido é que o desempenho nos jogos cai bastante quando suspendo o notebook, fechando a tampa por exemplo e depois “acordo” ele. Depois de acordar o desempenho em jogos fica muito ruim, fps baixíssimo, mas se eu reiniciar o desempenho volta ao normal, mas isso só ocorre com jogos, no uso cotidiano nāo da pra perceber nenhum problema de desempenho.
Sabe se ocorre o mesmo com o seu notebook ?
Percebo que perde muito o desempenho com jogos se no modo economia de energia (e na bateria) independente se eu acordar do suspender ou não (uso muito o modo suspender). Se eu ligo na energia fica normal.
O Windows é compatível com tecnologias tipo “S3 standby” que fazem coisas no OS mesmo quando em modo suspender, pode ser isso causando algum problema ou apenas o gerenciamento de energia ruim do OS + este hardware.
Vi sobre isto em um video do LinusTechTips onde fala que tal feature é o causador de drenagem de bateria e é possível desativar fazendo umas modificações no sistema…
Inclusive fiz o teste pra ver se o modo suspender drena muita bateria e o custo foi muito aproximadamente 4% da bateria no modo suspender, em 8:30hrs
Olá Soldier.
Eu tenho um Notebook Acer Aspire 5 A515-52G-50NT Intel® Core™ i5-8265U 8ª geração Memória RAM de 8 GB SSD de 128 GB + HD de 1 TB NVIDIA® GeForce® MX130 com 2GB GDDR5 VRAM dedicada Tela de 15.6” HD Windows 10 e já notei isso sim.
O único jogo que eu rodo aqui é fortnite (para jogar com o filho). Até metade do ano jogava de boa mas depois de uma atualização (não sei dizer se foi no jogo ou quando atualizei para Windows 11) que meu note começou a aquecer e travar (tela azul). Resolvi usando um programa chamado ThrottleStop. Me parece pouco acreditável, mas colocando em modo powersave, desativando o turbo e ativando o modo BD prochot o jogo ficou mais fluído. Comecei a jogar melhor, rs… A temperatura do processador que chegava a passar do 70ºC (mesmo usando coller Warrior) agora não passa de 55, fica normalmente em 51 quando estou jogando.
Não fiz testes em hibernar e acordar para jogar, pois já coloquei como rotina em reiniciar o notebook e não abrir nada quando for jogar…
Meu jogo está no HD (este modelo vinha com SSD + HD).
Instalei o Nobara em um SSD externo mas não joguei com o linux ainda. Minha ideia é reinstalar o linux partindo para o fedora puro mesmo… Mais para a frente posso atualizar aqui se consegui rodar o Fortnite pelo fedora + Wine.
Gosto da ideia do linux mas me afastei por já ter tudo à mão com o windows mas agora quero voltar a aprender. EStou por fora sobre proton, heroic e mesmo sobre atualizações do winehq.
Abs.
Nem perca tempo com wine, o anticheat não deixa rodar, apenas via algum serviço de streaming como xbox cloud gaming…
Como é a compatiblidade com o kernel linux libre?