A última atualização do Opensuse Tumbleweed marca a introdução do Myrlyn

O snapshot 20250630 do openSUSE Tumbleweed foi lançado com várias atualizações de pacotes essenciais e melhorias no software, além da estreia do Myrlyn, novo gerenciador gráfico de pacotes.

:glowing_star: Destaques principais:

• Myrlyn chega para substituir o módulo Software do YaST, assumindo a interface gráfica de gerenciamento de pacotes.
  • Mantém o mesmo resolver de dependências (libzypp) usado pelo YaST e zypper, mas é uma aplicação independente em Qt 6/C++, sem dependência de Ruby ou do YaST.
  • Oferece melhor desempenho, responsividade e usabilidade, com modo de navegação somente leitura e procedimentos simplificados de atualização do sistema.
  • Design mais enxuto e com um único repositório, reduzindo esforço de manutenção, tamanho de instalação e melhor adaptado a ambientes mínimos ou em contêiner.
  • A migração do YaST, ativo há mais de duas décadas, para manutenção, segue outras iniciativas de modernização da distro, como o instalador Agama e o Cockpit, uma interface web para tarefas de administração do sistema
  • Funções de configuração de sistema antes geridas pelo YaST (como firewall, rede e gestão de usuários) serão delegadas a ferramentas dedicadas.

Conclusão:
O lançamento do Myrlyn no Tumbleweed marca uma virada importante na evolução do openSUSE, oferecendo um gerenciador de pacotes moderno, rápido e de fácil manutenção. Embora o YaST continue em modo de suporte, o futuro do software da distro está claramente apontado para esse novo caminho — especialmente com o firme compromisso do Leap 16 em adotar totalmente o Myrlyn.

2 curtidas

Se fosse uma cobra, tinha me mordido. – Só fiquei sabendo porque você avisou:

O que será que se esconde por trás de tão belos auto-elogios…

1 curtida

Achei o Myrlyn com o jeitão do Synaptic. :grin:
Depois de tanto tempo com o Yast, é complicado removê-lo assim, o povo da velha guarda acaba tendo um pouco de dificuldade de aceitar a mudança.

1 curtida

Nunca!

Nenhum gerenciador GUI – que eu conheça – faz o que o Synaptic faz.

Algum motivo válido deve existir, pois o openSUSE tem um longo histórico de solidez e seriedade. – Nunca vi ceder a modismos, nem fazer trapalhadas. – Imagino que fragmentar o YaST2 seja a melhor solução, tendo em vista estratégias já desenhadas para o futuro. Imutabilidade, conteinerização, essas coisas.

Ou, simples divisão de trabalho entre vários mantenedores / equipes. – Talvez um tijolão faz-tudo como o YaST2 dificulte uma boa divisão de tarefas.

Eu não uso o YaST2, nem vou usar o Myrlyn, então só posso comparar a “aparência” dos bichos:

O YaST2 desperdiça espaço. – Exemplo da seção Patterns:

Os Patterns no Myrlyn:

De qualquer modo, ambos usam letrinhas miúdas demais, para o meu gosto – e não vi nenhum menu de configuração deles próprios, em nenhum dos dois. – Eles configuram tudo… menos, a si próprios?

1 curtida