A História dos Sistemas Nacionais que Fizeram Sucesso nos Anos 2000

A História dos Sistemas Nacionais que Fizeram Sucesso nos Anos 2000

No final dos anos 90 e ao longo dos 2000, o Brasil emergiu como berço de distribuições Linux inovadoras como Conectiva e Kurumin, que competiram diretamente com o Windows em um contexto de internet lenta, hardware limitado e predominância de software em inglês. Essas distros nacionais não apenas democratizaram o Linux para usuários comuns e empresas, mas introduziram ferramentas globais como o Synaptic e conceitos de usabilidade que influenciam distros atuais.​

Origens da Conectiva

Fundada em 1995 em Curitiba por Arnaldo Carvalho de Melo, a Conectiva começou desenvolvendo servidores para provedores de internet e evoluiu para a primeira distro Linux comercial brasileira, com CDs, manuais impressos e suporte técnico dedicado. O time traduziu interfaces, criou cursos, revistas e certificações, formando uma geração de profissionais de software livre na América Latina. Seu auge incluiu parcerias corporativas, mas em 2005 foi vendida à francesa Mandriva (ex-Mandrake), encerrando a marca independente, embora seu DNA persista em contribuições open-source.

Revolução do Kurumin

Em 2003, Carlos Morimoto, do popular site Guia do Hardware, lançou o Kurumin baseado na Knoppix, com nome tupi significando “menino” e mascote de pinguim esguio usando cocar verde-amarelo, simbolizando o Linux brasileiro. Destacou-se pelo Live CD, que permitia rodar o sistema sem instalação, e pelos “ícones mágicos” – scripts gráficos para instalar programas, drivers e configurar rede com um clique, tornando o Linux acessível sem terminal. Virou a distro mais baixada no Brasil, fomentando comunidades em fóruns e migrando milhares do Windows, mas Morimoto encerrou o projeto em 2008 por esgotamento solo, sugerindo Debian e Ubuntu; uma fork chamada Kurumin NG falhou logo após.

Outras Distros Nacionais

Além das principais, o Brasil viu Big Linux, TigerOS, BROS e Regata OS, que adaptam distros estrangeiras com otimizações locais, temas em português e suporte a hardware comum no país. Essas herdam o foco em simplicidade do Kurumin e profissionalismo da Conectiva, mantendo vivo o ecossistema Linux nacional.

Legado Duradouro

A Conectiva inovou com o Synaptic, gerenciador de pacotes gráfico adotado por Ubuntu e Debian, usado em milhões de máquinas hoje, enquanto o Kurumin popularizou Live CDs e automações que precederam instaladores do Ubuntu e Mint. Ex-integrantes como Arnaldo Carvalho de Melo migraram para Red Hat, exportando expertise brasileira globalmente. Juntas, provaram que software livre pode gerar negócios sustentáveis e independência tecnológica, transformando o Linux de nicho técnico em opção mainstream no Brasil.​

15 curtidas

E o Linux Educational para escolas públicas?

Parece que foi a pouco tempo! Os famosos telecentros com os computadores do milhão…

2 curtidas

Cara que época doida! Internet era coisa rara, a gente conseguia os Cds e tutorias tudo pela Revista PCmaster, era bom demais!

Era nas revistas que a gente conseguia e os cheats Street Fighter no SNES (Baixo, R, Cima, L, Y, B, X, A) … E as Sequências fulminantes do Killer Instinct! Cara se fazia sucesso nas Locadoras de Videogames!:sweat_smile:

Sobre distros Brasileiras sem dúvida o Conectiva e o Kurumin são os destaques, mas umas das distros que mais gostei foi o Kalango Linux, depois de usar um bom tempo o Kurumin quando instalei o Kalango achei linda demais! O KDE com tema azul claro ícones modernos tudo combinando, ela tinha essa pegada de ser bonita! Então eu tinha uma pastinha dos scripts mágicos do Kurumin que eu copiava pra tudo quanto era lugar!

