A distro que eu uso está apresentando congelamentos do nada

Pessoal, aqui eu estou usando o Big Linux KDE, em sua última versão. Já tem um bom tempo que uso ele. Tanto no desktop quanto no laptop. Tudo vinha funcionando muito bem aqui.

Ocorre que, de uns dias pra cá o sistema vem apresentando congelamentos durante o uso. Por exemplo, se estou usando o editor de vídeo, às vezes o mouse congela o sistema parece “engasgar” fica alguns segundos assim e depois volta. Se estou no OBS fazendo alguma gravação com ele o sistema, também, parece engasgar e no OBS fica aparecendo uma mensagem indicando buffer cheio ou sistema sobrecarregado. Algo assim. Não consegui capturar isso. Até digitando texto no navegador, às vezes ele “para” e volta.

Eu atualizei o sistema todo achando que fosse isso. Pois fui ver e tinha 5Gb de atualizações a serem feitas.

Atualizei, mas mesmo assim esses “congelamentos” continuam.

A única coisa de diferente que fiz no meu Linux esses dias foi instalar e habilitar o Panel Colorizer que modifica a “Barra de Tarefas”.

Ah outra coisa que aconteceu aqui e depois disso comecei a notar esses congelamentos. Eu fui rodar uma aplicação 3D, visualizador de Second Life, uma versão nativa pra Linux que eu tenho aqui, e a temperatura da minha Nvidia chegou a 80° coisa que nunca tinha notado ocorrer.

Entrei no Windows pra ver se era problema na máquina e lá está tudo funcionando normal.

O que será que pode estar acontecendo aqui? Será que esse widget Panel Colorizer ta causando isso? Será que terei de reinstalar o sistema todo, de novo? Será que atualizando-o para um ponto bem anterior a estes dias deve resolver?

Alguém tem alguma ideia?

Qual comando eu uso para ver se está tudo normal por aqui?

Meu PC é um Intel i5 de 4a com 32Gb de RAM DDR3 2 SSDs de 480Gb e uma RTX 2060 numa ASUS Z97-A.

Eu acho que pode ser o driver de vídeo ou ram, mas por ser 32 gb não tenho certeza, se quiser testar crie um swap de 8gb

To achando que possa ser a GPU, porque começou isso depois que ela chegou a 80° quando abri uma aplicação 3D.

Mas o curioso é que no Windows tudo “funciona”.

Segue informações mais detalhadas do meu PC:

Olá @lieggio!

O congelamento começou depois que você instalou o Panel Colorizer?
No meu ele já veio por padrão:
biglinux-stable/plasma6-applets-panel-colorizer 6.7.0-1 [instalado]

Pelo tamanho das atualizações você deve está há algum tempo sem atualizar, por ser base Manjaro ficar muito tempo sem atualizar pode geral alguns bugs, ainda mais você instalando um programa recente em uma versão antiga. Mas como você disse que conseguiu atualizar…

Como sua instalação é de setembro, você está usando o Wayland? Acho que nessa época ainda era possível rodar o KDE sobre o X11, não me lembro exatamente.

Sobre sua Rtx segundo a Ia é possível chegar nisso rodando aplicações pesadas.

Um ponto antigo de restauração seria o ideal, você pode voltar para antes do problema e ver se acontece o mesmo.
Outro conselho seria procurar isso no fórum do biglinux e até mesmo criar um tópico por lá, vai que alguém já passou por isso e também tem o grupo do big no Telegram, lá você também pode encontrar ajuda para isso…

Abraço,

Opa Rmds, bão?

Então, foi mera coincidência. Olhando melhor aqui o funcionamento do meu PC, tanto no Linux quanto no Windows 11. Eu acabei por me dar conta que no Windows, ao usar certas aplicações que exijam mais do PC, como o editor de vídeo que mais utilizo, por exemplo, ele já vinha apresentando congelamentos.

Ocorre que no Linux isso nunca tinha acontecido, até então. Até porque, apesar de eu dizer nos meus vídeos em que uso o Second Life que estava capturando a imagem pelo Linux. Eu faço isso pelo Windows, normalmente. Porque eu não me sinto confortável com o gerenciamento que a Nvidia faz da minha RTX no LInux. No Linux eu tinha configurado a Nvidia para trabalhar “da mesma maneira” que no Windows. Ou seja, resumindo, controlar a temperatura “limitando” ela a 68º. Apesar ter configurado tudo eu nunca senti segurança que, de fato, o app da Nvidia está fazendo as coisas do jeito que eu configurei.

