Obrigado a todos que estão participando desta discussão com suas opiniões, sugestões e dicas.
Bem, vou começar pela postagem do @swatquest . Eu vou fazer isso do fstrim e ver o que de fato acontece.
@Rmds quanto as atualizações, sim, é algo que sempre notei ser muito recorrente no Big Linux em modo padrão. No meu caso eu tive que configurar para que as atualizações do sistema ficassem uma coisa menos recorrente.
@anon76894998 sobre o Big Linux em si, eu gosto dele. Sempre funcionou muito bem aqui nos meus equipamentos. E o utilizo, não só no meu desktop, quanto no meu notebook. No meu desktop ainda mantenho o Windows 11 que já estava instalado aqui. E posso dizer que o desempenho do sistema, usando o Linux com KDE, se mostra muito mais fluído que no Windows.
@swatquest eu, ainda, não vi a questão do TRIM. Mas até a algumas semanas atrás, meu sistema funcionava muito bem. Nunca tinha tido estes congelamentos. Tampouco eu notara minha GPU Nvidia esquentar da maneira que esquentou. Bem, eu já gravei vídeo usando o Second Life pelo OBS no Big LInux e não notei ocorrer o mesmo que da última vez. No meu Linux eu jogo um ou outro jogo da Steam, ou de Windows que tenho instalado aqui pelo Lutris. Nunca notei ter problemas pra rodá-los. Até gravo game play ou a faço em live no YouTube.
Apesar de, no vídeo do Youtube, vendo depois que já está na plataforma, parecer ter tido “lag” em alguns momentos. Pra mim sempre roda tudo muito liso. Um dia vou gravar ou fazer uma live gravando a tela do PC ou usando minha placa de captura conectada no notebook.
Porém o visualizador de Second Life sempre se mostrou ser algo que exige mais da máquina porque, especificamente, nele eu uso os gráficos entre o alto e o ultra. O visualizador que costumo usar é o que melhor tem funcionando com estes gráficos, tanto no Windows quanto no Linux. Esse visualizador tem versão nativa pra Linux. Contudo eu percebo que a Nvidia parece não controlar muito bem a minha GPU, principalmente no tange a temperatura. Então, como disse mais acima, mesmo que diga que estou capturando a imagem do Second Life pelo Linux, geralmente estou fazendo isso no Windows. E, é só que faço no Windows. O meu uso diário é no Linux.
Só que de um tempinho pra cá, no Windows, principalmente ao usar um editor de vídeo, por exemplo. Passei a notar o sistema apresentar congelamentos momentâneos. Para do nada, mas depois volta. Isso geralmente acontece depois de usar uma aplicação que exige muito da GPU, como o visualizador do Second Life ou editor de vídeo, como o Vegas Pro 18.
Essa placa mãe do meu PC, atual, eu ganhei. Sou Youtuber. Ela me foi passada como uma placa com um ótimo funcionamento,. porém como uma placa que tem fama de ser problemática e já ter sido reparada algumas vezes. Quem me deu esse Kit é técnico de Informática. Contudo ela sempre veio funcionando bem aqui. Atualmente está com 32Gb de RAM (4x8) e eu troquei o CPU Cooler que veio um bem “vagabound” e coloquei uma torre PCYes LorX. As temperaturas aqui ficam numa boa. O gabinete que uso é um aquário Level Supreme e tem 5 fan RGB, sendo 4 na controladora e 1 ligada diretamente na fonte. A meta futura é trocar essa fan direta e colocar mais 4 na controladora.
Agora, devido ao fato do meu kit já ter um “certo histórico” eu não sei se poderia ser a placa mãe já dando sinais de problemas à vista ou se é a Nvidia que está. Fato é que estou, sim, estudando colocar uma AMD mais forte que a minha 2060 atual, aqui. Pois todos nós sabemos o quanto a AMD está ótima no Linux. E no meu kit intel de 4a. geração o Linux roda muito melhor que o Windows 11. Testado e comprovado.
Bem, por hora é isso. Desculpem escrever muito. É que tentei responder a todos e elucidar o melhor possível o que venho vivenciando atualmente.