A experiência de uso de dispositivos móveis nos tempos atuais

Não é novidade para ninguém que os dispositivos móveis (mobile) vieram para ficar – a princípio, dispositivos simples com o intuito de facilitar a comunicação à distância, foram ganhando cada vez mais funcionalidades, para hoje em dia integrar o coração da rotina de boa parte da população. Não é difícil imaginar o motivo – estes pequenos computadores entregam na palma da nossa mão facilidades imensas como gerenciamento bancário, de dados pessoais, comunicação pessoal e empresarial, acesso a serviços dos mais variados tipos, e, principalmente, com o avanço da Internet, uma facilidade imensa de acesso à informação.

Coisas que antes necessitavam de um computador pessoal – ou mesmo de acesso físico – hoje em dia são resolvidas diretamente pelo smartphone. E, com a progressão contínua da segurança digital nestes dispositivos, com recursos como biometria por impressões digitais ou reconhecimento facial, criptografia dos dados e outros recursos, se tornou até mesmo muito mais cômodo e seguro utilizar destes dispositivos.

Em relação à minha experiência pessoal, eu hoje em dia deixo de usar o computador para tudo, como fazia antes, já que é muito mais fácil tirar uma telinha dinâmica do bolso do que ir até o meu escritório, ligar o computador, digitar a senha, etc etc, enquanto com o celular basta literalmente pegar ele, colocar o dedo no leitor de digitais e you’re good to go. Muitos recursos novos dos celulares facilitam demais a minha vida, como o próprio e já citado leitor de digitais para fornecer um acesso mais rápido e muito mais seguro aos serviços, o pagamento sem contato com o NFC (que também é vezes mais seguro do que pagamentos sem contato com um cartão físico – já que para autorizar compras deste tipo no celular você precisa confirmar a sua digital, enquanto o cartão, basta encostar), e muitas outras coisas.

Além de tudo, ainda há o fato de que, nos dias de hoje, muitos celulares são mais potentes que muitos computadores de baixo custo – por R$1700, comprei um Samsung Galaxy S20 FE, que entrega muitas vezes mais performance do que um laptop com o mesmo preço. E, com o recente modo DeX da Samsung, que já teve tempo o suficiente para se tornar bem maduro e polido, isso literalmente inibe a necessidade de um laptop de baixo custo, entregando um workflow semelhante a um computador tradicional com Windows. Ainda existem diversas limitações – como a arquitetura ARM do SoC, o que impede programas de desktop tradicionais de serem executados, como um editor de vídeo pesado, por exemplo. Mesmo assim, para quem cogita comprar um laptop de R$2000 para estudar, por exemplo, compensa muito mais ter apenas um celular compatível com um modo convergente e a aparelhagem para tal, já que a experiência de uso quase sempre é superior.

A última questão, mas não menos importante, é a privacidade – todos sabemos que os smartphones mais recentes são sim muito seguros – mas isso não significa que são privados. Todas essas facilidades são ofertadas, digamos, a preço zero, onde o Google lhe fornece uma infraestrutura completa para sustentar seu workflow, a fabricante do celular oferece outros serviços extras, como o DeX já citado e o Samsung Pass/Pay. E também sabemos que, quando o serviço não custa dinheiro, você muito provavelmente está pagando com os seus dados de uso.

Mas, dito tudo isso, eu ainda acredito que dispor de tais facilidades no dia a dia não é algo que estou preparado para abandonar. Acima de tudo, eu prefiro poupar tempo do que me cuidar para não deixar rastros na web.

2 curtidas

Primeiramente excelente texto!

Toda a questão de privacidade ta aqui. A escolha fica entre comodidade e poupança de tempo/trabalho ou dificuldade + alta privacidade. Particularmente sou do primeiro grupo, prefiro a privacidade mas não abro mão de um certo conforto.

2 curtidas

pra multimidia sem compromisso uso o celular. o note, no trabalho e multimidia com compromisso. mas tenho documentos em pdf para ler diariamente e nao fica bom no telefone. nem no note. to usando o kindle mas n é pra isso. assim penso seriamente em comprar um tablet. to levando até onde dá.

2 curtidas

:wave:t2:

“Dispositivos Móveis estão ‘evoluindo de cargo’ para Dispositivos Híbridos.”

Eu venho usando meu Dispositivo Móvel como meu Computador Principal já tem mais de 8 meses. Não tenho outro tipo de computador.

Eu havia ganhado do meu pai, uma Smart TV 3D de 46 pol da Samsung e passei ela, + um Thinkpad T450 e acessórios + um Motorola G8 Play + 3 meses de um serviço “freelance” que fiz para um amigo e ajuda de outro grande amigo, por este Desktop Setup que constitue em: Mouse, Teclado, Joystick Ípega PG-9083, Headphone Edifier W600BT, todos estes são Bluetooth, Suporte de Fone e Joystick e 2 Powerbanks mais o coração e cérebro de tudo isso o Samsung Galaxy Tab S5e e uma Armadura Anti Impacto chamada de Skudo Survivor mais uns acessórios extras.

