A volta das baterias removíveis externamente também abrangerá notebooks?

A exigência da União Européia de que todos os dispositivos portáteis vendidos no continente a partir de 2027 voltem a ter baterias modulares, abrangerá também notebooks/laptops ou somente consoles e celulares (como é o que me parece ao menos por enquanto)?

UE aprova retorno de baterias removíveis - Olhar Digital.
Europa pode obrigar uso de bateria removível em celulares e outros eletrônicos - Canaltech
Celulares devem ter bateria removível até 2027, decide União Europeia - TecMundo
UE: baterias em celulares serão removíveis até 2027 - Meio Bit
UE: baterias em celulares serão removíveis até 2027 - Meio Bit
Na Europa, todos os celulares deverão ter baterias removíveis até 2027 - Hardware.com.br
Na Europa, todos os celulares deverão ter baterias removíveis até 2027 - Hardware.com.br
União Europeia vai exigir baterias substituíveis em consoles portáteis a partir de 2027 - Adrenaline

5 curtidas

A União Europeia me parece ser o único lugar do planeta que defende o consumidor.

3 curtidas

:wave:t2:

A “teimosa” Apple finalmente colocou USB-C nos Iphone 15 graças a União Européia.

Eles estão lutando para os automóveis elétricos ganharem cada vez mais espaço pensando no meio ambiente e no futuro das pessoas no mundo.

Então acredito que sim, além dos smartphones e consoles, todos os portáteis terão baterias removíveis.

Não é a toa que 8 dos 10 melhores países do mundo para se viver, no Índice de Desenvolvimento Humano, são europeus.

Nada é perfeito mas, o mundo deveria seguir a União Européia, então nosso planeta seria um melhor lugar para se viver.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Eu sempre vou defender o consumidor. Minha vida toda se baseou em lutas, inclusive militantes, pela cidadania. Não consigo acreditar como tem consumidor da Apple patrocina a negação do direito de reparo, que praticamente é dona daquilo que você comprou. Tenho uma dificuldade imensa de compreender isso.

Assim como tenho uma imensa dificuldade de compreender como isso pode ser bom, ou pode ser um produto bom. Se eu pegar o dinheiro do Mac 2 e converter para equipamentos do IBM/PC eu monto um infinitamente superior como foi o meu caso e posso trocar qualquer coisa e ter qualquer sistema que eu quiser.

Não compreendo esse afã de insanidade de alguns. Mas respeito afinal cada um rasga o dinheiro como quer.

Não compro nada que siga essa linha, exceto os produtos que já os considero descartáveis.

5 curtidas

Parece mesmo e o pior, é que tem consumidor que defende essas práticas nefastas dos fabricantes…

2 curtidas

Bom, com a obsolescência programada quase tudo é descartável kk.

Apple, nada que for favorável ao usuário/consumidor é do interesse da maçazinha mordida. Mas como imbecilidade reina, os ditos “fãs da Apple” são em sua maioria pessoas levadas pelo marketing agressivo, falso status e ecossistema.

Mas nem tudo da Apple é ruim, se não tiver enganado o próprio Linus Torvalds é usuário Apple; claro que não do software kk.

1 curtida

Isso rende muita polêmica aqui no Lisarb; especialmente quando se expande pra outras temáticas… pessoal já xing* aqui a UE pelas normas de emissões, emissões de ruídos e etc dos veículos automotores, além é claro da polêmica quanto a motores diesel e etc.
Também reclamam do protecionismo, na parte que diz respeito a produtos agrícolas/agropecuários e exigências do ponto de vista ecológico e de bem-estar animal.
Eu como sou da área ligada ao Agro, vejo muitas discussões quanto a UE prejudicar países como o Brasil, fora que estarem em bloco fortalece-os no que diz respeito as negociações…

Entretanto quanto a parte de defender o consumidor, regir normas que sejam boas ao mercado e concorrência, sou muito pro da Europa.