3 curtidas

Aquilo nunca fez sucesso, pelo contrário: traumatizou muita gente

Cara, que saudades dessa época… Era de ouro, até final dos anos 2000 era bom demais… Pode me chamar de saudosista mas nada se compara a essa época dos PCs e Internet. Todo ano era uma inovação absurda, os PCzão montado na mão fazendo milagre (fiquei até 2005 com um Pentium 3 800mhz que meu amigo… aquele sim foi guerreiro, rodou até half life 2 ali), Linux se consolidando como alternativa para pessoas comuns (quem não lembra o saco que era fazer as coisas rodar no Linux antigamente ■■■!!), Internet lerdassa mas com alma, pessoas trocando ideias online sem tanto hate, sem IA, sem propaganda pra todo canto e tudo tentando roubar teus dados, pirataria no ápice, altos fóruns de discussão, Orkut, IRC… Época boa demais.

4 curtidas

Tinha um canal de IRC, na rede Brasnet, o slackware, como o nome já diz, era especializado em Slackware. Esse canal/Sala de bate-papo chegou a ser a maior da América Latina em relação a Linux.

3 curtidas

Eu também não sabia que o Synaptic foi inventado por brasileiros.

Antes das distros terem suas “lojas”, baixávamos os programas pelo Synaptic

1 curtida

Sim e sem contar o Linux da itau tech o Librix que era bonita em português e com multi áreas de trabalho e funcionava modem 3G desde que instalasse uma (.sh) que estava presente no próprio site da ( Itaú tech ) que ainda se pode achar esse script no site (comunidade do hardware) e no site (eletrônica PT ) no fórum de lá chamado (software) ou pesquisando por (modem 3 G Linux) seguido de (eletrônica PT) No Google .

Funciona no mandriva bem mau (mas o mandriva já descontinuado ) é muito bom no Ubuntu 16.04 LTS e damais outras “distros” Linux assim como no Chrome OS flex que é baseado em Ubuntu e lógico no Linux de origem que foi o Líbrix 4.0 e 5.0.

Por ser uma (.sh) a (.exe) do Linux poderá funcionar em varias outras distribuições Linux.

Esse (script) (SH) também funciona no Ubuntu até hoje. depois de instalado é só configurar a rede (3G) junto com o número de discagem…e sim modem 3G ou 4G e 5G até hoje é discado até em seu smartphone moderno e com endereço (tcpip estático).

Junto ao número de discagem que era (*99#).

Essa (.sh) é o drive para modens (3G).

Esse script tá aí até hoje:

Quase 18 anos depois .

O download propriamente dito tá no fórum eletrônica PT.

Dica : é Só copiar colar no bloco de notas e renomear o arquivo (.TXT) modificar a extensão de arquivos para (.sh). É original da Itaú tech.

Talvez funcione o 4G também esses mini modem wi-fi 4G.

O Líbrix girava a tela em forma de cubo além de ser gentoo.

Vídeo ensinando a configuração no Linux Ubuntu.

[youtube]https://youtu.be/X4W2Ek2vcVo?si=CaVMYsuv_Mm9MucA [/youtube]

• instalar Modem 3G 4G no linux Ubuntu Drive para linux outro (.sh)
:

TÓPICO: instalar Modem 3G 4G no linux Ubuntu Drive para linux outro (.sh)

instalar Modem 3G 4G no linux.

| como instalar o modem 3G no linux ubuntu
ou em qualquer outro linux.
4G 3G ou outro.

Download aqui pelo forum PT: LINK ABAIXO

Ficheiro anexado:

O Download do drive do modem 3G: á baixo link

Nome do Ficheiro: UpdateLibrix23-08-2012-0522.zip
Tamanho do Ficheiro: 271 KB

Como instalar Modem 3G no Linux Ubuntu 16.04 LTS ou em qualquer linux
setembro 11, 2022

OLA PESSOAL ;

Fica aqui datado este poste de .

São Paulo SP 12/07/2008

Estou postando aqui porque nao encontrei o topico para resolver o meu problema.

bom possuo um pc mandriva 2011 tambem nao consigo atualizar a portege tipo via terminal como um tipo ppa como no ubuntu ou dar um update para atualizar e instalar novos pacotes nem consigo o google chrome pra ele firefox desatualizado e etc ; bom tava com problema de instalar nele um modem 3g da tim o MODELO MSA405HS MARCA ONDA original tim entao fuçando na net encontrei o instalador pra mandriva e gentoo uma .sh no site da itau tec por muito fuçar encontrei acredito que funcione tambem em outros linux mais antigos como kurumin 7 e algumas verçoes nao tao recentes

para instalar e bem facil entra como sudo (super usuario) vai ao local do arquivo via terminal e digita sh ./UpdateLibrix23-08-2012-0522.sh e enter espera rolar o codigo e ta instalado.

