Acelerando SWAP

Realizei um experimento com meu computador para melhorar a performance da partição de SWAP usando RAID 0. O RAID 0 distribui os dados de maneira equilibrada entre dois ou mais discos, operando sem paridade, redundância ou tolerância a falhas. Isso permite que cada disco no array RAID 0 leia e escreva dados simultaneamente, proporcionando um aumento significativo na velocidade de acesso aos dados. Ao aplicar isso em uma área de swap, pode-se esperar tempos de acesso mais rápidos em comparação com um único disco.

É importante notar que o RAID 0 não oferece redundância. Portanto, se um dos discos falhar, todos os dados no array RAID serão perdidos. No entanto, para uma partição de SWAP, a perda de dados não é crítica.

Para configurar esse sistema, usei dois SSDs. Primeiro, criei partições LVM2 e então estabeleci um grupo de volume com o comando vgcreate:

sudo vgcreate meu_grupo_raid /dev/sda3 /dev/sdb2

Após isso, criei um volume lógico com RAID 0:

lvcreate --type raid0 -L 8G -n meu_lv_raid0 meu_grupo_raid

Depois de criar o volume lógico, formatei-o com mkswap:

sudo mkswap /dev/meu_grupo_raid/meu_lv_raid0

Fiquei curioso para saber se mais alguém já realizou testes semelhantes. Além disso, gostaria de dicas sobre como medir efetivamente a performance da partição SWAP neste cenário.

3 curtidas

Eu já fiz RAID0 em swap, só que a pouco tempo eu lé em algum lugar que o swap já faz RAID0 se tiver 2 ou mais swap com a mesma prioridade, ou seja não precisa ter esse trabalho todo.
Segue conforme a wiki do Arch:

"Distribuição

Não há necessidade de usar RAID por motivos de desempenho de swap. O kernel em si pode distribuir a troca em vários dispositivos, se você apenas der a mesma prioridade no arquivo /etc/fstab. Consulte o The Software-RAID HOWTO para obter detalhes."

https://wiki.archlinux.org/title/Swap_(Português)

4 curtidas