2 curtidas

Bem, eu diria que o Brasil também é rígido com isso (pelo menos no papel sim), agora fazer valer aí exige um pouco…

Aqui não é permitido venda casada, as empresas me parecem ser instigadas a possuirem um SAC (até hoje não sei se SAC é uma exigência do governo ou se as empresas que possuem um o tem por mera/nobre preocupação com o consumidor mesmo), aqui tem várias cláusulas de direito do consumidor que não tem em outros países…

Me parece que nesse quisito de defesa do consumidor o Brasil supera o EUA, lá venda casada é permitida, empresas de lá que atuam aqui sequer possuem formas de entrar em contato e robotizam tudo (ou nem mesmo isso fazem deixando você somente com textos mortos que não resolvem nada), veja o suporte do Youtube, Instagram, Discord, Uber enfim… compare

A conclusão que tiro disso tudo é:

Saia do Brasil para o EUA e veja seus direitos de consumidor serem reduzidos a um terço ou menos que isso…

As práticas mencionadas da Apple aqui por exemplo, a apple faz isso porque LÁ É PERMITIDO oras…

Na cultura EUA suporte ao consumidor parece ser uma espécie de serviço premium, (como se eles estivessem a lhe fazer um favor), aquilo que aqui entendemos como obrigação lá é entendido como luxo ou facultativo…

E mesmo assim os consumidores amam rasgar seda daquele lugar que tá pouco se lixando pra eles :unamused: :unamused:

Amazon e Microsoft até agora foram as únicas excessões que encontrei e o Google está na área cinzenta…

Suporte de empresas de games então melhor nem comentar…

1 curtida

Verdade! Mas o pior de tudo é que como numa espécie de alienação da cidadania vejo muitos defenderem essa prática. Pra nossa sorte a UE não se conforma com esse tipo de abuso e acaba quebrando barreiras pelo mundo a fora.

Usei Apple até o Iphone 7, depois fui fazer as contas e vi que não era inteligente da minha parte manter produtos da Apple. A tal experiência tirava minha liberdade completamente. Eu tive que conviver com um defeito na bateria por 1 ano.

Ainda no Iphone 5 eu tive problema quando o IOS atualizou e meu wifi parou de funcionar. Ligando na Apple eles me disseram que não se responsabilizam por atualizações e que isso está nos termos de uso.

1 curtida

Toda vez que vejo uma dessas imposições da UE e vejo todo mundo aplaudido eu penso que sou louco.

Os deputados da UE não deferiam ficar ditando regra de coisas que eles não entendem. Os padrões devem vir pelas empresas e não por imposição de governos.

Já estou até ouvindo o questionamento “a malvada da Apple não iria colocar o USB-C no seus produtos se não fosse o UE”, verdade não teria, mas ela tem o direito de nao colocar.

Se o USB-C fosse tão importante os proprios usuarios da Apple iriam reclamar e parar de comprar, coisa que nao acontece.

A verdade é que pouquíssimas pessoas se importam com “Liberdade de Reparo” “Software Livre” “Qual tipo de conector”, e que nós estamos inseridos nesse meio e parece que todos se importam, mas saindo da bolha do linux ninguém se importa.

Eu é a maioria das pessoas escolheram seu deputado para lesgistar sobre coisas realmente importantes, não sobre essas minimas coisas de tecnologia.

Escolher pelo consumidor não é defender o direito do consumidor.

1 curtida

Talvez seja uma das únicas coisas que concordaria com a EU ja que costumam criar leis ambientais confusas impostas goela a baixo para aos Europeus sempre com prol ao “Meio Ambiente” ou algo sobre “Defesa do Consumidor”, mais como sempre acontece em toda pedaço de terra desse planeta, quem cria as leis não entende absolutamente nada sobre o que esta legislando e muito menos compreende (ou finge compreender ) o dia a dia da sociedade.