Posso afirmar que foi o melhor “rolo” que já fiz em minha vida. Só a Smart TV e o Laptop gastavam 200W por hora de energia elétrica entregando menos que o S5e entrega, para o meu perfil de uso. Se olharmos o carregador mais simples que ele suporta entrega 5W por hora, ou seja, se ficarmos usando o Tablet na tomada isso será o gasto máximo de energia elétrica, 5W por hora. Lembrando que este tipo de equipamento não é projetado para ficar na tomada, foi apenas uma comparação. Fora da tomada com 15% da capacidade da bateria limitada e geralmente recarregando apartir de 30%, ele tem uma autonomia de mais de 10 horas em relação ao meu tipo de uso. Com os dados que venho colhendo a média de consumo em energia elétrica do S5e é de 3W por hora numa média de 12 horas por dia.

200W TV e Laptop vs 5W Tablet então eu pensei, “Se eu conseguir fazer oque eu faço com o Tablet então eu irei ficar 4000% mais eficiente! Economizarei 40x a energia elétrica!” Como eu já tinha juntado dados usando um Xperia Z3 da Sony no meu ex serviço com terminal CLI, SSH, VPNs e tals, e funcionava perfeitamente, então eu resolvi arriscar, levou cerca de 3 meses de pesquisas em OLX, Mercado Livre e afins, para encontrar esta belezinha. E o Tablet mais o setup foram muito mais muito além das minhas espectativas! Estou extremamente satisfeito!

A minha experiência tem sido fantástica, excelente! Na maioria das vezes do meu tempo estou no meu quarto usando meu Setup para fazer várias pesquisas, ler notícias, estudar e me entreter, me adaptando e me reinventando ao Android, umas 12 à 14 horas por dia em média e este dispositivo, que é de 2nd mão, está suportando muito bem meu tipo de uso. E o melhor quando preciso sair de casa, tiro o S5e do suporte e ele vira Mobile. Perfeito All in One.

Para ele ficar mais perfeito, no futuro quando eu tiver condições, irei equipar ele com acessórios Mobile, para quando estiver fora de casa. Por exemplo, fones Ear Buds TWS, Smartwatch e uma bolsa, penso naquelas tipo transversal para o Tablet ficar escondido lá dentro. Mais roupas com bolsos para guardar os fones. Então uma chamada, mensagem, o Smartwatch vibra, olho nele e se precisar pego um fone coloco na orelha e pronto. Pois antender telefonemas na rua com um dispositivo de 10 polegas é difícil e perigoso, não só por assaltos mas por queda também, devido ser ruim de segurar :joy:.

Exatamente! Comparando com meu equipamento, hoje ficaria muito mais caro ter um Computador CPU Octa-Core com Tela OLED, 2k Resolução ou 288 ppi + Smartphone com tecnologias 4G, WiFi 5 AC, Leitor de Biometria e um Setup Bluetooth e tudo isso em um único dispositivo capaz de ser Desktop, Laptop, Notebook e Smartphone. Melhor o Smartphone que é o Híbrido de tudo isso.

Os Sistemas Operacionais focados em Mobiles tem evoluido tanto mas tanto, é impressionante isso. Mas tem um detalhe, entrar neste mundo, transformando um Mobile em Híbrido, All in One, pode ser necessário se re-adaptar, se reinventar ao ecossistema, as regras, ao jeito de usar software, seja com os sistemas da Apple, seja com o sistema da Google mais a OHA (Open Handset Alliance, aliança que hoje possui 84 gigantes da tech, como Sony, Samsung, LG, Motorola, Texas Instruments, Dell, Intel, Nvidia, Qualcomm, etc… Lideradas pela Google) que vem transformando o Android. Eu por exemplo sou bem resiliente, me adapto e me reinvento com facilidade a estes tipos de tecnologia porque eu gosto. Mas cada pessoa tem seu perfil, tem o seu foco, suas profissões, gostos, então o melhor mesmo, é experimentar e tirar as própria conclusões.

Se tiverem interesse de conhecer o poder de fogo que o Android tem com esta aliança, Google, a OHA, link para o Wikipedia abaixo:

Um pequeno off topic talvez mas, eu penso que o Steve Jobs fez a Apple ser tão forte que precisou de uma aliança com este poder para competir com a Apple. Grande Steve Jobs!

