@lieggio qual driver da nvidia vc tá usando? Eu também andei tendo problemas com os drivers da NVIDIA quando mudei pro Linux (estou no Zorin 18) e, atualmente, uso a versão 580. Na versão 590 meu Zorin travava do nada, dava uns stuttering a cada 20 min mais ou menos.
No windows eu também sempre usei uma versão anterior e lá eu usava a versão Studio e não a Gamer. Isso me ajudava demais em performance pros jogos. Não consegui pesquisei como fazer isso aqui no Linux ainda.
Acredito que vc e todo mundo aqui saiba muito mais que eu mas eu literalmente arrumei esse mesmo problema que vc essa semana, apesar de eu usar uma GTX 1660 mas vai que seu problema também é só com a versão do driver.
Eaê pessoALL!!! Como colaborador e desenvolvedor do BigLinux, entendo perfeitamente sua frustração com comentários que não consideram o contexto completo do hardware e das configurações pessoais. É importante lembrar que o BigLinux é construído para oferecer a melhor experiência possível dentro de uma ampla gama de equipamentos, mas realmente, quando lidamos com hardware muito antigo (como aproximadamente 14 anos), é natural que surjam limitações de desempenho, já que o sistema precisa equilibrar compatibilidade com tecnologias modernas. Alterações extremas feitas pelo usuário podem, sim, comprometer a estabilidade, e é aí que entram ferramentas como journalctl e dmesg para identificar a causa raiz, além da verificação da memória swap e o uso de snapshots via GRUB para reverter a situações anteriores, recursos que estão disponíveis justamente para auxiliar nesses momentos.
Valorizamos profundamente o feedback construtivo e a participação da comunidade, e é por isso que mantemos canais abertos como o fórum oficial e o Telegram, justamente para oferecer suporte direto e acolher sugestões que possam ser transformadas em melhorias reais através de pull requests. Comparações com o Windows muitas vezes não consideram as diferenças fundamentais entre os sistemas, e estamos sempre dispostos a ajudar quem busca entender melhor o funcionamento do Linux. Agradecemos por fazer parte dessa comunidade e reforçamos que nosso objetivo é evoluir juntos, com diálogo respeitoso e colaborativo. Conte conosco para o que precisar!
Aqui estou na versão 590x. Ou seja faz todo sentido o que você está dizendo. Porque foi recente isso. E agora é constante. Mas tem raros momentos que nada disso acontece. Vou ver aqui e voltar para o driver 580x que deve resolver.
Aqui anda apresentando congelamentos em diversos momentos sem distinção de programas. Apenas o mouse congela e depois de alguns segundos volta.
Pode ser mesmo o Driver. No Windows, como quase não uso ele, tinha atualização Nvidia pra fazer. Fiz e depois disso não notei haver congelamentos. Mas pode sim ser o driver 590x pro Linux que está ruim. Vou ver aqui de voltar para o 580x.
Esse é um comentário com conteúdo técnico pra se discutir.
Sobre as flags de kernel: Você poderia especificar quais flags está se referindo? Pergunta genuína, porque muitas das modificações feitas no Big foram justamente para suportar hardware mais antigo ou específico do mercado brasileiro (como aqueles notebooks com wi-fi Realtek problemáticos). Se são flags realmente ‘perigosas’ ou apenas otimizações para compatibilidade, aí é um debate válido de se fazer.
Sobre ‘remasterização da remasterização’: Entendo o ponto, mas isso não é necessariamente um demérito. O Ubuntu é Debian Testing com modificações, o Mint é Ubuntu com modificações, e nem por isso chamamos de ‘cópia de cópia’. O trabalho dos desenvolvedores do Big é justamente empacotar soluções que fazem sentido pro público-alvo: usuários brasileiros com hardware variado e pouca paciência pra terminal.
Sobre o rolling release para iniciantes: Aí eu concordo com você em partes. O Arch puro é realmente um problema para iniciante. Mas o Manjaro já segura os pacotes por algumas semanas pra testar, e o Big adiciona mais uma camada de ferramentas pra tentar mitigar problemas. Não é perfeito? Claro que não. Mas pra muitos, funciona.
No mais, críticas técnicas como essa são sempre bem-vindas. Se tiver paciência, abre uma issue no GitHub do projeto com as flags que você acha problemáticas. Quem sabe não vira uma melhoria?
Realmente a Nvidia está sapateando na cara dos seus consumidores. Não bastasse o sistema continuar com essa palhaçada de ficar travando do nada e voltando, principalmente quando estou editando vídeo ou vendo vídeo no YT em 1444p. Agora sai o aviso que o driver 590.93 está causando danos nas placas RTX. Tanto que a Nvidia foi obrigada a tirar esse driver do servidor deles. Ocorre que a linha 590xx da Nvidia ta um lixo, pronto falei!
Aqui no meu sistema não aparece o 580xx. Aparece apenas o 590xx que está instalado em uso. O 470xx, 570xx e 575xx. Não testei nenhum destes, mas removi o 590xx, baixei o 580xx do site da Nvidia, fiz a instalação via comando .run do pacote que veio. Instalou, mas ao abrir o editor de vídeo deu um erro. Esqueci de registrar isso. Mas ao pesquisar no Google, logo deu que estava relacionado a questão da GPU. Ai removi o driver 580xx e voltei pro 590xx. Vou tentar como ultima alternativa o driver 575xx e vamos ver no que dá.
Ta chato demais isso e uma GPU nova, agora, está fora de cogitação.