Sempre achei ridícula essa ideia de trocar um equipamento juntamente porque não acha ou não é possível trocar a bateria do mesmo, o que resulta em um equipamento que poderia funcionar por anos virando lixo muito cedo e poluindo o meio ambiente e piora quando e muitas regiões se quer tem politicas de reciclagem.

Não vejo muito comentário ou preocupações sobre os tão amados carros elétricos e suas caras e gigantescas baterias e o que será o futuro delas quando chegarem ao seu fim.

1 curtida

Cara, existe comissão técnica pra isso; os deputados só opinam se é necessário discutir um novo padrão e se o padrão adotado pelas empresas infligem em alguma legislação vigente.
E é assim em qualquer lugar do mundo; ou vc acha que um deputado acordou e disse “vamos mudar a tomada”, " eu pensei que tomada nossa deve ter o pino central" e etc ? Não é assim kk.

Em partes concordo, mas a Apple abusa de práticas abusivas, e também merece ser “freada” as vezes… além de não adotar um padrão comum no mercado, tendo o seu próprio padrão, ela negava aos clientes o carregador, vendendo-o separadamente…

Tecnologia é importante; pra muitos debater sobre temas como IA é mais importante que fomentar conflitos… claro que países ricos tem menos coisas a se preocuparem, no que diz respeito, a prestação de serviços públicos, qualidade de vida, moradia e emprego, e podem se dá ao luxo de debater legislações que regulamente o que pra gente é um “pormenor” .
O que os brasileiros achariam se no congresso estivessem debatendo a ida do Brasileiro a Lua ao invés do controle da inflação, diminuição da taxa de juros e geração de emprego?

O que não quer dizer que esses temas não sejam de importância pra soberania nacional; vê a Índia, com tantos problemas e até maiores que o nosso, tendo soberania aeroespacial, lançando seus próprios satélites e garantindo que terão autonomia se por ventura a retirarem do sistema GPS americano… Mas vá debater que precisamos investir em pesquisa, desenvolvimento e afins; brasileiro quer algo mais imediato; como penas mais duras, cadeia pra quem mat* ou violent* e comida nas mesas.

3 curtidas

Ok, mas você quer me dizer que eles sabem tanto quanto a Apple, Microsoft, Google, Amazon, etc?
Se a Apple e a Google se juntarem é criarem um novo conector melhor que o atual usb-c seu produtos seriam proibidos de ser comercializado na Europa.
Com isso mesmo se tivemos um conector tecnicamente melhor vamos ficar presos ao usb-c pois é economicamente inviável criar um produto que não pode ser vendido na Europa.
A Qualcomm comprou a briga com o quick charge, que segundo a empresa é melhor que o Usb-pd (Padrão atual UE)

Concordo que tecnologia é importante, e seus exemplos fazem sentido, mas os caras tão discutindo coisas irrelevantes:

Conector de celular: que não faz diferença pra ninguém pois como disse quem usa Iphone não se preocupa com isso. Sem contar que fizeram uma lei para obrigar uma única empresa a se enquadrar. (Apple)

Bateria Removível: Quantas pessoas realmente trocam a bateria dos dispositivos (Lembrando que estamos falando de Europa), a pessoa compra outro celular pois o telefone que chegou ao ponto de a bateria estar horrível não deve nem atualizar e deve viver travando.

A desculpa vai ser sempre o meio ambiente mas pensando logicamente não faz real diferença quando as pessoas vão trocar o aparelho inteiro.

Eu considero padrões muito rígidos um problema, pois essas leis não vão ser atualizadas tão rapidamente quanto as tecnologias. E lembrando é uma lei que vai ser imposta para o Mundo Inteiro.

Exemplo: Se quando criaram o xfce ele tivesse virado padrão não teríamos Gnome, Kde, Mate etc.
O tanto de Distro que tem por ai, existem por não ter padrão. Isso é só um exemplo do linux mas tem muitos outros que podem ser igualmente usados.