A privacidade é um tema tão complexo, acho que nem os dicionários de todo mundo sabem explicar ela :joy:. Bom no meu caso, me protegendo na rua, a casa onde eu moro, evitando serem invadidas para serem assaltadas, roubadas físicamente e protegendo minhas contas Google, Microsoft, Bancárias pelos mesmos motivos é oque eu considero privacidade. Imagina uma visita chegando em casa e temos que esconder tudo dela até os móveis, haja tempo para investir :sweat_smile:

Cada pessoa tem o direito de julgar oque seria a privacidade para ela.

Excelente tópico!

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Eu pessoalmente vejo isso como o futuro da computação – você chega em casa, conecta o seu celular a um “sistema central” e ele se torna o coração dos dispositivos inteligentes da casa, processando o que acontece na televisão, no desktop, no tablet, nos dispositivos IoT da casa e etc. Parece algo muito distante, mas que, ao mesmo tempo, está caminhando a passos largos na nossa direção.

1 curtida

Não acho que isso vá aposentar dispositivos dedicados. O que acho q vai acontecer é uma forte migração para a arquitetura arm e teremos computadores menores, mais poderosos e portáteis.

2 curtidas

até fiquei tonto de ler. kkkkkk

1 curtida

“Senta que lá vem história, :joy:

Exatamente! É possível fazer isto hoje mas tem um preço ainda elevado. Mas tudo tem um começo, passo a passo. Por exemplo:

  • 1: Um Desktop Completo (Computador) constitui em: Monitor, Teclado, Mouse, Caixa de Som e Gabinete. Para que o funcionamento deste Desktop Completo seja satisfatório, uma conexão com a internet é necessária. Podemos, navegar na internet, trabalhar, estudar, jogar games, assistir filmes, pesquisar. Tudo que um computador tradicional faz.

  • 2: Se adicionarmos na nossa casa, lâmpadas inteligentes nos lugares das tradicionais, elas costumam ser Bluetooth ou Wi-Fi. Conectamos as lâmpadas no Wi-Fi e através de um Software no Computador e podemos controlar as lâmpadas da casa;

  • 3: No mercado tem dispositivos do tipo da Eco Dots da Amazon, tem da Google, tem da Apple, que são Assistentes que ficam espalhados pela casa executando comandos que pedimos em voz alta a elas. Elas geralmente se conectam ao Wi-Fi ou cabeado e no Computador;

  • 4: Smart TVs, Cafeteiras, Máquinas de Lavar, Robôs Faxineiros, Geladeiras, Guarda Roupas, Ar Condicionados, Ventiladores, Câmeras de Segurança, Fechaduras, Carros, etc… Atualmente já temos versões Smarts no mercado. Todos estes se conectam ao Computador e ao Wi-Fi ou Cabeado e através de Software no Computador controlamos todos;

Tanto o Computador quanto as Assistentes controlam tudo isso. Neste caso, no Computador o responsável é o Gabinete, ou seja, o que tem dentro dele. E se pegarmos o Gabinete e trocarmos por uma Dock Station para conectarmos um Smartphone Android ou iOS?

Podemos fazer as mesmas coisas mas além… Em casa o Smartphone conectado no Dock Station passa a controlar nosso Desktop e os produtos inteligentes em nossa casa. Ao sair de casa, retiramos o Smartphone da Dock Station e temos um Computador Portátil. E mesmo fora do Dock Station é possível controlar a casa mesmo estando a distância, no serviço, escola, na rua…

Irei compartilhar uma das grandes vantagens disso: Tenho um amigo dono de uma micro empresa aqui na minha cidade. Ele mora em outra cidade e tem uma filha com síndrome de Down. A esposa dele também trabalha fora. A menina fica sozinha em casa, mas não… O meu amigo tem aquelas câmeras na casa com áudio e vídeo, configurados no smartphone da filha e ele está sempre em contato com a filha, conversando com ela, mesmo ele estando aqui na loja. Foi ele que me pediu 3 meses de freelance. Ele auxilia a filha dele a estudar, pois a pandemia manteve ela em casa mas estudando através do celular. Ele nunca deixa ela sozinha! A casa dele não é este nível 100% Smart, pois ele não é entusiasta, mas parte dela já é Smart para atender eles nisto que contei.

Bom, geralmente o Gabinete precisa de um lugar para se acomodar no nosso Desktop, já o Smartphone não! E se quisermos colocar a Dock Station na parede perto da entrada de nossas casas e assim que chegarmos conectamos o Smartphone nela e pronto, ele passa a se recarregar e tomar conta da casa 100%. Então vamos no nosso Desktop com Teclado, Mouse, Monitor e Caixa de Som e o Sistema está pronto para uso! Fantástico!

Podemos usar o Smartphone como um tipo de cartão daqueles de hotéis que só liberam a energia elétrica quando cartão é colocado num suporte eletrônico. Se esquecermos algo ligado, por sair correndo ao trabalho, ao tirar o Smartphone da Dock Station, a energia elétrica da casa é cortada, com exceção de itens que precisam ficar ligados como Geladeira, Robô Faxineiro, Câmeras, etc… Economia de energia elétrica, aumento da vida útil dos aparelhos, evitar desastres como incêndios. Muitas vantagens!

