O recrudescimento do Estado contra a privacidade digital pode fazer uma nova vítima na Índia, deixando os indianos sem acesso direto ao Proton Mail. Entenda o que pode acarretar nessa decisão.
duas coisas podemos deduzir deste episódio:
a) no embate entre privacidade e segurança do Estado, este prevalece sempre. principalmente entre vizinhos esquentados
b) se o proton foi bloqueado é porque ainda não encontraram nenhuma vulnerabilidade que possa ser explorada de forma útil para o serviço de inteligencia indiano, ou quem descobriu não compartilhou. ninguém fala mais do Tor, significando que ele já não é mais seguro ao nível quanto se alardeava aos 4 ventos. continua muito útil para uso pessoal ou empresarial desde que nada crítico.
O proton nao é seguro, é uma empresa que visa o lucro como qualquer outra, se for lucrativo quebrar a privacidade, eles vao quebrar. Ja teve caso onde eles entregaram os metadados a um Estado, coisa que levou a prisão de um ativista ambiental.
No caso do tor é q meio que não tem como bloquear ele, ai os Estado não tem como anunciar bloqueio
Isso mesmo, bem lembrado.
Mas esse é um dilema insolúvel. Ninguém consegue prestar qualquer tipo de serviço, legal, sem ter que seguir algum conjunto, até certo nível, de leis. Eu posso fornecer um serviço que não cumpra com tais leis, mas só pelo tempo nescessário para que o estado consiga me impedir, em último caso, a força. E, apartir desse ponto, eu já seria considerado criminoso, mesmo que apenas por uma suposta cumplicidade com um criminoso, de facto, que utilizou/ava meu serviço.
Nao é um dilema, é uma escolha. Por exemplo, a RiseUp consegue prestar um serviço (vpn, email e etc) realmente privado, como? Nao salvando logs, demais metadados e apagando emails a cada X dias. O foco da RiseUp nao é lucro, e sim prestar serviço para ativista e quem mais precise de seguranca e ânimato.
O Signal e TOR tambem conseguem.
O ponto é, o Proton não é seguro ou privado pq nao se propoem a ser de verdade.
Desculpem o off topic, mas aproveitando a carona no tópico, alguém aqui usa o RiseUp e poderia me mandar um convite?