Olá pessoal!
Bom estive testando alguns softwares de edição de vídeo dps que adquiri uma Nvidia Quadro FX1800
Reparei que o Openshot, Kdenlive e o Adobe Premiere não fazem o uso da placa de video e somente CPU, por acaso e pq a placa ja e obsoleta? Ou precisa fazer algo?
Obs: editando no Fotos(app nativo do sistema que tbm faz edição de videos) do Windows ja faz o uso direto da placa
Agradeço!
Mesma placa que tenho no meu pc:
Vou ficar na esperada das respostas que também me interessam.
Como não edito vídeos, imagens e não sou de jogar, nunca me preocupei com isso, mas sabendo como proceder já ajuda bastante.
Para não falar que nada mudo, só deixo no modo performance:
Nos aplicativos que você citou, tem que verificar nas configurações se o uso de GPU está ativado.
Como faço essa configuração? Nunca precisei fazer, aí nem sei onde e como.
O davince não resolve? Kk…
os programas não tem que ser abertos com primealguma coisa antes? tipo:
prime-run steam
?
A minha dúvida é como configurar o sistema/apps para fazerem uso da placa de vídeo ao invés de ficar usando somente CPU, como foi comentado pelo @ruanelivelton18
Boa pergunta, essa é minha dúvida tbm, como fazer rs
a… o prime é pra gpu híbrida
me ignorem
Driver 342 funcionando no kernel 5.4? Pra mim nem tinha suporte mais
No openshot por exemplo, clica em editar > preferencias e vai na aba de performance.
No Kdenlive, você vai em configurações > configurar kdenlive > playback, tem uma opção de Usar processamento de GPU.
Pelo que testei aqui provavelmente os aplicativos não suportam essa placa de vídeo por ser antiga. Aqui no meu notebook com Intel HD graphics 4000 também não há suporte. No Openshot, vem por padrão usar a CPU para decodificação e não consegui mudar para GPU. No Kdnelive também não consigo ativar a aceleração de GPU, provavelmente pela minha GPU já citada ser antiga, o que provavelmente é o caso do autor do post. Geralmente os desenvolvedores vão limpando o código do programa, retirando o suporte do que é mais antigo, como por exemplo, quando os navegadores retiraram o suporte ao Windows Vista.
Tbm não kkkkk joga o render na CPU a mesma coisa
O kdenlive quando uso a opção de verificação me diz que não tem hardware encoder, acredito que no driver não tem mais suporte
O próprio PopOs instalou e configurou para mim, direto pela loja de apps.
Nossa, mas funciona legal? Ah mais eu escuto boatos que o driver vai perder o suporte em 2021
Para o meu uso não vejo problema, provavelmente seria um transtorno se editasse vídeos, mas para até assistir vídeos em hd roda normal. Só acho que está esquentando bastante:
Uma nvidia com um coração quente cm um amd kk
Mas os vídeos que você usam o chip gráfico para rodar?
No caso disse isso por causa do X11 kkkk dependendo da distro e perigoso o X nem subir com o driver da NV
Tenho engasgos em nada, nenhuma tarefa, as vezes uso 2 maquinas virtuais, chrome, assistindo vídeo e emulador de neogeo, por isso nunca me preocupei com isso.
Se tiver em idle tem problema ai, como eu uso Windows a placa não passa de 54 em idle
Recomendo dar uma limpeza nesse monstro kkkkkk