E uma duvida sincera, essa baterias removíveis não atrapalharam os dispositivos serem a prova d’água?

1 curtida

:wave:t2:

Isso que eu acho ser uma discussão saudável.

A verdade é que não é verdade (Paradoxo). Pode ser para mim mas não para o outro. O respeito que é o importante.

Eu disse da Apple mas, se olharmos de cima o total (como se fossemos Deus olhando para todos os seres humanos na Terra), veremos coisas que são legais para uns e não legais para outros. Aplausos a diversidade e o respeito. Acho que deveria ter um simulador para PC e Consoles chamado de “God” ae veriamos como cada ser humano no mundo como cada cultura no mundo se comporta (e é muito diferente).

Divaguei um pouco mas continuando falando da Apple, o lado positivo que vejo dela é o Ecossistema, tudo funciona out of box se sincronizam, se casam perfeitamente, quase não precisa de intervenção dos users. Acho que para o lado Windows e Android o mais próximo disso é a Samsung.

Já games, no meu Android eu uso serviços da Nvidia operado pela Abya, o GeForce Now e os da Microsoft o Ultimate Game Pass. Funcionam muito bem. Mas games para funcionarem out of box ae não tem melhor Sistema Operacional que o Windows.

Os Sistemas Operacionais Linux são livres nos dá maior liberdade, porém exige intervenções, conhecimento dos users (se fosse out of box o Diolinux poderia não existir). A grande vantagem é que existe o Diolinux e outros graças a liberdade do mundo Linux (na minha opinião).

Tem esta questão também, acredito que o motivo príncipal de vedarem os smartphones foi para ter o efeito a prova d’água. No passado eu me lembro que a própria Apple, se não me engano, mostrou um protótipo de smartphone sem nenhum buraco, conexão, tudo selado, a pessoa podia nadar com o smartphone. Os dispositivos seriam tudo bluetooth, wifi e carregamento sem fio, até solar (isso já tem) que colocamos o smartphone no vidro e ele recarrega com a energia do sol. Mas o smartphone totalmente vedado não saiu do papel parece. Isso sim seria, na minha opinião, algo inovador e teria igualdade no mundo inteiro. Carregadores sem fio, WiFi, Bluetooth os dispositivos funcionariam em qualquer aparelho. Diminuiria o tanto de cabos, o que é bom para o meio ambiente mas…

Nada é perfeito mas de todos os países e continentes no mundo, acredito que devemos seguir quem deles dá mais resultados talvez. Geralmente nós ficamos debantendo no meio do caminho mas não olhamos para os resultados. Se a Europa tem 8 dos 10 melhores países do mundo para se viver, então ela é o continente que mais toma decisões certas no mundo ao meu ver.

Mas repito nada é perfeito e somos diferentes, diversos.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

A questão lá não foi técnica, no que diz respeito ser melhor ou não, é ter adotado um padrão proprietário da Apple, prejudicando o consumidor…

Esse ponto eu concordo contigo, o que não quer dizer que por aceitarem, Apple pode querer ditar as regras quando bem entender…

Vamos dá um exemplo, fora Apple; Placa de vídeo, se a Nvidia por exemplo adotar um novo padrão exclusivo dela, tirando as demais conexões; eu poderia simplesmente dizer que ok, temos a AMD; quem quiser ficar preso a Nvidia, fique.

Mas aí não é bem assim, alguém tem que se posicionar, questionar a adoção de um padrão proprietário; questionar se outras empresas poderão criar adaptadores… se as fabricantes de hardware terão liberdade pra lançar modelos de monitores compatíveis, pagando os royalties a Nvidia…

Ter alguém pra questionar isso é bom, se por ventura a regulamentação final não atende os interesses da população e somente quis impor algo que fosse benéfico a um grupo de empresas X ou Y, aí são outros quinhentos e uma outra discussão.

