A Steam em Snap finalmente consegue rodar games que precisam do Proton

Boa tarde pessoal. Eu acompanho o canal de desenvolvimento dos Snaps e pude verificar que, depois de muito tempo, finalmente a Canonical resolveu os problemas da Steam em Snap que impediam a execução de jogos que dependiam da camada de compatibilidade Proton para rodar. Os problemas estavam associados às limitações de permissão de acesso geridas pelo AppArmor, que, por serem muito rígidas, impediam que os arquivos do Proton fossem acessados. Porém, desde o dia 25 deste mês o problema começou a ser solucionado com o lançamento da versão do Snapd 2.64 no canal beta de atualizações. O Snapd, para quem não sabe, é um daemon que gere os Snaps e permite que eles funcionem como uma sandbox. Estou usando esta versão do Snapd no Ubuntu 22.04 e todos os meus jogos da Steam em Snap que usam o Proton estão rodando perfeitamente, o que inclue Naraka Bladepoint, Asphalt: Legends Unite e Rouge Company. Quem se interessar pela lista de mudanças do Snapd pode acessá-la aqui. E quem desejar esperar pela versão estável, pode esperar por ela no fim de Agosto.

4 curtidas

se snap não fosse codigo fechado teria tomado lugar do flatpak tranquilamente e poderia ser muito mais facilmente o empacotamento “padrão” de todos os apps linux

Espero q um dia a canonical mude isso

Isso é ótimo. Lembro de ler alguns dias nas postagens oficiais da canonical que eles estavam trabalhando nisso com foco de deixar a Steam o mais out-the-box possível no Ubuntu.

É ótimo que estejam conseguindo resolver os (diversos) problemas. A versão Snap nem deveria ter sido lançada tão cedo como foi, ainda mais direcionando os usuários para ela na loja de aplicativos.

Estava claramente em caráter experimental, a ponto de lotar a Valve de issues que nada tinham a ver com a Steam ou o Proton, mas sim com o empacotamento.

Eu também achei um erro a Canonical lançar a versão snap da Steam padrão logo em uma versão LTS, mas acredito que fizeram isso por precisar de feedback dos usuários ( tipicamente Microsoft ) em uma escala maior. Havia um problema também relacionado a adicionar um segundo disco na Steam (algo que afeta o flatpak e requer o Flatseal para resolver) e espero que também tenham resolvido.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.