Imagino você durante a Reforma Protestante no século 16 defendendo o monopólio da Igreja Católica.
-Se Deus é um só, pra quê ter mais de uma religião?
-Se Jesus ordenou a Pedro que fundasse a Igreja de Cristo, porque devemos permitir outra?
-Se essa gente não é bruxa, porque fazem rituais que não são aprovados pela Igreja?
-Como pode ex padres e ex freiras casados, fundar uma nova seita e traduzir a bíblia por conta própria?
Você ia terminar dizendo:
-Essa gente que espalha doutrinas falsas, seitas e mentiras trazendo caos e a divisão para a sociedade, algo que há pouco tempo não existia, deve sim ser punida por colocar em cheque a autoridade do Papa.
Meu amigo, o ser humano só muda o século, mas a mentalidade ainda é a mesma. Discordar do sistema foi, é e sempre será visto com desconfiança por aqueles que vivem do sistema. Esses vão querer defendê-lo a todo custo e muita vezes, vão atacar ferozmente quem pensa diferente.
Provavelmente, você não vai entender o paralelo da sua fala com o passado e o presente, mas enfim. Paciência.
Fui!