Ai no dia que começou a apresentar essas anomalias no Linux eu havia resolvido gravar um vídeo usando o OBS e o Second Life. Uma coisa que me acendeu a luz vermelha foi que meu PC começou a fazer um barulho abissal e quando fui ver era a ventoinha da GPU, pois a temperatura no marcador da tela tinha chegado a 80º. Isso nunca acontece no Windows. Ai, por conta disso eu parei o que ia fazer. E dai comecei a notar os congelamentos esporádicos no Linux.

Como disse, inicialmente fui olhar se tinham atualizações a serem feitas. Bem…

Uma das coisas que estavam me irritando no Big Linux é que, no padrão dele, tinha atualização quase que diária. Eu, então, configurei ele para cuidar das atualizações semanalmente. Dai cessaram a quelas atualizações, quase que constantes. Só que eu, confesso, não reparei se meu sistema esta mais atualizado como antes. Assim, esporadicamente, eu acesso o atualizador de programas pra ver se tem algo a atualizar e normalmente tem. Desta vez tinha 5Gb de coisas a serem atualizadas.

Bem coincidência ou não, agora lembrei-me que no Windows 11 em certos momentos específicos também tem apresentado congelamentos.

Assim, começo a pensar que a ideia disso estar ligado a GPU possa fazer sentido. Ela pode estar começando a dar sinais de problemas e quando uso algo que exija mas dela, o sistema fique com inconsistências.

Eu vou replicar essa thread no fórum do Big Linux também.

Vamos ver.

1 curtida

Observa se não está aquecendo demais, essas paradinhas podem ser proteção de hardware.

O aircoller gandias é barato e muito bom. Outra coisa que fiz foi colocar os 5 ventoinha comprei 2 kit com 3 baratinho TB.

Sim meu gabinete ta bem refrigerado. Atualmente está com 5 fan, mas vou colocar mais 3. Tenho controladora.

Veja se fstrim está habilitado.

systemctl status fstrim.timer

Caso não

systemctl enable –now fstrim.timer

Caso não esteja habilitado pode apresentar congelamentos rápidos de vez em quando

Pode ser visto com o comando

systemctl list-unit-files --state enabled

Editado

Instale o glmark2 para medir o desempenho da placa.

E veja se apresenta travamento.

Podendo ser a placa.

:+1:

1 curtida

Olá @lieggio!

Sobre as atualizações geralmente são do próprio Biglinux, o Manjaro só solta atualizações a cada 15 ou 20 dias mais ou menos, ou correções criticas.

Vale também seguir a dica do @swatquest, o fstrim.timer vem desativado por padrão.

Abraço,

O Biglinux é uma distribuição muito personalizada pelos desenvolvedores da mesma, ele vem com flags específicas habilitadas no kernel e que deveriam ser utilizadas somente em usos específicos. Entrentanto, os desenvolvedores tornaram padrão essas configurações.

Além disso, o Biglinux é uma remasterização do Manjaro, que é uma remasterização do Arch Linux. Ou seja, você está usando a remasterização da remasterização. Não seria problema, mas Arch Linux não é um sistema ideal para usuários iniciantes, visto que é um sistema que costuma entregar as versões mais novas dos aplicativos sem que testes sejam realizados.

Só para informação

O comando TRIM é essencial para manter o desempenho e prolongar a vida útil de SSDs, informando ao drive quais blocos de dados não estão mais em uso e podem ser apagados. Ele evita a queda de velocidade de escrita ao longo do tempo, otimizando a coleta de lixo (garbage collection). Geralmente ativado no Windows, garante maior longevidade e velocidade.

2 curtidas

Funcionou?

É problema da placa de vídeo?

Obrigado a todos que estão participando desta discussão com suas opiniões, sugestões e dicas.

Bem, vou começar pela postagem do @swatquest . Eu vou fazer isso do fstrim e ver o que de fato acontece.

@Rmds quanto as atualizações, sim, é algo que sempre notei ser muito recorrente no Big Linux em modo padrão. No meu caso eu tive que configurar para que as atualizações do sistema ficassem uma coisa menos recorrente.

@anon76894998 sobre o Big Linux em si, eu gosto dele. Sempre funcionou muito bem aqui nos meus equipamentos. E o utilizo, não só no meu desktop, quanto no meu notebook. No meu desktop ainda mantenho o Windows 11 que já estava instalado aqui. E posso dizer que o desempenho do sistema, usando o Linux com KDE, se mostra muito mais fluído que no Windows.

