A "reparabilidade"´, pelo usuário, em notebooks vai se tornar um privilégio de luxo? Uma excessão?

Dizem que, no futuro, com a cada vez maior dependência de eletrônica, o padrão será que os automóveis se tornem descartáveis (Isso sem falar que, o carro deverá ser mais um serviço em si, concedido por assinatura e direito de uso, do que, uma propriedade em si), quer seja por conta da falta de reparabilidade (ou o fato da manutenção em si não compensar), quer seja pela falta de atualizações que os sistemas operacionais desses veículos possam enfrentar após o fim do suporte de software dos fabricantes, o que deverá ser mais acentuado nos carros elétricos. Imagine um carro com alto nível de automação com o “sistema operacional” desatualizado e sujeito a todo tipo de falha?! Os eletrodomésticos, com a “smartzação” dos eletro-eletrônicos e a dependência de “nuvem” e “internet das coisas” passarão pelo mesmo, serviços por streaming nem se fala, um dia as coisas estão no catálogo, outro dia desaparecem.

2 curtidas

Deem uma olhada neste laptop da framework, TOP em.
Laptop framework

Um linux nele ainda por cima da para dar um grau.

3 curtidas

Era um de meus sonhos que eles vendessem localmente aqui no Brasil, porque, importando fica muito inviável pela taxação.

2 curtidas

Mais você já fez as contas comprando lá com taxas e despesas, cara sai muito mais barato, eu comprando um macbook lá com taxa e tudo , infelizmente nosso brasil estão todos ladrões, não escapa um mais ladrão roba ladrão.

Se eu tivesse acesso com certeza investiria num troço desses, sonho. É maquina pra usar durante 10 anos+

1 curtida

Depois essas empresas vêm dar uma de amiguinhas do meio ambiente. Qual será o custo ambiental por não se poder dar uma sobrevida a um equipamento eletrônico?

Ano passado consegui arrumar sozinha meu notebook idoso de 12 anos. Tá funcionando que é uma maravilha. E, na época que comprei, ele custou uma fração do valor dos notebooks atuais (mesmo considerando a inflação). Na minha opinião os equipamentos atuais não valem o que estão cobrando.

Esse fenômeno afeta os smartphones tbm, que além de serem pouco reparáveis, apresentam qualidade duvidosa pelo preço cobrado. Nunca vou superar o meu S20 Fe trincando a tela em dois lugares após cair - literalmente - da altura de um cubo mágico. É, eu sei que eu fui idiota de apoiá-lo em um cubo mágico. Mas trincar uma tela “super resistente” após cair de 5cm de altura é sacanagem. Acho que nem vale à pena reparar.

3 curtidas

Minha esposa tem um S10 que a tela ficou verde sozinha, horrível. Reclamei na Samsung e a resposta deles foi basicamente: se fode ae parceiro. Não quiseram trocar mesmo sendo comprovadamente vício oculto deles, uma breve pesquisa na net prova isso. É complicado.

1 curtida

Eu tinha um iphone 5s, nunca travou, até mesmo com atualizações grandes, apps pesados, um sistema leve e bonito, pena que era de vidro a tela rachou inteira para trocar valia uma nota, mas envista do de hoje acho que valia a pena trocar a tela e continuar com ele.

2 curtidas

Aí é realmente sacanagem.

Depende muito… se for na autorizada da Samsung, é muito caro para trocar (mas ao menos, o serviço é de qualidade) e se for naquela lojinha da esquina que vende de tudo e também conserta celular, você vai pagar mais barato, mas é uma verdadeira roleta russa: ou o serviço pode ser excelente ou extremamente porco.

No caso do meu A52 que era do meu pai, o defeito foi que a traseira simplesmente descolou do celular.

2 curtidas

Não valem e você não tem um pingo de garantia (tanto na qualidade em si, quanto na garantia, em caso de defeito).

Sujeito pode comprar o produto Magic Ultra Power Plus, custando o fígado e os rins. Estraga igual os outros e a garantia é um pé no traseiro.

Elas se fazem de anjos, quando são o demo. Tenho um headset cujas principais funções dependem de uma bateria. Detalle: o headset é com fio!!! Ou seja, no dia que a bateria viciar, já era… lixo eletrônico. Fazem de propósito.

3 curtidas

acredito que sim. meu notebook samsung simplesmente quebrou quando instalei o windows 10 no lugar do windows 11 nativo. aparentemente ele foi projetado para funcionar apenas com o OS nativo. o que o salvou da obsolescencia foi o linux mint

Tenho dois Notebook Samsung, essa situação da compatibilidade com Linux é ótima. Um deles está ainda vivo sendo que é uma máquina de 2010 com todos os problemas “bateristicos” que um equipamento dessa idade teria. Mas não sei se a outra máquina de 2018, um i5 de oitava geração, durará tanto.

3 curtidas