Fui instalar o librewolf no archlinux, ao acessar a pagina do librewolf ele dava duas opções, uma versão para compilar e outra pre-compilada. Não tenho nenhum conhecimento do compilação, apenas sabia que demorava. Descobri que demora uma eternidade kkkkkkkkkkk. Então queria saber quando eu tiver que atualizar o programa ele vai demorar muito?
Usa multi threads para agilizar a compilação.
Parâmetro no GCC “-j4” para 4 threads.
Não seria mais fácil, rápido utilizar a versão disponibilizada em AppImage?
Acesse o link com os últimos lançamentos → LibreWolf - AppImage · GitLab, baixe o arquivo .AppImage
, e conceda permissão de execução com chmod u+x LibreWolf-<versao>-<tag>.x86_64.AppImage
, pronto somente executar…
Isso obviamente se, não quiser compilar…
Sim, vai demorar outra eternidade.
Eu também uso o Librewolf (e o Ungoogled Chromium) e vou te dar uma dica pra não ter que sofrer tanto assim toda vez
Use o repositório do Chaotic, pois nele você encontra pacotes do AUR já compilados como o Librewolf, assim é bem mais simples!
Não seria ainda mais pratico somente utilizar o AUR, instalando o pacote librewolf-bin, ao invés de utilizar o Chaotic, se for querer instalá-lo na raiz?
Opa, é… pode ser também, eu não conhecia.
Acho que ele não quer usar AUR ou coisa que o valha, por isso ele tá usando LibreWolf, eu também não uso AUR, por vezes quando eu só entendo parte do código do programa já fico preocupado, por isso eu criei o hábito de instalar programas que não têm no Arch Linux usando o Ubuntu packages, baixo o .deb da versão LTS, descompacto e coloco o conteúdo nos seus devidos lugares, tem que tá de olho se precisa de dependência… com um tempo fiquei prático em fazer isso. No caso do Chrome, por exemplo, baixo o oficial da página do google disponível para debian e ubuntu. Por isso fiz scripts que baixam esses programas e instalam automaticamente. Só o conector nativo do gnome extensões que eu uso o mais atual, então fiz um script que baixa e compila, antes eu usava o chrome-gnome-shell do Ubuntu ou do Fedora.
Me preocupo com segurança! Por isso prefiro compilar e/ou instalar do Ubuntu packages ou do Fedora packages.
Claro que, só faço scripts para programas que não têm no Arch, como esses que eu uso:
gnome-browser-conector (substituiu o chrome-gnome-shell)
google-chrome (cria 2 ícones de instalar/atualizar e remover)
hunspell-pt-br
inxi
timeshift e o script de removê-lo
Isso vai depender do sistema de construção adotado pelo desenvolvedor, meson+ninja após a primeira compilação basta atualizar o pacote git e executar o ninja install que ele vai compilar somente as alterações, quando não for possível ele vai executar o ninja reconfigure, caso queira testar esse sistema de construção a maioria dos programas no gitlab do GNOME utilizam esse método.
no caso meu processador tem 16 threads, ai eu poderia colocar mais de 4?
Quando vc fala .AppImage é tipo o .exe do windows. Sempre fiquei com duvida: como se atualiza um appimage? Vc precisa baixar ele de novo, ele mesmo faz isso ou ele te avisa?
nunca vi falar desse repositorio depois vou dar uma lida sobre ele
eu vi esse librewolf-bin
, porem quando eu fui instalar o yay, a versão para compilar foi muito rápida, ai inocentemente pensei que com o librewolf não seria diferente. Depois de 20 min e o negocio ainda estava compilando, percebi que eu estava com o pensamento todo errado
eu não tenho problema em instalar coisa no AUR, so fui testar como se compila, para mim seria algo bem mais rapido.
Na verdade antes eu baixava muita coisa pelo AUR, mas um cara me alertou que não é muito aconselhado baixar coisas pelo AUR se vc não sabe da procedência, por isso agora eu so uso AUR se o proprio desenvolvedor falar para baixar por la; ele chegou a dizer que ate usar o flatpak é mais seguro. Vivendo e aprendendo mais sobre o mundo linux
No caso do librewolf tem no site falando para baixar pelo yay, creio eu q seja seguro:
No caso com 16 threads acho que entre -j8 e -j12 tá de boas, mas verifique quanto está sendo usado para escolher. Quanto ao assunto da AppImage, depende da implementação. Algumas pessoas colocam um atualizador no app, outras usam uma ferramenta chamada AppImageUpdate, outras nem dão essa possibilidade e te obrigam a baixar novamente. O Librewolf funciona com o AppImageUpdate, que faz atualizações de forma bem eficiente, mantendo uma cópia da versão antiga caso tenha algum problema.
"ninja " kkkkkkkkkk nome diferente, a compilação demorou muito, acho que uns 30min, fiquei até pensando que a galera do Gentoo deve ter uma paciência de um monge
obrigado por responder
Sim, basta torná-lo executável com o comando à qual informei, ou via interface e executar… Para atualizá-lo existem lojas, mas pode somente baixa-lo novamente…
Não necessita do yay
ou qualquer outro, poderá simplesmente instala-lo utilizando o git
e quando tiver uma atualização basta entrar no diretório e executar git pull
e então prosseguir com a atualização normalmente… Sobre compilar o yay
também não é necessário pois o mesmo é disponibilizado de forma binaria yay-bin
sendo o próprio desenvolvedor o mantenedor do pacote…
O AppImageUpdate tem uma versão cli bem simples, eu usava bastante. Só usar ./appimageupdatetool.AppImage programa.AppImage, ele até atualiza a si próprio kk.
EDIT: Se alguém estiver pensando em usar em scripts, tem uma flag que só verifica por atualizações. Pode ser bem útil.
então se a pessoa optar por usar apenas o git, toda fez que tiver uma atulização tem que entrar no diretorio a onde esta baixado o programa e dar um git pull? mas como vou saber que precisa atualizar. Mano sou muito leigo sobre isso
No caso do AUR se estiver usando um helper como yay ele vai verificar as atualizações e compilar de acordo. Se for um git comum a forma mais simples seria procurar um script ou criar um que verifica se o git tem atualizações.