Acer Aspire 3 A315-34 não dá boot no HD, apenas a logo da Acer e logo em seguida "No bootable device" ou o GRUB

Olá,

Como dito, não consigo mais dar boot nesse notebook quando com o HDD, apenas quando conecto o pendrive bootável. Comprei ele há um ano e meio, e logo após o vencimento da garantia me vieram diversos erros.

Primeiramente, ao ligar o notebook, ele passou a fazer um som agudo e contínuo, de 5 a 10 segundos, como em um player de CD/DVD, com uns bipes em seguida, e logo a mensagem “No Bootable Device”, ou o GRUB em rescue mode com a mensagem “error: no such partition”.
Isso eu conseguia resolver de formas bem aleatórias (após ir a alguns fóruns e não conseguir resolver), geralmente eu reiniciava o dispositivo após inserir um pendrive de boot, ou após abrir a BIOS ou mesmo deixava o dispositivo parado por horas.

O segundo problema ocorreu em alguns Linux que instalei e também no Windows. O dispositivo simplesmente congelava e fazia aquele som agudo e contínuo do boot, e os bipes, por alguns minutos, caso eu não estivesse assistindo um vídeo, escutando música ou com um navegador aberto. Esse problema só resolvo assim mesmo, mas se o navegador for o Firefox, não adianta deixar aberto pois congela da mesma forma. Logo após os bipes, o sistema descongelava.

O terceiro problema foi com a tela, pois a cada dia surge uma linha rosa na parte de baixo.

E o quarto é que desde ontem não consigo acessar meu manjaro, nem mesmo reinstalar pois raramente o HD é reconhecido, e às vezes o manjaro live reconhece, mas com um hífen (-) no lugar do armazenamento. Isso aconteceu quando fui trocar do Windows para o Manjaro, mas já fiz isso outra vez e nunca me aconteceu isso.

Perdoem-me caso o tópico ficou grande, mas creio que as informações são todas necessárias.
Agradeço.

Olá. Tenho um note Acer também, o mesmo quando ia instalar o Arch dava No Device Bootable, consegui resolver vendo uns vídeos tipo esse:

https://www.youtube.com/watch?v=8oWRhyEfkDk
https://www.youtube.com/watch?v=4IE9F9IEhV8

Lembro do video que eu vi ele apertava Ctrl + s e mudava o SATA mode para AHCI voce pode ver no video depois ele colocava senha na bios e mudava de UEFI para Legacy. Depois era só reiniciar e o problema do No bootable device estava corrigido.

O video que eu vi nao era essa mas da para ter uma base.

Quanto aos outros problemas peço desculpas mas não posso ajudar.

Não sei por qual motivo, mas nunca consegui mudar do modo UEFI para Legacy nesse Acer Aspire 3, ele já vem em UEFI, não tem como mudar, mesmo definindo a senha de supervisor.

Quanto a SATA, só tem como opção AHCI mesmo.

Grato pela atenção.

Boa tarde amigo Kaique_addams. Achei um novo video que talvez de mais certo segue ele:

https://www.youtube.com/watch?v=dbKyE2r-HSE

Se eu nao estiver enganado eu usei este video para me ajudar. Vou tentar te ajudar de todas as maneiras que eu puder. :grinning:

Infelizmente não dá certo, o meu problema é não reconhecer o disco rígido (HDD), o pendrive vai normalmente.

Amigo, pelo seu relato, e sendo bem sincero, ou vc leva esse notebook para um técnico verificar os problemas que ele claramente tem, ou vc aposenta ele.

Desculpe, opções inválidas

Bem, vou continuar tentando. O pendrive finalmente reconheceu o HDD, vou reinstalar o manjaro e talvez obtenha sucesso.
O estranho é que o f12 boot menu também reconheceu o HD, mas apenas como "HD1: ", sendo que deveria aparecer o número de serial no lugar do espaço em branco. Então eu selecionei e fui, mas apenas ficou com aquele “apito” contínuo por uns 10 minutos, com uma tela completamente preta, e em seguida se iniciou o pendrive bootável ao invés do HD.

No vídeo, mostro o KDE Partition Manager, no manjaro live (pendrive), identificando normalmente o disco e seu armazenamento. Peço perdão pela qualidade do vídeo, só tinha essa câmera no momento.
MOV_0000007_1

Olá novamente, problema [misteriosamente] resolvido

Usando o Manjaro live no pendrive, fui ao gerenciador de arquivos Dolphin e tentei acessar o HD, depois tentei montar a partição ‘‘root’’ para ver se conseguia, e consegui.

Em seguida tentei instalar o sistema, e incrivelmente não ouvi nem aquele ‘‘apito’’ nem os bipes habituais. Porém, no final não consegui instalar o sistema, pois simplesmente a tela apagava e o ambiente era reiniciado. Percebi, então, que havia deixado a partição ‘‘root’’ montada, e supus que possa ter sido essa a falha. Mas não foi. Provavelmente foi algum bug porque o sistema foi usado no modo live durante muitas horas… Então eu arrisquei reiniciar o notebook.

Provavelmente, como o HD pôde ser identificado no Manjaro live, se eu reiniciasse através do pendrive bootável ele também iria ser identificado pelo notebook, pois o problema de ‘‘No Bootable Device’’ só ocorre ao desligar, e se ocorre ao reiniciar, geralmente resolve só reiniciar novamente com Ctrl+Alt+Del.

Incrivelmente deu certo, fiz tudo ontem mas só posto hoje pois queria ter certeza que o problema não voltaria. E não voltou, mesmo desligando o notebook. Os problemas anteriores não foram resolvidos, no entanto, mas finalmente consegui acessar o Manjaro.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.