A letra ć está aparecendo ao invés de ç (cedilha) no Google Chrome ao configurar flag ozone-platform-hint para wayland

Contexto

Estou usando o Fedora 39 workstation e possuo um teclado Logitech Mx Keys, com padrão ANSI, então estou usando o layout de teclado Inglês Internacional.

Por usar este teclado, sempre que formato meu sistema tenho que corrigir o chatissimo problema com a letra cedilha, que ao invés do símbolo “ç” para mim aparece “ć”. Eu consegui corrigir esse problema (não lembro exatamente o método que efetivamente corrigiu) ao formatar, e até que estava indo tudo bem.

O problema foi que, ao mudar a flag ozone-platform-hint do navegador chrome para wayland, a tecla cedilha volta a dar problema, mas só no chrome (e web apps vindos dele).

Soluções já tentadas

Já tentei algumas soluções que encontrei, como mudar o arquivo /etc/environment, executar o script Gnome Cedilla Fix, dentre outras soluções, mas nenhuma delas funciona.

Observação: No sistema funciona normalmente, somente no chrome e web apps gerados através dele que não funcionam.

Demonstrando o problema

Neste gif (ficou um pouco travado quando converti de mp4 pra gif) eu mostro na esquerda uma janela do chrome e na direita o editor de textos do fedora.

2024-08-28-12-00-32

Tente outra distro baseada em red hat,ou ubuntu,pois e so vc digitar no terminal do ubuntu

Sudo apt-install alien
Dps
sudo alien nome-do-arquivo.rpm

Ou se vc configurou ABNT2(ou ABNT) ele sempre vai dar isso.

Isso é ABNT

Isso é ANSI
Eu ja tive o mesmo problema em outras distro porem eram ubuntu-based
Eu uso um teclado mbtech abnt2,mais eu esqueci o modelo (nn uso rgb,pq tenho medo de nn ligar o led no linux)

Esse mesmo problema, ocorre aqui no Vivaldi usando o Wayland (Arch Linux).
Existe uma forma de contornar esse problema, pressionando a tecla ALT na direita da barra de espaço e vírgula, para gerar o cedilha.

1 curtida

Eu não quero trocar de distro. Eu realmente gostei do Fedora, e provavelmente vou atualizar em breve pra proxima versão.

Não entendi exatamente o que você quis dizer em relação aos layouts de teclado, mas eu estou usando um Logitech MX Keys, que é ANSI, e o layout que to usando no Fedora é o English (US, alt. intl.), e o cedilha funciona perfeitamente (uma vez feitas as correções pra isso) quando eu uso a flag ozone-platform-hint como “Default”, que no caso usa X11:

O problema só acontece quando eu coloco como “Wayland”. Nesse caso, somente dentro do Google Chrome que o cedilha fica com esse problema, já no sistema continua funcionando certinho.

Muito obrigado pela dica! Eu já sabia dessa possibilidade, mas acho um pouco “desconfortável” de digitar assim (/ estou com preguiça de ter que me acostumar a fazer).

O que eu mais queria mesmo era uma solução que conseguisse fazer o cedilha aparecer normalmente quando eu fizesse a combinação ' + c.

Encontrei este script aqui GitHub - marcopaganini/gnome-cedilla-fix: A fix to make the Gnome "US-International" layouts generate a cedilla c (ç) when the user types '+c., que funciona tanto no Wayland quanto no X.

1 curtida

em ~/.bash_profile

adicione

export GTK_IM_MODULE=cedilla
export QT_IM_MODULE=cedilla

veja se funciona

reinicie a sessão

1 curtida

Mesmo problema aqui. Ubuntu 24.10, Thinkpad T14 com Teclado Us Int. Cedilha funciona no Firefox, no Edge, Text editor com ACENTO + C, só não funciona no Chrome.

Quando estava com Slackware, tive esse problema com o Softmaker Office. Resolvi assim:

Edite o arquivo /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose
Substitua nesse arquivo todas as ocorrências de “ć” por “ç”.
Salve o arquivo e reinicie o programa.
1 curtida

GERALMENTE cedilha é , + C (virgula + letra C) ou ’ + C (aspas simples + letra C)

2 curtidas