A fonte OnePower ATX 600W suporta a RX 550? Sugestões de hardware

Tenho um pc de 2013 que estava parado há muito tempo porque a fonte antiga dele não funcionava mais, então eu comprei essa fonte para voltar a usá-lo.

A configuração do meu pc é a seguinte:
Placa Mãe: ASUS H61M-A/BR
CPU: Intel Pentium G2030
GPU: AMD Radeon HD 6450
4GB RAM DDR3
500GB HD
Fonte OnePower ATX 600W

Então eu gostaria de sugestões de placa de vídeo custo-benefício para essa configuração. Eu estava pensando nessa placa de vídeo: RX 550

Eu também estou pensando em trocar esse processador para suportar a nova placa de vídeo e colocar esse aqui que achei no mercado livre ou esse.

Então, essa fonte suporta a RX 550? Se não, qual placa vocês sugerem?

PFC passivo, eficiência baixa, em torno de 70%.

A não ser que sua casa tenha energia solar e você esteja com créditos para gastar, é o tipo de compra “errada”, porque você paga menos agora e paga muito mais ao longo da vida do produto.
Eu tenho exatamente a mesma fonte desde 2006. É uma Corsair das brutas. O dia que queimar, entenderei que terá cumprido o seu papel, mas não aparenta estar nem perto.

Em caso de fonte, por ser um gasto “oculto”, o pessoal insiste em economizar.
Faz a conta. Se você for usar este computador x horas por dia, o conjunto CPU + MB + GPU vai bater em torno de 130 Wh.
Numa fonte 80 plus básica, isto significa que vai consumir efetivamente da rede em torno de 150 Wh. Nesta aí, 185 Wh. Se usar 10h por dia, a cada 3 dias tá pagando em torno de R$ 1,00 (1 kWh) a mais pela ineficiência do produto.

Este tipo de fonte é para quem vai usar pouco e em aplicações que demandam pouca carga. Em tese, os 600W dão e sobram para uma fonte destas, mas aí o “exagero” é para você conseguir trabalhar numa faixa de maior eficiência.

Uma 80 plus de 400W atende bem a esta demanda. Vai custar em torno de 300 a 350 reais. E aí é algo para muito tempo. Se for fazer maior uso, pense nisto.

1 curtida

Eu uso ela a mais de um ano na minha máquina e ela ta dando conta do recado, minhas specs:

• 12 GB de memória RAM (8+4);
  • Processador AMD FX-6300 (OC para 3.9 GHz);
  • Placa mãe ASRock 760GM-HD;
  • Placa de vídeo RX 550 2GB;
  • SSD 240GB
  • Fonte One Power 600W.
1 curtida

@Vinicius Faz quanto tempo que você comprou essa fonte? Foi pela Internet? Se faz menos de 7 dias corridos que chegou, recomendo que acione o Direito de Arrependimento para realizar a devolução.

O projeto da fonte é obsoleto, ela é completamente incapaz de entregar o que promete na etiqueta e não tem sequer as proteções mais básicas. Recomendo a leitura do meu artigo sobre fontes “bomba”:

O TecLab inclusive testou uma OnePower dessas. Ela explodiu na bancada de testes:

Mesmo diante do baixo consumo de sua máquina, eu jamais recomendaria usar essa fonte. É o tipo de produto que deveria ter a comercialização interrompida pelos órgãos de proteção ao consumidor: constitui propaganda enganosa e coloca tanto o equipamento quanto a pessoa em risco.

Há também a questão da eficiência baixa relatada pelo colega. Apesar de ser algo muito relevante, é o menor dos problemas neste caso.

4 curtidas

Tem coisa que é engraçada… Produto que é usado no mundo inteiro tem que ser “rehomologado” no Brasil.
Já umas bombas destas são vendidas livremente, e poderiam ser restringidas, mediante uma simples tributação diferenciada pela eficiência energética, para acabar com a vantagem financeira.

2 curtidas

Exato! Essa questão da eficiência vai até mais longe em outros países: há locais onde a comercialização desse tipo de produto é ilegal devido à ausência de PFC ativo. E a isso você soma a ausência de proteções, o que já impediria a venda por motivo de segurança.