As únicas coisas que podem interromper a experiência ou diminuir são: Queda de Energia Elétrica ou Internet.
No caso, como o Smartphone já é um No-Break então o Desktop continuaria ativo mas ao invés de usar o Monitor do nosso Desktop, usaremos a tela do Smartphone.

Dá para ir mais além e invés do Smartphone ser o coração e cérebro da casa, deixamos este papel para um Tablet pois além de substituir o Gabinete, o Tablet também substitui um Monitor sem precisar de energia elétrica, exemplo o Samsung Galaxy Tab S8 Ultra tem 14 polegadas. Os Smartphones e Tablets Android também são Monitores Portáteis. Basta conectar um adaptador HDMI USB na porta do dispositivo e usar aplicativos de captura de vídeo que tem aos montes no Google Play e pronto. Podemos conectar Playstation 5, Xbox Series X, Nintendo Switch, um PC Gamer, etc neste adaptador HDMI aos nossos Smartphones ou Tablets. Dá até para configurar tudo isso sem fio.

Bom o Smartphone poderia se conectar ao Tablet, a Samsung junto com a Microsoft facilitam este procedimento entre dispositivos deles, e quando estivermos fora de casa, controlamos o Tablet através do Smartphone que controla toda a casa e equipamentos! Sensacional! Podemos até incluir Smartbands e Smartwatchs na jogada.

No meu ponto de vista, já usei Sony, Motorola e Samung mas atualmente, nesta parte de Smartphone se tornar Desktop e ter um Ecossistema mais próximo do nível da Apple, a Samsung é a empresa que mais trata com carinho o Android.

“Existem 1001 maneiras de se preparar Neston.” dizia meu professor de Eletroeletrônica na Faculdade.

Se unir tudo isso a XBox Cloud Game, Nvidia Gforce Now, Google Stadia, Streams de vídeo vish, rsrsrs…

Em resumo, tanto o Smartphone quanto o Tablet seriam/são nosso 2nd cérebro, controlando toda nossa casa, mesmo estando a distância!

Quem disse que não poderíamos estar em 2 ou mais lugares diferentes ao mesmo tempo? Eu amo tecnologia!

Eu concordo com você. Eu acredito que os dispositivos serão mais de nicho e especialistas para cada tipo de situação. Eu penso também que computadores tradicionais irão reinar por muito tempo, pois uma das políticas da Google e da Apple de manter seus Sistemas Operacionais Mobiles é de dar pouco suporte a retrocompatibilidade. Isso significa que manter uma casa inteligente vai custar ainda mais caro, pois teríamos de atualizar, comprando novos dispositivos de tempos em tempos. A Apple costuma dar um suporte muito maior que a Google.

Eu possuo 2 tablets, o Samsung Galaxy Tab S5e com Android 11 e um antigo da Asus Keyphone K004 com arquitetura X86 e processador Intel Atom single core e Android 4.1 Jelly Bean. Ao comparar os 2 e seus aplicativos, o Asus tem uma limitação absurda. O Android 4.1 é de 2013, se compararmos com um laptop ou desktop do mesmo período, hoje tudo da internet, ou a maior parte dela estaria funcionando legal com suporte e atualizações.

O Brave parou de suportar no Asus K004 meses atrás, o único navegador bom que suporta Youtube e buscadores é o Opera. Já testei outros e nada, engasgam, crash, não suportam. Mas mesmo assim nem o Opera é capaz de reproduzir os vídeos do site Odysee.

Então, hoje ainda é caro, dependendo do ponto de vista, ter uma casa inteligente, tanto pelo preço dos dispositivos quanto pelo pouco tempo de retrocompatibilidade. Pode ser que isso no futuro seja muito mais acessível. Exemplo da Samsung que está oferecendo 4 atualizações do Android mais 5 de segurança nos seus dispositivos atuais. Isso já deixa a casa inteligente mais acessível a longo prazo.

Curiosidade aqui, conforme o texto vai ficando grande, vai ficando muito penoso digitar :rofl: :rofl: aí isso me lembra que eu tenho de parar. Mas eu acabei de aprender uma técnica nova… Na próxima vez irei digitar no Google Docs, revisar e só depois copiar e colar. Dá um desespero digitar assim, parece que eu estou maltratando o meu sistema :smiling_face_with_tear:.

Mas a casa inteligente com Distros Linux ou Windows, também é possível, não tão dinâmico e fácil quanto a Android, iOS… Mas é bem mais acessível construir uma casa inteligente usando estes Sistemas. Claro que pode demandar mais tempo e esforços de nossa parte mas…

:vulcan_salute:t2:

1 curtida