Estou utilizando o Linux a poucos dias e tenho gostado bastante do Zorin OS 16.3 Core.
Utilizo no meu trabalho a conexão de números vários do WhatsApp nos navegadores pelo “https://web.whatsapp.com/”.
Estou tendo dificuldades para abrir links de grupos ou chats de WhatsApp com links pela versão Web. Ao clicar no botão “Entrar na conversa” aparece o pop-up abaixo, em todos os navegadores. Imagem abaixo representa exemplo no Vivaldi.
Imagem 01: Pop-up pelo navegador Vivaldi.
A Imagem exemplo estou utilizando o navegador Vivaldi que foi instalado por um arquivo .deb, já tentei utilizar outros pacotes de arquivos como flatpack ou snap. Todos apresentam a mesma situação Exceto o Firefox que já veio instalado por padrão na Distro (fonte: ubuntu-focal-updates-main). Segue exemplo:
Imagem 02: Sem pop-up pelo Firefox pré-instalado
Como utilizo muitos números de WhatsApp não é interessante tentar conectar pelos aplicativos não oficiais de WhatsApp como o ZapZap Whatsie e afins.
Sei que o pop-up busca um aplicativo que faça a abertura do link, mas o ideal seria abrir diretamente pelo WhatsApp Web no navegador.
Li em outras postagens também sobre desativar o JavaScript dos navegadores e ao realizar essa ação o pop-up de fato não aparece, mas ao clicar em “Entrar na conversa” nada acontece.
Estou utilizando no momento os navegadores: Firefox, Edge, Chrome, Opera, Brave, Vivaldi e Ungoogled Chromium.
Dentro de versões do Windows, que utilizo em paralelo, normalmente os navegadores funcionam como eu necessito, desde que o aplicativo oficial não esteja instalado no computador. Creio que no linux haja uma forma de moldar esta mesma alternativa.
Imagem 03: Exemplo com Firefox e Vivaldi lado-a-lado:
Realmente apenas o Firefox que veio instalado por padrão está funcionando como eu gostaria. Caso alguém possa me orientar, desde já, sou grato.