No teste do Teclab, o modelo de 500W dessa fonte conseguiu, ao entregar apenas 300W (ou seja, ainda longe da suposta capacidade), baixíssima eficiência, tensões no limite do tolerável, fator de potência vergonhoso, ripple acima das especificações - ou seja, já causaria funcionamento errático e danos a um computador - e temperatura alta a ponto de quase derreter (bateu 115ºC). Forçando mais um pouquinho (360W), ela chegou a 130ºC e explodiu por não ter mecanismo de desligamento. Em um computador ela poderia ter levado algum outro componente ou provocado um incêndio.

Essa fonte não é muito diferente - se é que tem alguma diferença - de outras fontes genéricas baratas. A versão de 600W provavelmente é a mesma fonte, só trocam a etiqueta. Não entrega 600W, não entrega 500W e não deveria entregar sequer 300W.

2 curtidas

Obrigado por todas as respostas. Comprei essa fonte pela internet já faz um bom tempo e por isso não posso devolver. Vou deixar esse computador para ser o pc da casa, apenas para navegar na internet e fazer os trabalhos da faculdade. No dia em que a comprei eu não tinha ideia de todos esses problemas que essas fontes bombas traziam, obrigado pelo esclarecimento e pelas informações. Futuramente vou comprar uma fonte da Corsair com selo 80 plus.

1 curtida

o meu pc e ligado 24 horas por dias com uma fonte de 500W, i7-3770 e uma gtx 650, não acho que gasta tanta energia assim, e uma fonte bem antiga vou ate troca ela por uma modular.

1 curtida

Gasta.
A questão n. 1: se fica ligado 24 horas por dia, a depender da tarefa, vai consumir poucos recursos da CPU.
Aí a conta é bastante simples: uma fonte sem PFC ativo vai consumir no mínimo 20 a 25% a mais que uma 80 plus white. Mas para um único computador a diferença é pequena, dificilmente perceberá. Uma tv ligada esquecida por algumas horas, uma geladeira mais velha ou apenas alguns minutos de banho a mais num mês compensariam esta diferença.

Um medidor de potência é um aparelho caro e meio raro, mas se pegar um e ligar a mesma máquina em fontes diferentes perceberia, no mínimo, este resultado.
A tendência, na prática, é da diferença ser até maior, uma vez que ao pegar um pouco a mais de carga em relação à capacidade as fontes de projetos mais antigos e piores tende a ter uma queda drástica na eficiência.

1 curtida

O upgrade que eu faria neste PC é colocar 16GB de memória RAM, um SSD, o processador core i5 3570K e tiraria essa placa de vídeo HD6450, que é pior do que a GPU integrada desse core i5. Depois disso, quando tiver mais dinheiro, veria outra fonte e uma placa de vídeo melhor. Bem ou mal, essa sua fonte é tipo daquelas ruins e genéricas de 70 reais, mas tunada, então dá conta de um pczinho legal sem placa de vídeo dedicada.

1 curtida

Se você pretende usar essa máquina apenas como PC para tarefas básicas, não compensa comprar uma nova placa de vídeo. O melhor é realmente apenas retirar a atual - muito antiga - do sistema e usar os gráficos integrados (que são superiores).

Por sinal, talvez mesmo o processador não compense ser trocado dependendo das tarefas. Parece ser o caso. Contudo, se quiser um upgrade, o Core i5 não será interessante. Um Xeon E3-1245 v2 entrega o mesmo desempenho de um Core i7 3770, tem chip gráfico integrado e custa menos no AliExpress. Vale a pena avaliar essa opção, embora seja necessário considerar que alguns recursos da placa-mãe podem ser desativados:

https://www.asus.com/br/supportonly/h61mabr/helpdesk_cpu/
https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/65729/intel-xeon-processor-e31245-v2-8m-cache-3-40-ghz.html

Sobre a escolha da fonte, a Corsair tem ótimas opções, mas modelos das séries mais básicas VS e CV não têm compensado porque há opções melhores por valor semelhante. Exemplos são as XPG Pylon e MSI MAG AB-N, ambas com 5 anos de garantia, projetos mais modernos e desempenho superior.

A título de informação, o Selo 80 Plus testa apenas a eficiência de uma fonte e faz isso de forma nada científica. Existem muitas fontes ruins com Selo 80 Plus legítimo e mais ainda com Selo 80 Plus falso. Recomendo a leitura do meu artigo que mencionei anteriormente.

