A vigilância governamental está crescendo em todo o mundo

O último estudo da empresa de segurança cibernética Surfshark, mostra que agências governamentais e policiais solicitaram informações de mais de 5 milhões de contas, em 177 países, de 2013 a 2020.

Durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, o número de contas solicitadas para vigilância governamental aumentou de 0,9 milhão para 1,3 milhão. Os EUA e UE pediram quase 2/3 de todas as contas, o primeiro respondendo pelo dobro do último.

Apple divulga 80% de todas as solicitações de contas

O número de solicitações divulgadas - parcial ou totalmente - cresceu quase 280%, o percentual variando de 66% a 73%. A Apple liderou, com 85% em 2020 (mais da metade, nos EUA). As demais empresas, Facebook, Google e Microsoft, têm média de 70%.

A taxa de divulgação do Google vem aumentando quase 4% a cada ano, chegando a 76% em 2020 (segundo lugar). A do Facebook diminui lentamente, e estava em 73% no memso ano. Já a Microsoft tem a menor porcentagem de solicitações atendidas, desde 2018.

FONTE: aqui

Obs: 1) é de se pensar honestamente se TOR e VPN fazem diferença no tocante a privacidade…

4 curtidas

Considerando que mais de 80% do tráfego de dados de internet é por dispositivos móveis, que de forma geral não usam VPN, proxies nem rede TOR, o uso desses recursos tende a ser residual. Um indicativo de que celulares são mais rastreados que PCs está no número de solicitações, que sobe para Apple (há mais IPhones que Mac’s no mercado em uso), e Google, diminui para Facebook (provavelmente refletindo a migração para outras plataformas, como Instagram e Tik-Tok) e é a menor para a Microsoft (que atua majoritariamente em PCs, com móveis como Surface sendo marginais)

1 curtida

O ideal seria ter o IPFS como padrão, Apple, Facebook, Microsoft e Google estão divulgando os dados… VPN e Tor são essencialmente inúteis se a gente continuar criando contas nessas plataformas

4 curtidas