Não conheço esse padrão, mas sim, é bem capaz que a solução adotada seja inferior a outras soluções…

As demais alegações, fazem sentido; e sim, ter bateria romovível é um empecilho as certificações de resistência a água.

Como leigo, eu não acho que precisa ser aquele padrão antigo de removível, mas algum meio que possibilite a troca fácil e rápida, mesmo que sendo necessário ir a alguma assistência. E que os modelos de bateria adotado pelas empresas sejam fáceis de encontrar no mercado, pensando também na segurança dos usuários, pra evitar a falsicação e venda de baterias não originais.

Vi o vídeo acho que do Canaltec; algo assim… fui me deparar o quão ruim era a experiência do Android para tablets ao notar o trabalho que a Samsung faz pra deixar minimamente usável nos seus galaxis table.

Eu sempre acreditei que a Samsung precisaria de ser mais Apple e menos genérica… é ruim pro consumidor, lógico que é. Mas pensando na empresa, ter produtos e serviços que rodem somente nos seus produtos, criar um ecossistema mesmo que restrito, faz sentido.

Até hoje não sei porque a Samsung não usa o Tizen pra tudo, deixando de usar Android e outras soluções da Google, além é claro de criar seu próprio sistema para notebooks…

Acho que ter somente uma boa experiência Android é muito pouco pensando em ser de fato uma concorrente a altura da Apple. Eu teria um Samsung com sistema proprietário? Não teria, mas vejo muita gente que teria se a experiência fosse tão boa ao usuário quanto é o iOS e OSX.

1 curtida

Não, esse é um dos argumentos de quem é favorável à manutenção de baterias integradas internamente (fixas), junto com a questão da espessura dos equipamentos, mas, antes já existiam equipamentos à prova d’água com baterias modulares e continuam existindo até hoje sob a forma de “rugged” (rústico) e militares, só se trata de tecnologia diferente da de carcaça “selada”.

1 curtida

Acredito porque o Android vem praticamente “Pronto” onde a Samsung só mantém uma equipe para fazer ajustes e algumas otimizações no SO para seus dispositivos, claro que existe um certo capricho nos modelos top de linhas e os demais aparelhos que inclusive são muitos ficam em segundo plano.

2 curtidas

Além de notebooks militares e rústicos resistentes ou à prova d’água modulares existirem, devemos lembrar que câmeras, relógios, etc., com as mesmas características, já existem há décadas. E se querem debater especificamente sobre smartphones, temos dois exemplos com baterias removíveis e à prova d’água ou resistentes a líquidos:

https://www.lg.com/br/celulares/lg-LGH840-gold#none (Bateria removível pela frente)
Samsung Galaxy S5 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fora que, a maioria dos aparelhos com bateria fixa, sequer são resistentes ou à prova de líquidos. Isso é muito mais uma desculpa dos fabricantes para proveito próprio, do que qualquer outra coisa.

3 curtidas

É possível sim ter dispositivos com proteção a água com baterias removíveis, logicamente vai ser menos eficaz. Pelo que lembro tiverem alguns galaxy que tinham essa certificação.

Para a maioria das pessoas a bateria ser ou não removível é pouco relevante, pois muitos trocam de celular antes da bateria ser um real problema, meu celular tem 2 anos e a barata tá de boa e o celular da minha mãe tem 3 indo para 4 também sem muitos problemas.

Mas as baterias removíeis também trazem algumas consequências negativas, no quesito design seria o que mais sofreria pois muitas fabricantes usam as próprias baterias como uma forma de sustenção dos dispositivos deixando eles mais finos e leves.
As baterias teriam também algumas restrições de formatos que poderiam impactar na capacidade, pois muitos aparelhos usam baterias em formato em L ou outros formatos para aproveitar ao máximo o espaço disponível.
Uma coisa que afetaria mais os smartphones seria o quesito arrefecimento, pois muitas fabricantes usam câmaras de vapor por cima das baterias para auxiliar na temperatura dos dispositivos.