De fato um computador de baixo consumo corre risco muito menor (mesmo a RX 550 consumiria muito pouco). Contudo, uma fonte dessas sempre envolve riscos que não dependem do consumo.

Se vierem flutuações na rede elétrica, ela não tem sistema de filtragem capaz de contornar. Se vier um surto, ela não tem varistor para segurar e vai deixar a corrente passar e queimar componentes. Se ela for colocada na parte de cima de um gabinete apertado, pode superaquecer e não irá desligar, já que não tem sistema de proteção para isso. Se harmônicos forem inseridos na rede elétrica devido ao uso de chuveiro eletrônico ou outro equipamento semelhante, produzirá coil whine. A energia consumida será sempre mais alta devido à baixa eficiência. Além disso tem o fato dela provavelmente durar pouco e acabar sofrendo danos devido à explosão de capacitores, por exemplo. E, novamente, ela não tem circuitos de proteção para evitar danos nos demais componentes se isso ocorrer.

Assumir o risco é a escolha a ser feita pelo proprietário. Eu, pessoalmente, não usaria esse produto em qualquer computador, por mais simples que seja a configuração.

1 curtida

Vou deixar esse pc apenas para tarefas básicas, para todos usarem ele aqui em casa quando precisarem, vou colocar nele o ubuntu ou o zorin os. Uma dúvida, se eu remover a placa de vídeo o computador perde desempenho? Os meus gráficos integrados são melhores que essa placa de vídeo que está no momento?
O meu medo é dessa fonte explodir, mas como não vai ter muito consumo eu acho que por enquanto eu não corro esse risco né? Se eu remover a placa de vídeo vai ser menos consumo ainda.

Para essa minha configuração sem a placa de vídeo você tem alguma recomendação de fonte? Uma fonte de 400W seria o suficiente como essa aqui da Bluecase? Ela é 80 plus white com PFC ativo. Ou um modelo de 300W seria o suficiente?

Captura de tela de 2022-12-12 21-51-18

2 curtidas

Acredito que mesmo o vídeo integrado do seu Pentium já pode ser melhor que a HD 6450. Ela é uma placa realmente muito básica. Ou seja, imagino que você ganharia desempenho ao retirar a placa, mas precisaria testar.

Como comentei anteriormente, a utilização desse tipo de fonte de alimentação gera diversos riscos que independem do consumo. Então é impossível dizer que você não corre risco. O que é possível dizer é que a chance de ter problemas é muito mais baixa devido ao reduzido consumo do computador.

Segundo o teste do Teclab, essa fonte se mostrou totalmente incapaz de entregar sequer 300W (já havia passado dos limites de ripple e temperatura, por exemplo, e as tensões estavam no limite do tolerável). Ou seja, a potência máxima que essa fonte deveria entregar deve estar entre 200W e 250W. Ela não é diferente de uma fonte genérica comum.

A HD 6450 tem um consumo minúsculo. Colocá-la ou não no sistema não vai alterar o trabalho da fonte. A questão de remover a placa foi levantada por conta do possível ganho de desempenho. Além disso, imagino que essa placa deve depender dos antigos drivers problemáticos da AMD, que podem ser bem chatinhos em distros Linux.

Nunca vi uma fonte da Bluecase que fosse decente. Sobre essa daí, ter PFC ativo é um bom começo, embora não garanta que a fonte seja boa. O Selo 80 Plus também não garante (meu artigo, citado acima, aborda essa questão, dentre outras).

No site da Ecova, não existe registro para o produto BLU400R-80E. Existe apenas um registro sob a marca da Bluecase (nome real Bluevix) e ele é para o produto BLU400R-82E. Imagino que enviaram uma versão revisada para o teste e ela foi aprovada. Aí fizeram malandragem e colocaram o selo falso nas versões anteriores, já que o nome é parecido… Sinceramente, melhor ficar longe da Bluecase.

As melhores fontes de entrada à venda no mercado atual são a XPG Pylon 450W e a MSI MAG A550BN (nesta ordem). Logo abaixo delas você encontra a Pichau Nidus 500W. Há também as básicas Corsair CV 450 e VS 400. O mínimo do mínimo que eu recomendaria seria a Redragon RGPS 500W, que foi testada pelo Teclab e, apesar de não ser boa, pode atender (o ideal é evitar e pegar a XPG, a MSI ou a Pichau).

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.