A Doca do Cosmic Desktop e Gnome

Usuários do gnome em geral, vcs usam Doca no sistema de vocês? Se usam, acham essencial pra ser produtivo? e qual posição da Doca acham mais ideal?

Não sei viver sem.
Coloco na Dock apenas os apps que uso sempre.
Mantenho oculto os ícones dos apps que abro mas que não estão fixados na Dock. Assim não fica poluído.
Uso a Plank
Na parte inferior, ficando rapidamente acessível.

3 curtidas

O Manjaro GNOME já vem com o Dash to Dock pré configurado, eu acho muito intuitivo ter um dock na parte inferior da tela, o dock é muito mais intuitivo que a clássica barra de tarefas.

1 curtida

que interface clean!!! excelente. somente com o essencial.

2 curtidas

Clean e minimalista é a nova moda do design, menos é mais.

1 curtida

no gnome eu n uso na tela principal, mas para mim é fundamental para lançar mais rapidamente os apps preferidos

1 curtida

O GNOME foi pensado para ser usado sem uma doca. Dessa forma, acredita-se que há menos distrações, o que favorece maior produtividade através do minimalismo da interface. Além disso, um workflow próprio, diferente do tradicional e focado no botão de atividades, é estimulado.

Antigamente eu usava o Dash to Dock no GNOME. Atualmente, deixei de usar para tentar me acostumar com a interface da maneira com que foi pensada para ser usada. E, devo dizer… Estou curtindo! :slight_smile:

3 curtidas

Não utilizo e quando uma distro que estou testando traz por padrão eu rapidamente desabilito. A visão de workflow produtivo que o time do gnome tem combina perfeitamente com a minha =D

(inclusive sofro quando tenho que logar no Janelas pra fazer alguma coisa)

1 curtida

Eu uso a extensão babar, acho mais produtivo e a tela fica mais limpa.

https://extensions.gnome.org/extension/4000/babar/

2 curtidas

Eu gosto da Dash to Dock, embaixo mesmo, mas com o intellihide habilitado. Na minha opinião é o mix perfeito da visão minimalista e focada em produtividade do GNOME vanilla com a praticidade de lançar aplicações sem quebrar o workflow de abrir o overview.

2 curtidas

Não uso nem dock nem panel. Uso a dash do Gnome da forma vanilla mesmo, seguindo a mentalidade que o @KairanD e o @Adhriel_Silva mencionaram. Quando quero lançar um aplicativo, aperto a tecla super, digito o início do nome do programa e aperto enter.

Além disso, na minha dash deixo favoritados somente 6 aplicativos, os quais uso frequentemente no meu dia-a-dia: google chrome, files, terminal, gedit, calculadora e google calendar.

Mas tenho tido um pouco de dificuldade de usar o overview horizontal (que foi introduzido desde o Gnome 40). Para mim, o problema não é o fato de o overview ser horizontal, mas sim o fato de as miniaturas dos workspaces serem muito pequenas nessa versão horizontal, dificultando visualizar quais apps estão abertos em quais workspaces. Daí fico alternando entre tentar me acostumar com o overview horizontal e perder a paciência e ativar a extensão vertical-overview… Se desse para aumentar o tamanho das miniaturas, eu usaria o overview horizontal numa boa!

4 curtidas

Dá pra aumentá-las com a extensão Just Perfection

1 curtida

Muito obrigado pela dica! Não conhecia essa extensão! Segui sua dica e testei para experimentar. Ela faz o que eu queria, mas ela tem opção demais, muito mais do que eu queria. Daí pesquisei e encontrei uma outra extensão que me atendeu melhor:

https://extensions.gnome.org/extension/4158/gnome-40-ui-improvements/

Essa extensão faz um conjunto menor de modificações e permite desabilitar uma a uma. Eu acabei desabilitando todas as modificações e deixei somente a modificação que eu queria: “increase desktops thumbnails scale”. Com isso, as miniaturas ficaram quase do mesmo tamanho que eram no overview vertical.

Acho que agora vou conseguir me adapar ao overview horizontal.

Obrigado mais uma vez pela dica, ajudou muito!

2 curtidas

Para quem usa o dash padrão " O que não é o meu caso" pois tenho atalhos para minhas aplicações preferidas e controlo todo Shell basicamente com a mão esquerda, somente com teclado e touchpad no notebook.

Se você tem 5 ou 6 aplicações favoritas, mentalize ou as organize nos favoritos por ordem de uso, ou até por ordem alfabética, e utilize o recurso Super+n (1 até 9) agiliza bastante e elimina a necessidade de ter um dock fixo na tela, eu realmente não curto, mesmo com intellihide um dock fixo é inútil no gnome-shell, enquanto as distros ficarem firulando o Shell as pessoas não vão aprender a usar direito, simples assim, tem que sair lá daquela caixinha de desktop “tradicional”.

Igual a questão dos ícones na área de trabalho, você tem um sistema de busca incrível no Shell, o tempo que você oculta as janelas para clicar em um ícone no desktop não vale a pena e eu estou levando em consideração você ter um atalho configurado para ocultar todas janelas ou um botão mostrar área de trabalho no seu dash/to-dock ou to-panel tanto faz.

Experimente usar o Shell durante um mês dessa forma e depois me diga se vale a pena ter um dock e ícones no desktop.

1 curtida

Nem todo mundo tem interesse em aprender algo novo.

Então pra que migrar pro Linux?

Tem muitos motivos pra isso, eu não migrei pq queria aprender, eu migrei pq o Windows 10 deu pau na minha máquina em 6 meses de uso, eu migrei pq tive muita dor de cabeça, e tbm pq eu odeio o Windows 10.

Cansou do Manjaro com o Plasma?

Acho que o Gnome é feito para se usar com apenas uma barra em cima.
Atualmente estou usando o KDE Plasma apenas com uma barra em baixo.
Usando apenas uma barra de tarefas ganha-se espaço de tela e mais produtividade, acredito eu.

1 curtida

Cansei do Plasma, mas não do Manjaro, rs. Peguei o Debian para testar algumas coisas pendentes. Também gosto dele, mas o Manjaro ainda foi a melhor - e mais fácil - distro que usei até hoje. É provável que eu instale ele novamente daqui há algum tempo, mas dessa vez na versão GNOME.

A customização do KDE é sensacional, mas em 90% do tempo eu acabava modificando ele para parecer o GNOME, então… Bem, melhor usar o próprio GNOME. É mais maduro que o KDE na minha opinião, embora menos customizável.

No mais, melhor tomarmos cuidado para evitar o desvio do assunto do tópico. :slight_smile:

Sim. A ideia dos desenvolvedores do GNOME é essa. Usar com apenas uma barra superior, com as mecânicas girando em torno do botão de atividades.

Docas não são elementos naturais ao GNOME. Cabe a cada usuário definir o que é melhor para seu tipo de workflow, mas penso que pelo menos experimentar o sistema projetado originalmente para o GNOME seja interessante. :wink:

6 curtidas