Açentuaçao seletiva

Salve galera, recentemente notei que quando eu tento usar o acento circumflexo, grave e os outros dois que compartilham essas teclas em certos lugares, como no navegador e no menu do sistema, as teclas não estão sendo reconhecidas, não da mesma maneira que outro post com um relato similar tinha, onde o acento ficava ao lado da letra, no meu caso eles nem chegam a aparecer.

Mas se eu abrir um bloco de notas consigo usar quantos ´`~^ eu quiser (que é o que eu fiz pra escrever o post). Mudar o layout do teclado não resolveu o problema, mas se alguém tiver alguma idéia do que eu possa fazer agradeço muito

Salve! Já passei por algo bem parecido no Mint.

Quando o acento funciona em editores de texto básicos (como o Xed), mas simplesmente é “engolido” no navegador, menus do sistema ou apps Electron, o culpado quase sempre é o IBus interceptando as teclas mortas (dead keys) ou algum atalho em segundo plano.

Dá uma olhada nesses passos:

1. Desativar o IBus pelo im-config (mais provável)

O Mint às vezes deixa o IBus ativo por padrão, o que costuma dar conflito com layouts ABNT2/US-International:

1. Abra o terminal e rode:

im-config

2. OK > Yes.

3. Na lista, selecione a opção none (ou xim) para usar o sistema nativo do X11 sem intermediários.

4. Confirme em OK, depois encerre a sessão (logout) ou reinicie o PC para carregar as novas variáveis de ambiente.

2. Checar atalhos de Emoji do IBus

Se você usa o IBus por algum motivo e não quiser desativá-lo, o próprio atalho de inserção rápida de emojis costuma capturar as teclas de acento:

• Rode no terminal: ibus-setup
  • Na aba Emoji, veja se tem algum atalho configurado usando crase, acento ou tecla modificadora. Se tiver, basta apagar.

3. Verificar atalhos globais de outros apps

Veja se não tem nenhum app em segundo plano que possa estar sequestrando essa tecla específica:

• Terminais drop-down (Guake, Tilda, Yakuake) que usam a tecla de crase/til para abrir.
  • Discord / Steam / OBS com atalhos de overlay ou push-to-talk na mesma tecla.

Faz o teste do im-config primeiro, que geralmente resolve de primeira. Se não resolver, avisa aí qual navegador e layout de teclado exato você está usando pra gente investigar mais a fundo!

:globe_with_meridians: 4u.ia.br | :laptop: GitHub