Aceleração de hardware no Edge

Boa noite, pessoal. Estou tentando rodar cloud gaming no meu notebook antigo no Chrome e Edge. Tentei diversos tutoriais, inclusive ativar a aceleração de hardware pelo navegador (que é o básico) e nada. No Windows, roda liso e no Linux é uma péssima experiência. Não sei se é algo que não fiz ou minha antiga GPU Intel(R) HD Graphics 400 não suporta)

2 curtidas

No Linux, nada que é baseado no Chromium tem aceleração de hardware para vídeo por padrão. O chrome://gpu simplesmente mente quando diz que a decodificação acelerada por hardware está ativada.

Dá para resolver o problema rodando o navegador pelo terminal com algumas flags ativadas. O seguinte comando deu certo na última vez que fiz testes com o Google Chrome:

google-chrome-stable --enable-features=AcceleratedVideoDecodeLinuxZeroCopyGL,AcceleratedVideoDecodeLinuxGL,AcceleratedVideoEncoder

Você também pode editar o arquivo .desktop do navegador para incluir o --enable-features na linha que tem “Exec”, o que é mais prático.

Não esquece que Linux não é Windows.

Tenta um simples firefox.

Tentar o Firefox é uma boa desde que a pessoa só assista a vídeos. Chamadas de vídeo e compartilhamento de tela serão um problema porque o Firefox porque não tem codificação acelerada por hardware.

1 curtida

Olá!

Há verdadeiramente um hiato por questões comerciais em que os navegadores base não possuem, em geral, suporte oficial para recursos como aceleração de vídeos através da dos blocos IP de consumindo a VPU.

Dito isto, atualmente apenas o Firefox é que possui, nativamente, auxílio de aceleração por hardware para playback de vídeo em placas aceleradas AMD/Intel.

O serviço de streaming como Xcloud demanda um Chrome Based (certo?) e infelizmente o Chrome/Chromium e Edge também não trazem as flags de ativação de recurso de aceleração para decoding de vídeo por VPU/GPU. Fazem soft render.

Contudo, pensando na sua GPU Intel que é lagacy ela também não possui aceleração para decoding de vídeos “acima” do h264 imagino. Para isso é preciso algumas configurações para tentar ativar no Chrome.

Qual distro está usando?
Utilize ela com servidor de vídeo Xorg/X11;
Abra o Chrome e instale a extensão h264fy e acione as opções que travam ou desabilitam playback de vídeos h265, vp9 e av1;
Abra uma nova aba e entre no endereço: chrome://flags
Procure por:

“Override software rendering list” e mude para habilitar;
“Hardware-accelerated video decode” e mude para habilitar;

Reinicie o navegador e tente abrir o serviço de cloud para ver se melhora.
No caso da Intel, você pode usar a ferramenta da Intel via terminal para monitorar se ele está ativando a acelaração de vídeo na GPU.

sudo apt install intel-gpu-tools

*para Ubuntu/Debian based

E assim chamar o programa via terminal

intel-gpu-top

Ele vai ficar exibindo em tempo real a barra de consumo dos recursos da GPU e tem uma que indica Vídeo que se estiver subindo então está conseguindo usar.

OBS: a probabilidade é de não funcionar e isso não é um problema do Linux e sim da política de mantenedores do Chromium/Chrome/Edge. Questões comerciais e regras de negócios como falei anteriormente.

Pode tentar forçar no Firefox como recomendou o colega Leonam_Cruz, e se conseguir terá suporte melhor para aceleração de playback.

Tente seguir esse tutorial que está relativamente atualizado: Chrome Flags' Latest 2024 Update, Web Browser Video Hardware Acceleration on Linux - DEV Community

Segue a wiki que dará certo.

Fiz o que você disse e o comando que rodei abriu o Chrome, porém com erro ou seja, deu certo por partes, pois fui checar no chrome://gpu e lá constam informações sobre a aceleração. Por fim, fui testar o Xcloud pra ver se estava rodando normalmente e estava igual.

No Reddit há este comentário de três anos de um funcionário do Xbox Cloud Gaming:

O Linux não é, tecnicamente, uma plataforma suportada pelo Xbox Cloud Gaming, então ele reverte para uma resolução e taxa de bits padrões que sabemos que serão mais seguros e com melhor desempenho para uma variedade muito maior de dispositivos, especialmente dispositivos mais antigos e menos poderosos.

A pessoa do post original afirmou que resolveu o problema de qualidade de imagem mudando o user agent do navegador para o Edge no Windows. Tente fazer o mesmo através de uma extensão.