A frequencia do processador cai ao abrir certos aplicativos

Eu uso um programa chamado cpupower-gui para deixar meu processador no maximo, mas quando abro o ppsspp ou quando eu começo a gravar a tela com o simplescreenrecorder, a frequencia cai.
Normal:

Tem algum jeito de resolver isso?

1 curtida

Essa queda de clock pode ser para evitar do chip queimar. Deixa uma instância do terminal aberta com o sensors rodando para ver se ele está chegando a temperaturas preocupantes: watch sensors

2 curtidas

Talvez seja isso mesmo.

eu trocaria esse programa aí pelo slimbook battery e o deixaria controlar os estados do processador, evitaria que este queimasse por fritura… e dar uma limpada e troca de pasta térmica sempre é bom nesses casos

minha placa é onboard :frowning:
Alias, uso um desktop, esse slimbattery funcionaria?

1 curtida

Sim, ele é um frontend facilitado pro TLP, aí usa 3 perfis configuráveis de consumo de energia do processador - basta não mexer nas configs pra bateria que dá tudo certo

E? Limpeza de cooler e troca de pasta térmica é o mesmo procedimento, seja com vídeo integrado ou dedicado (já que limpeza da placa de vídeo é outra parada, precisa ser feito à parte quando se tem uma placa espetada - na integrada, basta limpar tudo, trocar pasta e serviço feito)

2 curtidas

Me parece tudo certo. Esse processador tem um núcleo e dois threads, por isso a frequencia anda igual nos dois.

Quando há pouca carga, o processador pode dar boost na frequencia até um pouco mais. Porém quando começa a carga pesada, ele desativa o boost e fica na frequencia máxima padrão.

Se fosse outro processador como por exemplos 4 núcleos e 4 threads, o processador poderia dar boost em apenas um núcleo enquanto mantem os outros em baixa velocidade e assim consegue entregar mais resultado em processo único. Porém com os núcleos em plena carga, o processador automaticamente desce o clock para o máximo seguro (dependendo da solução térmica). Por isso quem usa um cooler melhor, pode conseguir boost maior mesmo em alta carga.

2 curtidas

Na realidade o AMD C-70 é composto por dois núcleos Bobcat sem SMT. Então ele é um processador 2C/2T.

Vale ressaltar que isso depende principalmente dos limites impostos pelo fabricante do processador. É claro que um processador superaquecendo pode entrar em throttling e operar com a frequência reduzida para não queimar. Contudo, um processador, mesmo operando com temperatura tranquila e alimentação suficiente, tende a não alcançar o turbo máximo anunciado, ao usar todos os núcleos, porque há travas que impedem isso.

Um Core i5 4670, por exemplo, só alcança o turbo máximo (3.8 GHz) quando usa apenas um núcleo, mesmo que a temperatura esteja baixa (ao usar os 4 núcleos, fica limitado a 3.6 GHz). Isso ocorre principalmente porque as empresas querem reservar mercado e evitar a canibalização de seus próprios produtos. Acaba sendo um marketing meio desonesto, para ser sincero, porque eles anunciam o “turbo máximo” sem especificar as condições em que é alcançado.

2 curtidas

Uma pena, sem os boosts os lags são mais constantes no linux, ainda assim, agradeço a ajuda de todos

Eu usei esse slimbattery mas meu pc está travando mais mesmo na opção “High”, não sei se fiz algo de errado, mas acho que eu ter que continuar com o cpupower-gui

1 curtida

Tem como customizar cada preset… chegou a mexer nisso?

Olha ali onde está performance pra ver o que tem, e desabilita onde diz Nvidia-AMD-Intel

eu desmarquei, mas continua a mesma coisa. Algo que percebi é que mesmo o maximo do processador estando em 1000MHz, ele só atinge 800MHz

Estranho mesmo - eu já usei (não uso mais pq no Gnome as extensões funcionam bem pra isso) e atingia o 1.9 GHz do meu processador

Talvez tenha mais compatibilidade com Intel

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.