A minha experiência com o navegador Opera

Veja como foi a minha experiência ao deixar o Google Chrome e utilizar apenas o navegador Opera por uma semana.

3 curtidas

A tal ‘‘VPN gratuita’’ na verdade é apenas um proxy.

‘‘This Opera “VPN” is just a preconfigured HTTP/S proxy protecting just the traffic between Opera and the proxy, nothing else. It’s not a VPN.’’

Me pergunto como alguém pode achar que este navegador ainda é confíavel depois que foi comprado pela Qihoo360.

4 curtidas

Cansei do Opera . Toda vez que tinha uma atualização do Opera no Linux , os videos no Youtoba parava de funcionar. Tinha que toda vez copiar uma lib do Chromium para o Opera voltar a funcionar os videos no Youtoba.

Das que usei, a única distro fácil de resolver esse problema dos codecs no opera foi o arch:
opera-ffmpeg-codecs

1 curtida

Excelente matéria! Apenas vamos corrigir/esclarecer alguns pontos:

1 - Para o Opera (Versão Snap) reproduzir vídeos basta instalar o pacote Snap do Chromium-codecs-ffmpeg-extras
2 - ffmpeg não é um codec e sim uma biblioteca e neste caso o nome dessa lib que o opera precisa é libffmpeg.so.
3 - A libffmpeg.so não “precisa” estar numa versão especifica pra o navegador, geralmente qualquer uma não muito desatualizada serve. Basta colocar na pasta do Opera.
4 - Sobre a questão de sempre atualizar e ter que copiar a libffmpeg.so novamente, isso só ocorre nos pacotes .deb e .rpm. A versão snap com o pacote chromium-codecs não tem esse problema quando atualizar.
O recomendo por isso mesmo é optar por usar a versão em Snap do Opera, que acredito que seja a que os devs estão focando.

Sobre a questão de privacidade há mais exageros do que verdades em si. O Opera ainda é um software com nome solido no mercado e usado por milhares de pessoas no mundo. E não há atualmente escândalos envolvendo esse browser nesses últimos anos.
Eu particularmente me preocuparia mais com privacidade ao usar o Chrome do que o Opera.

E antes que perguntem, NÃO! O Opera não é meu browser principal e sim o Firefox e Vivaldi.

2 curtidas
  • Eu me pergunto sobre que tipo de confiança em privacidade alguém que usa Chrome procura? O Google tem acusações e provas explicitas de coleta “exagerada” de dados de usuários, especialmente depois do anúncio do FLoC, sendo usado até como forte argumento de publicidade dos navegadores concorrentes. Já o Opera é acusado de que? De ser propriedade de uma empresa chinesa? Isso pra mim tem mais cara de xenofobia e briga ideológica.

  • De fato, o Opera tem um problema muito chato referente a suporte a codecs, mas quem tem distro Arch ou derivadas, não terá problema algum, pois no AUR é compilado pacotes de suporte DRM (widevine) e ffmpeg com atualizações sempre em dia mantendo compatibilidade. Confesso que várias vezes larguei mão do Opera devido a obrigação de fazer a correção manual dos codecs ao usar outras distros que não fosse o Arch, mas recentemente tive um insight ret@rdado (rsrs)… descobri que usando a versão snap e instalando o pacote chromium-codec ou somente o ffmpeg tbm snap, o Opera rodará tudo sem problema algum, ou seja: se quiser testar o Opera, instale-o na versão snap.

  • O Opera tem funcionalidades que acabei ficando dependente, como o pop-up automático que aparece oferecendo copiar o texto que está sendo selecionado, evitando o clique no botão direito, etc. Algo muito parecido acontece ao selecionar medidas e moedas estrangeiras, que automaticamente mostra a conversão do dado.

  • Os botões de contexto é incrível, pois cada um oferece um ambiente diferente para vc abrir abas, como fosse uma “área de trabalho” diferente. Eu uso muito para abrir em cadas contexto, um grupo diferente de abas de acordo com o assunto/tarefa.

  • Uma outra coisa ruim é que a sincronização não sincroniza os addons, ou seja, toda vez que for instalar, terá que instalar tbm cada addon que vc usa e configurá-lo.

Bom, eu… passo a vida alternando entre Opera e Vivaldi. Os dois tem coisas incríveis que não consigo largar. Posso até dizer que uso esses dois como navegadores padrão… Indecisão? Não, acho q é poligamia mesmo hehehe.

2 curtidas

Não utilizo o Chrome.

Se você acha que um software de uma empresa que tem um backdoor escondido no seu navegador, que criou um smartwatch que espiona seus usuários, que colocou um backdoor pre-instalado em smartphones e que trapaceou em testes de antivírus é confíavel…

5 curtidas

Oxi, tá… Por mim tudo bem rsrsrsrs

“Acha”. Eu prefiro não me basear em achismos que não fazem conexão direta com o navegador em questão. O Opera é um navegador muito popular… admiro não ter havido nenhuma denúncia sobre ele no reddit ou pelo o Annonimous. Prefiro não me movimentar em base de informações de bastidores de uma briga ideológica histórica entre oriente e ocidente.

O Opera é um excelente navegador mas pelo fato de um dos principais fundadores ter saído por não concordar com algo que ele não deixa explicito (creio que seja um acordo de confiabilidade e ele não pode falar sobre isso) ter saído e criado o Vivaldi. Penso eu ser um sinal claro de que a Qihoo360 e seus afiliados ter algo de estranho.

5 curtidas