A migração pro Linux e a pedra no caminho que são os apps

Eu quero muito tirar o meu Windows do dualboot com o Arch, mas um programa de screen share que funcione o áudio parece não existir. O Discord e Skype nenhum funciona ao compartilhar tela com amigos, é chato ter que sair do Arch e ir pro Windows pra começar ver vídeo aula com os amigos. Pois o som dos vídeos em compartilhamento de tela não funciona no linux já que o próprio discord se recusa responder meu ticket e de outras pessoas que tem o mesmo problema e dar uma solução, o Skype nem se fala… Me ajudem a achar um App gratuito para esse funcionamento, Pois é problemático usar um dualboot apenas para isso. Dei uma pesquisada e a única coisa que achei era apps pagos por mensalidade.

Tem a alternativa de utilizar o OBS com o VLC

Amigo, eu encontrei uma forma de compartilhar tela e áudio em qualquer software que use um microfone. No meu caso eu uso o Discord e uma tática velha para compartilhar audio do PC no Discord quando ele nem suportava essa função. No Windows eu usava o Virtual Audio Cable e funcionava super bem. Ironicamente é possível fazer o mesmo em qualquer distro Linux com apenas um script para o PulseAudio e um pouco de lógica. Vou explicar:

Esse aqui é o script que criei com alguns comandos para automatizar toda vez que eu precisar de áudio no Discord:

#!/bin/bash
echo "Creating null sinks..."
pactl load-module module-null-sink sink_name=Virtual1
pactl load-module module-null-sink sink_name=Virtual2
sleep 1
echo "Creating loopbacks..."
pactl load-module module-loopback sink=Virtual1
pactl load-module module-loopback sink=Virtual1
pactl load-module module-loopback sink=Virtual1
sleep 1
echo "Renaming modules..."
pacmd update-sink-proplist Virtual1 device.description=Virtual1
pacmd update-sink-proplist Virtual2 device.description=Virtual2
pacmd update-source-proplist Virtual1.monitor device.description=Virtual1_Monitor
pacmd update-source-proplist Virtual2.monitor device.description=Virtual2_Monitor
echo "Done."

Mas o script em sí só cria o nosso “Virtual Audio Cable for Linux”. Para funcionar, você precisa configurar essas sinks e loopbacks no PulseAudio Volume Control (pavucontrol) da seguinte forma:

  • Saída do software que você quer compartilhar o áudio para Virtual2;
  • Saída do Virtual2_Monitor para ambos Virtual1 e sua caixa de áudio em sinks separadas;
  • Entrada do microfone para Virtual1;
  • Entrada de som do Discord/Skype no Virtual1_Monitor;
  • Garanta que a saída de som do Discord/Skype não esteja indo para Virtual2;
  • Desative Redução de Eco/Ruído/Ganho Automático/etc no Discord/Skype para um áudio mais limpo possível.

Quase todos os programas que uso funcionam com essa seleção de saídas no PulseAudio. O único que testei e não funcionou foi o StarCraft 2. E essa forma de compartilhamento de áudio também é bem mais leve do que abrir o OBS Studio.

3 curtidas

Cara MUITO OBRIGADO MESMO! esse script me salvou de reboots e mais reboots

Disponha! Só marcar o post como resolvido e compartilhar seus áudios com seus amigos. xD

(Por favor não leve pelo sentido errado lol)

1 curtida