@swatquest eu, ainda, não vi a questão do TRIM. Mas até a algumas semanas atrás, meu sistema funcionava muito bem. Nunca tinha tido estes congelamentos. Tampouco eu notara minha GPU Nvidia esquentar da maneira que esquentou. Bem, eu já gravei vídeo usando o Second Life pelo OBS no Big LInux e não notei ocorrer o mesmo que da última vez. No meu Linux eu jogo um ou outro jogo da Steam, ou de Windows que tenho instalado aqui pelo Lutris. Nunca notei ter problemas pra rodá-los. Até gravo game play ou a faço em live no YouTube.

Apesar de, no vídeo do Youtube, vendo depois que já está na plataforma, parecer ter tido “lag” em alguns momentos. Pra mim sempre roda tudo muito liso. Um dia vou gravar ou fazer uma live gravando a tela do PC ou usando minha placa de captura conectada no notebook.

Porém o visualizador de Second Life sempre se mostrou ser algo que exige mais da máquina porque, especificamente, nele eu uso os gráficos entre o alto e o ultra. O visualizador que costumo usar é o que melhor tem funcionando com estes gráficos, tanto no Windows quanto no Linux. Esse visualizador tem versão nativa pra Linux. Contudo eu percebo que a Nvidia parece não controlar muito bem a minha GPU, principalmente no tange a temperatura. Então, como disse mais acima, mesmo que diga que estou capturando a imagem do Second Life pelo Linux, geralmente estou fazendo isso no Windows. E, é só que faço no Windows. O meu uso diário é no Linux.

Só que de um tempinho pra cá, no Windows, principalmente ao usar um editor de vídeo, por exemplo. Passei a notar o sistema apresentar congelamentos momentâneos. Para do nada, mas depois volta. Isso geralmente acontece depois de usar uma aplicação que exige muito da GPU, como o visualizador do Second Life ou editor de vídeo, como o Vegas Pro 18.

Essa placa mãe do meu PC, atual, eu ganhei. Sou Youtuber. Ela me foi passada como uma placa com um ótimo funcionamento,. porém como uma placa que tem fama de ser problemática e já ter sido reparada algumas vezes. Quem me deu esse Kit é técnico de Informática. Contudo ela sempre veio funcionando bem aqui. Atualmente está com 32Gb de RAM (4x8) e eu troquei o CPU Cooler que veio um bem “vagabound” e coloquei uma torre PCYes LorX. As temperaturas aqui ficam numa boa. O gabinete que uso é um aquário Level Supreme e tem 5 fan RGB, sendo 4 na controladora e 1 ligada diretamente na fonte. A meta futura é trocar essa fan direta e colocar mais 4 na controladora.

Agora, devido ao fato do meu kit já ter um “certo histórico” eu não sei se poderia ser a placa mãe já dando sinais de problemas à vista ou se é a Nvidia que está. Fato é que estou, sim, estudando colocar uma AMD mais forte que a minha 2060 atual, aqui. Pois todos nós sabemos o quanto a AMD está ótima no Linux. E no meu kit intel de 4a. geração o Linux roda muito melhor que o Windows 11. Testado e comprovado.

Bem, por hora é isso. Desculpem escrever muito. É que tentei responder a todos e elucidar o melhor possível o que venho vivenciando atualmente.

2 curtidas

Ah, só complementando. Eu uso Linux desde 2005, por ai. Mas sempre usei com GPUs AMD. Eu comecei meu contato no Linux usando o Kurumin do Carlos Morimoto. Sempre fui fã da interface KDE. E esta sempre foi minha interface preferida. Tanto que eu usei Open Suse e Kubuntu por um bom tempo. Agora é que estou no Big Linux, mais ou menos uns 2 anos já. Porque simplesmente eu adoro esse sistema. Tem tudo que eu preciso de maneira fácil e simples e o visual dele no KDE, depois de dar meu toque de personalização, ficou ainda mais agradável pra mim.

2 curtidas

É assim mesmo. Só acontece depois de um tempo de uso.

Mais info

Não é estritamente necessário deixar espaço não particionado (não utilizado) em SSDs modernos para o funcionamento do comando TRIM. No entanto, deixar uma margem de espaço livre (cerca de 10% a 15%) dentro da partição ou como espaço não alocado ajuda a manter o desempenho máximo e prolongar a vida útil do SSD.

Vou verificar isso.

Bom dia

Chegou a testar?

Qualquer coisa manda a saída do comando.

lspci -k