A nova ferramenta GNOME screenshot é apresentada

A nova ferramenta GNOME screenshot é apresentada - Diolinux

A tão esperada nova versão do GNOME Screenshot está praticamente pronta para integrar a versão 42 deste ambiente de trabalho.

11 curtidas

Eu já achava incrível a forma de screenshot do Gnome, mesmo sendo da tela toda, era só apetar o botão e pronto, como num celular, mil vezes mais simples que no Windows, mas faltava uma ferramenta como Windows de cortar e editar print, agora o ambiente Gnome ta sem duvidas muito mais completo. :clap:

2 curtidas

Bacana, ver o gnome-screenshot evoluir! – Mas as informações ainda não permitem uma avaliação concreta – e sempre tenho medo de “melhorias”… :grimacing:

Embora eu só use KDE, há quase 6 anos substituí suas ferramentas (primeiro o KSnapshot, agora o Spectacle) pelo gnome-screenshot.

Até o momento, utilizo esses atalhos:

PrtScn:
gnome-screenshot -p -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

Shift+PrtScn:
gnome-screenshot -p -d 7 -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

CTRL+Shift+PrtScn:
gnome-screenshot -w -p -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

CTRL+PrtScn:
gnome-screenshot -w -p -d 7 -f /PATH/$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

Onde:

-p - Inclui o ponteiro do mouse

-f - Grava automaticamente em um arquivo, no caminho (PATH) escolhido, com um nome no formato:

$(date +%F_%H-%M-%S)_Mx.jpg

Ou seja, algo como “2022-02-23_10-04-27_A”. – As últimas letras indicam a distro, por exemplo: “_Mx” (MX Linux), “_A” (Arch), “_Mg” (Mageia) etc. – A extensão “.jpg” seleciona o formato do arquivo de imagem (JPG, qualidade 80%).

Especifico separadamente hora-minuto-segundos, para evitar os dois-pontos “:” do formato original – que não eram aceitos no antigo Windows XP, e hoje não sei se seriam aceitos no velho Pendrive de 2 GB em Fat32 (universal para lojas de conveniência).

´-w´ - Captura apenas a janela ativa no momento

-d 7 - Retarda a captura (delay) em 7 segundos – para os casos em que a tecla PrtScn não funciona com algum menu aberto. – Então, disparo a captura com retardamento e abro aquele menu em seguida, para deixar tudo pronto.

Esses parâmetros (e outros) podem ser vistos pelo comando $ gnome-screenshot --help – ou, com mais detalhes, pelo comando $ man gnome-screenshot.

Para criar um novo atalho, basta clicar com o botão direito do mouse na área vazia da seção “Atalhos personalizados” – Novo >> Atalho Global >> Comando-URL

Pressionar a tecla de atalho que se pretende atribuir…

… e colar no campo o comando a ser executado.

Até hoje, isso funcionou em quase todas as distros que uso (com KDE) – basta instalar 1 único pacote, pequeno e simples – sem nenhuma dependência adicional.

Não funcionou na sessão Wayland do Fedora 34 KDE. – Portanto, o futuro já é incerto, e a longo prazo vou ter de encontrar outra solução

Falta eu conseguir instalar um gnome-screenshot no Slackware – mas não posso dizer que eu tenha tentado muito.

O KDE já inclui o novo arquivo na seção “Arquivos recentes” de seu Menu, automaticamente.

Isto falha em algumas distros, por exemplo, no Mageia

A captura é confirmada por um “piscar” da tela.

Isto falha em algumas distros, por exemplo, no PCLinuxOS

O atual KDE Spectacle, o antigo KSnapshot e outras ferramentas oferecem muitos outros recursos – por exemplo, fazer uma anotação (seta, círculo) e subir para um serviço de hospedagem de imagens – o que pode ser muito útil, no meio de uma conversa, num fórum que não aceita upload. Você recebe uma URL e cola ela na conversa no fórum.

Mas exigem vários cliques, a cada imagem. Para mim, o importante é capturar e salvar automaticamente – muitas vezes, várias imagens em rápida sequência – com data e hora nos respectivos nomes.

Bom… Tudo isso é muito simples e prático, no meu caso específico – e tem funcionado muito bem, com todas as distros + KDE (exceto Slackware) há cerca de 6 anos.

Se começarem a inventar muita novidade – com foco em dar moleza – fico até com medo de complicarem a minha vida. :grimacing:

3 curtidas

Não diria que é uma evolução, mas sim uma reimplementação da funcionalidade. Essa nova ferramenta de screenshot não é um aplicativo a parte, mas sim um componente do GNOME Shell, ou seja, com base em seu exemplo de uso, o mesmo workflow não cabe. Não tenho certeza, mas talvez o programa gnome-screenshot precisará de novos mantenedores.

2 curtidas

De fato, a pessoa que assina o anúncio, e as pessoas linkadas nele, parece que são diferentes do antigo mantenedor.

Tenho quase certeza de que o “atual” gnome-screenshot está umbilicalmente ligado ao Xorg – e talvez seja por isso que não funcionou no Plasma-Wyland (Fedora 34). – Se for isso, então com certeza precisa ser adaptado, ou talvez mesmo refeito do zero (não entendo dessas coisas).