Download:

Depois é só configurar seu Modem com o número de discagem (*99#)

Informações Das Configurações:

1 – Oi 3G

Nome: Oi 3G

Número de discagem: *99***1#

APN: gprs.oi.com.br

Usuário: oi

Senha: oi

Modo de autenticação: Marque a opção PAP

Obs.: Marque a opção “Obter o endereço do servidor PDP automaticamente”, marque também

“Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.Defina esta conexão como padrão.

Se houver o campo “Tipo de PDP” marque a opção IP.

2- Vivo 3G

Nome: Vivo 3G

Número de discagem: *99#

APN: zap.vivo.com.br

Usuário: vivo

Senha: vivo

Obs.: Marque a opção “Obter o endereço do servidor PDP automaticamente”, marque também

“Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.

Defina esta conexão como padrão. Se houver o campo “Tipo de PDP” marque a opção IP.

3- Claro 3G

Nome: Claro 3G

APN: claro.com.br

Usuário: claro

Senha: claro

“Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.Defina esta conexão como padrão.

Se houver o campo “Tipo de PDP” marque a opção IP.

4- Tim 3G

Nome: Tim 3G

APN: tim.br

Usuário: tim

Senha: tim

Modo de autenticação: Marque a opção CHAP

Modem 3G no Ubuntu 16.04lts

Como instalar Modem 3G no Linux Ubuntu 16.04LTS

2 curtidas

Era que tinha feiras de vendas de informática.

Contrato no papel, dividindo em 20 vezes ..kkkk

1 curtida

Meu primeiro contato com Linux foi um 1999 com uma distribuição chamada Guarani que era antes do Conectiva e do Kurumin. Lembro até hoje o sensação de ver um sistema diferente do MS-DOS no PC. A Conectiva era muito legal e dava orgulho por ser BR, mas era difícil manter esse tipo de coisa por muito tempo sem uma empresa grande por trás e com uma comunidade pequena (na época).

2 curtidas

Na verdade, Guarani era um codinome da Conectiva. Trata-se da versão 3.0, pra ser mais específico.

Um dos fundadores, Rodrigo Stulzer, comentou que estavam chamando a distro de tudo, menos de Conectiva. Então na versão 4, tiraram os codinomes.

2 curtidas

Tinha um projeto chamado Foca. também.

1 curtida

Ainda existe, mas está muito defasado

1 curtida

Sempre acompanhei o fórum sem logar, porém tive que criar uma conta para comentar neste tópico hahaha

Linux Educacional foi o meu primeiro contato com Linux (provavelmente eu tinha uns 12 ou 11 anos na epoca, hoje tenho 27), tenho bastante lembranças de utilizar a versão 4.0 na escola, mas fui olhar a versão 3.0 e não me parece estranha, talvez tenha tido um breve contato também.

Mas me lembro de achar muito bacana o menu em cima, algo que nunca tinha visto antes. Também foi meu primeiro contato com jogos do Tux e programas como TuxPaint :grinning_face_with_smiling_eyes:

Inclusive lembro que foi distribuído em projetores com computadores integrados para as escolas. O modelo era semelhante a este da foto (se não for o mesmo modelo de fato kkk)

3 curtidas

Eu conheço muitos profs e alunos que ficaram traumatizados com o LE

2 curtidas

De fato ele não era fácil de se entender, lembro de um professor tentando passar slides na tela usando essa máquina que postei, e estava com dificuldades de abrir o office e navegar pelo sistema, acredito que era o BrOffice ou Libreoffice na época.

1 curtida

Era o BrOffice. Nós odiavamos usar esse PC com projetor integrado por causa dele, porque a gente salvava os slides em formato .ppt e ficava tudo distorcido.

1 curtida

Eu fiz curso no antigo IBTA, no começo dos anos 2000, de Administração de sistemas e redes Linux e era certificado pela Conectiva. Meu primeiro contato foi com o Suse que veio em um CD de revista em 97 e foi traumático.. hehehej

2 curtidas