Dizem que, no futuro, com a cada vez maior dependência de eletrônica, o padrão será que os automóveis se tornem descartáveis (Isso sem falar que, o carro deverá ser mais um serviço em si, concedido por assinatura e direito de uso, do que, uma propriedade em si), quer seja por conta da falta de reparabilidade (ou o fato da manutenção em si não compensar), quer seja pela falta de atualizações que os sistemas operacionais desses veículos possam enfrentar após o fim do suporte de software dos fabricantes, o que deverá ser mais acentuado nos carros elétricos. Imagine um carro com alto nível de automação com o “sistema operacional” desatualizado e sujeito a todo tipo de falha?! Os eletrodomésticos, com a “smartzação” dos eletro-eletrônicos e a dependência de “nuvem” e “internet das coisas” passarão pelo mesmo, serviços por streaming nem se fala, um dia as coisas estão no catálogo, outro dia desaparecem.
Deem uma olhada neste laptop da framework, TOP em.
Laptop framework
Um linux nele ainda por cima da para dar um grau.
Era um de meus sonhos que eles vendessem localmente aqui no Brasil, porque, importando fica muito inviável pela taxação.
Mais você já fez as contas comprando lá com taxas e despesas, cara sai muito mais barato, eu comprando um macbook lá com taxa e tudo , infelizmente nosso brasil estão todos ladrões, não escapa um mais ladrão roba ladrão.
Se eu tivesse acesso com certeza investiria num troço desses, sonho. É maquina pra usar durante 10 anos+
Depois essas empresas vêm dar uma de amiguinhas do meio ambiente. Qual será o custo ambiental por não se poder dar uma sobrevida a um equipamento eletrônico?
Ano passado consegui arrumar sozinha meu notebook idoso de 12 anos. Tá funcionando que é uma maravilha. E, na época que comprei, ele custou uma fração do valor dos notebooks atuais (mesmo considerando a inflação). Na minha opinião os equipamentos atuais não valem o que estão cobrando.
Esse fenômeno afeta os smartphones tbm, que além de serem pouco reparáveis, apresentam qualidade duvidosa pelo preço cobrado. Nunca vou superar o meu S20 Fe trincando a tela em dois lugares após cair - literalmente - da altura de um cubo mágico. É, eu sei que eu fui idiota de apoiá-lo em um cubo mágico. Mas trincar uma tela “super resistente” após cair de 5cm de altura é sacanagem. Acho que nem vale à pena reparar.
Minha esposa tem um S10 que a tela ficou verde sozinha, horrível. Reclamei na Samsung e a resposta deles foi basicamente: se fode ae parceiro. Não quiseram trocar mesmo sendo comprovadamente vício oculto deles, uma breve pesquisa na net prova isso. É complicado.
Eu tinha um iphone 5s, nunca travou, até mesmo com atualizações grandes, apps pesados, um sistema leve e bonito, pena que era de vidro a tela rachou inteira para trocar valia uma nota, mas envista do de hoje acho que valia a pena trocar a tela e continuar com ele.
Aí é realmente sacanagem.
Depende muito… se for na autorizada da Samsung, é muito caro para trocar (mas ao menos, o serviço é de qualidade) e se for naquela lojinha da esquina que vende de tudo e também conserta celular, você vai pagar mais barato, mas é uma verdadeira roleta russa: ou o serviço pode ser excelente ou extremamente porco.
No caso do meu A52 que era do meu pai, o defeito foi que a traseira simplesmente descolou do celular.
Não valem e você não tem um pingo de garantia (tanto na qualidade em si, quanto na garantia, em caso de defeito).
Sujeito pode comprar o produto Magic Ultra Power Plus, custando o fígado e os rins. Estraga igual os outros e a garantia é um pé no traseiro.
Elas se fazem de anjos, quando são o demo. Tenho um headset cujas principais funções dependem de uma bateria. Detalle: o headset é com fio!!! Ou seja, no dia que a bateria viciar, já era… lixo eletrônico. Fazem de propósito.
acredito que sim. meu notebook samsung simplesmente quebrou quando instalei o windows 10 no lugar do windows 11 nativo. aparentemente ele foi projetado para funcionar apenas com o OS nativo. o que o salvou da obsolescencia foi o linux mint
Tenho dois Notebook Samsung, essa situação da compatibilidade com Linux é ótima. Um deles está ainda vivo sendo que é uma máquina de 2010 com todos os problemas “bateristicos” que um equipamento dessa idade teria. Mas não sei se a outra máquina de 2018, um i5 de oitava geração, durará tanto.