Imagino que ainda funcione no Gnome-Wayland – talvez mediante alguma adaptação, ainda não incluída no Plasma-Wayland. Sei lá. Isso tudo foge aos meus fracos conhecimentos.

O Conky também não funcionou corretamente na sessão Plasma-Wayland do Fedora 34 (não testei no 35). No git do Conky, há um “pedido” relativo ao Wayland, aberto desde +/-2014. – No início, acompanhei, mas no final virou “grego” para mim. – Pelo que tenho lido, continua inadaptado ao Wayland.

Coisas assim, talvez sejam o que ainda mantém este quadro de opções oferecidas pelo SDDM, que tenho constatado nas minhas distros:

Debian        X11
Manjaro       X11
Arch          X11
MX Linux      "Plasma" (?)
Mageia        "Plasma" (?)
PCLinuxOS     "Plasma" (?) e "failsafe"
Slackware     X11, Wayland e "failsafe"
openSUSE      X11 e Wayland
Void          X11 e Wayland
Neon          X11 e Wayland
Fedora        X11 e Wayland

Ainda me dói ver os atrasos nos aplicativos para o mundo Linux, até hoje ainda não temos uma ferramenta de screenshot com rolagem, como o Snag It, precisa fazer um universo de gambiarras para poder fazer através de plugins de navegador.

O mesmo vale para aplicativos de informações do sistema, não há nenhuma opção que chegue se quer aos pés de um HWINFO64.

SAD BUT TRUE.

2 curtidas

O flameshot me satisfaz!

2 curtidas

O flameshot é muito bom, sempre utilizei ele ao invés do apps nativos do gnome do kde.

2 curtidas

O visual desse novo GNOME Screenshot me lembrou bastante da repaginada que teve no gravador de áudio há pouco mais de um ano.

Dá até a impressão que a mesma pessoa trabalhou nas duas repaginadas.

2 curtidas

Entrei aqui só para dizer que, a ferramenta de captura embutida no shell que sempre existiu não tem nada a ver com o gnome-screenshot, são coisas distintas e os atalhos padrão de captura são do shell desde o 3.0, só estão criando uma interface para esses atalhos de captura e screencast, se você usa o gnome-screenshot segue o baile, é uma aplicação à parte que eu só utilizava para tirar print temporizado, a ferramenta nativa não faz isso “Ou não fazia, estou sem tempo pra testar, mas até a última vez que usei via COPR ainda estava em estagio inicial”, mas o gimp tem essa função de captura temporizada, então o gnome-screenshot se tornou algo dispensável “pelo menos para mim”. Se me lembro o import ja faz isso e era bem utilizado antigamente pelo amantes do *box, import é um comando do ImageMagick/GraphiksMagick algum dos dois quase certeza vocês tem instalado.

#fui
“E nunca mais voltoooou!!!” Foi Tim que disse, nao fui eu kkkkk

3 curtidas

Caramba, vai poder gravar a tela? Ótima funcionalidade. Estou ansioso para a hora que isso vai sair dos testes e vir direto pro Fedora.

@Negev Sempre foi possível desde o 3.0 o atalho e ctrl+alt+shift+r para iniciar e parar uma gravação o tempo padrao é 30 segundos, mas pode ser configurado via gsettings ou dconf-editor.
Por padrão será colocado em Vídeos como as capturas de tela são colocadas em Imagens, quando você tiver tempo vá nas configurações na parte de atalhos de teclado vai se surpreender com o tanto que existe no shell.

Essa captura foi tirada com SHIFT+PrintSCR que captura a seleção.

Captura de tela de 2022-02-26 01-45-08

Gravação de tela: Quando você inicia uma gravação vai aparecer um indicador no painel (Bolinha vermelha) tipo assim.
Captura de tela de 2022-02-26 02-01-40
E quando parar ela some.

Infelizmente o fórum não aceita vídeos webm, a gravação por padrão não suporta áudio, mas a algum tempo existia uma extensão Easyscreencast que dava essa opção, não sei a quantas anda pois para vídeos mais complexos existe o OBS Studio.

https://extensions.gnome.org/extension/690/easyscreencast/

2 curtidas

Legal!

Eu infelizmente nunca pude ousar usar qualquer distro com Gnome aqui. Sempre tive notebook de entrada… então só me resta me satisfazer com XFCE mesmo. :smiling_face_with_tear:

Dando tudo certo, vou comprar um Acer ou um Lenovo com 8GB de RAM e GPU ou Integrada da AMD pra poder usar melhor aqui para o meu trabalho, além de poder usufruir o melhor do Gnome. Gosto muito desse ambiente gráfico.

Hoje estava analisando a ferramenta e realmente é ótima para quem está tendo um primeiro contato com o GNOME, mas para quem já estava acostumado a utilizar os atalhos de teclado do shell, existe na ferramenta a captura de seleção, porém eu vou sentir muita falta do SHIFT+Print para capturar seleções rápidas, mas nada que eu não possa me adaptar, porém os atalhos eram mais rápidos e práticos, estou me adaptando porém a captura de seleções dá mais trabalho com a nova interface antes era só teclar e selecionar a área simples assim, agora você tem que ir para a interface “Selecionar e redimensionar , toma bem mais tempo que o normal”, passei aqui só pra dizer isso.
Mais uma vez ressaltando que o gnome-screenshot é uma ferramenta distinta da ferramenta de captura do Shell.

1 curtida