Abrir chats de WhatsApp ou links de grupos pelo WhatsApp Web

Estou utilizando o Linux a poucos dias e tenho gostado bastante do Zorin OS 16.3 Core.

Utilizo no meu trabalho a conexão de números vários do WhatsApp nos navegadores pelo “https://web.whatsapp.com/”.

Estou tendo dificuldades para abrir links de grupos ou chats de WhatsApp com links pela versão Web. Ao clicar no botão “Entrar na conversa” aparece o pop-up abaixo, em todos os navegadores. Imagem abaixo representa exemplo no Vivaldi.

Imagem 01: Pop-up pelo navegador Vivaldi.
image

A Imagem exemplo estou utilizando o navegador Vivaldi que foi instalado por um arquivo .deb, já tentei utilizar outros pacotes de arquivos como flatpack ou snap. Todos apresentam a mesma situação Exceto o Firefox que já veio instalado por padrão na Distro (fonte: ubuntu-focal-updates-main). Segue exemplo:

Imagem 02: Sem pop-up pelo Firefox pré-instalado
image

Como utilizo muitos números de WhatsApp não é interessante tentar conectar pelos aplicativos não oficiais de WhatsApp como o ZapZap Whatsie e afins.

Sei que o pop-up busca um aplicativo que faça a abertura do link, mas o ideal seria abrir diretamente pelo WhatsApp Web no navegador.

Li em outras postagens também sobre desativar o JavaScript dos navegadores e ao realizar essa ação o pop-up de fato não aparece, mas ao clicar em “Entrar na conversa” nada acontece.

Estou utilizando no momento os navegadores: Firefox, Edge, Chrome, Opera, Brave, Vivaldi e Ungoogled Chromium.

Dentro de versões do Windows, que utilizo em paralelo, normalmente os navegadores funcionam como eu necessito, desde que o aplicativo oficial não esteja instalado no computador. Creio que no linux haja uma forma de moldar esta mesma alternativa.

Imagem 03: Exemplo com Firefox e Vivaldi lado-a-lado:

Realmente apenas o Firefox que veio instalado por padrão está funcionando como eu gostaria. Caso alguém possa me orientar, desde já, sou grato.

Ai, no firefox esta a opção em azul de abrir no navegador pelo “whatsapp web” deve ser so clicar. O seu problema é que no vivaldi não esta dando esta opção?

Rapais pode ser que o interpretador do javascript do vivaldi não tenha suporte para dar esta opção, ele deve ter o recurso mas a sua implementação deve ser de forma diferente da do firefox. O javascript ainda não é padronizado, cada desenvolvedor do navegador tem que fazer as suas próprias implementações do javascript ai da estes problemas, eu acho que é por isso que a Microsoft decidiu usar a base do chromium para fazer o navegador dela, para não ter esse problema.

É isso mesmo, pelo firefox eu clico e sigo meu trabalho normalmente. Os demais navegadores não consigo fazer da mesma forma.

Então, apesar de utilizar o Vivaldi como exemplo nas fotos, eu uso 06 navegadores ao todo com números distintos e apenas o firefox pré instalado que consegue trabalhar bem aqui no Zorin OS. Na verdade em linux, pois cheguei a testar outras distros como Fedora, Mint, EndlessOs e deu no mesmo. Algumas distros que testei traziam o Chromium como navegador pré instalado e funcionava também, e os navegadores que eu instalo além que não apresentam resultados.

De toda forma em WIndows 10 ou 11 eu também utilizo os mesmos navegadores e lá funciona para todos: Edge, Chrome, Opera, Brave, Firefox…

Imagino que os navegadores pré instalados possuem alguma configuração adicional por parte das distribuições que permitem esse funcionamento de forma diferente dos aplicativos instalados pelo usuário por meios convencionais.

Sendo assim, imagino ser possível que haja um meio de replicar essa configuração também nos outros navegadores.

Rapas, então não faço a menor ideia do que esta acontecendo.