Meu pendrive é bootavel com linux mint, mas quando eu tento acessar para instalar, a tela fica preta. Não sei se o problema, mas com o instalador do windows 10 dizia faltar drivers.
Qual programa você usou para gravar a ISO no pendrive?
Qual a versão do LinuxMint?
É PC ou Notebook?
Qual a placa de vídeo?
Usei Rufus.
A atual 20 cinnamon.
Notebook sem placa de vídeo.
Se for o que estou pensando, faça o seguinte:
Costumo fazer isso no Ubuntu em uma máquina que usa Nvidia e normalmente não instala ficando uma tela preta, acredito que funcione também no Mint.
1 - quando a primeira tela de instalação aparacer, aperte TAB ou a tecla indicada abaixo para editar a inicialização:
EX de tela:
2 - Localize a linha onde está escrito “SPLASH”, dê um espaço e coloque nomodeset deixando um espaço entre esse comando e o próximo conforme a foto:
aperte F10 para salvar, se esse for o problema, vc conseguirá iniciar a instalação.
Para mim nem chega nessa primeira tela. Ao colocar o pendrive e botar para iniciar por ele só aparece a tela preta e mais nada.
tente dar um ESC no início para ver se a tela aparece, se não aparecer fica complicado, vc sabe a configuração exata da máquina ?
Uma sugestão, é usar o Ventoy para instalar o linux, porque ele força um modo de vídeo diferente da inicialização.
Vou testar dando ESC, se não conseguir vou pesquisar sobre o Ventoy.
Configuração:
- Processador Core i3 2310M
- Memória RAM de 4 GB
- HD de 500 GB.
- Sistema operacional Windows 7 Ultimate (Não está ativado).
Se não me engano a Bios diz que algo está errado, pode ser que isso seja relacionado ao erro também (Vou tirar uma foto)
A mensagem diz:
“Configurar itens nesta tela com valores incorretos pode causar mau funcionamento do sistema!”
Não interfere em nada, é apenas uma mensagem de advertência.
O ideal seria ver a configuração da bios em security para ver se tem algum valor que pode ser modificado.
Ou seria a sequência do boot…
Vc está iniciando com o usb, o seu computador fornece este recurso?
Dependendo do computador, só via dvd?
Eu inicio com o usb manualmente. (Que no caso aqui é o F10).
Ok… mas tem suporte, pois tenho um PC aqui que tem usb na bios, mas não tem suporte para iniciar o boot
Boa tarde, a tds.
Vê isso: Segue talvez funcione. Ventoy o melhor. ( Coloquei logo um pendrive de 32G , e parei de passar raiva com outros programa. )
Larguei todos os outros programa p/ criar pendrive bootavel .
e o vídeo ensinando:
Simplesmente não uso nenhum outro mais, esse programa realmente é próximo a perfeição, se brincar é perfeito.
Eu testei com windows 10 e deu certo, então sim.
Tente com o
https://unetbootin.github.io/
Veja se funciona
Tenso, mas antes de passar a usar o que citei, era toda hora testando app diferente. E já teve vez de ter que utilizar uma versão um pouco mais velha pra conseguir instalar de boas.
Um notebook que tive que instalar a versão do " mint 18 " Porque as mais atual não sei porque não dava certo.
Tem o app que o man citou abaixo:
e outro que eu usava (normalmente era o que mais funcionava.
Outra sujestão seria utilizar uma ou mais versões anterior.
Vou testar esse, entre ontem e hoje fiquei testando o Ventoy e o UNetbootin e foi sem sucesso.
O Etcher também não resolveu o problema.
É o Mint 20? Você está tentando bootar em Legacy BIOS ou GPT? Eu tenho um notebook que também tem BIOS da Phoenix e quando estou usando UEFI (o que utilizo por padrão) a ISO do Mint 20 tem o mesmo problema de tela preta, mas após apertar enter dentro de alguns instantes o sistema inicia normalemnte. Acontece que o problema é dessas versões mais recentes do GRUB, provalvente há alguma incompatibilidade com o meu hardware, já que o Mint 20 instalado também sofre do mesmo problema do GRUB ser só uma tela preta (sendo necessário configurar o GRUB pra “console” pra funcionar). Se alguém mais entendido aqui saber onde exatamente está localizando a fonte do GRUB que o Mint/Ubuntu utilizam, por favor me informe que gostaria de reportar o problema.