A customização de interfaces no Linux e a facilidade de uso para o usuário comum

Usando desse tanto de extensão uma hora a coisa quebra kkk. Como é bom ter passado dessa fase e conseguir usar qualquer sistema de boa sem muita parafernália.

1 curtida

O problema é que as interfaces Linux ainda estão há anos luz de distância de sistemas mais modernos, no quesito experiência de usuário. É legal ver a comunidade resolvendo esses detalhes que aprimoram a usabilidade, mas tira da responsabilidade dos desenvolvedores. Gnome tá aí do mesmo jeito faz tempo, dificultando o uso tanto em desktops quanto em dispositivos touch, enquanto as outras DEs (tirando as mais recentes e instáveis, como Kylin, Nitrux, DDE…) ainda se limitam a copiar o windows. Torcendo pra que essa nova leva de distros, e de mentalidade quanto ao sistema (Vanilla, Pop!), traga melhorias para colocar o Linux em um patamar de mercado sério, como um sistema pronto pra atender qualquer tipo de usuário “out of the box”.

1 curtida

Discordo pontualmente. Basta uma simples comparação entre a interface do Windows 10 contra um KDE Plasma, sendo bem comum o primeiro (Windows 10) copiar várias paradas do segundo. Enquanto do lado Gnome vemos uma interface altamente polida e objetiva a like MacOS. Sua experiência pessoal não reflete a realidade atual de ambas as interfaces (KDE e Gnome). O Windows há tempo atrás nem tinha suporte a áreas de trabalho, só para citar um exemplo básico.

1 curtida

O design metro já existia antes da nova reformulação do KDE, visual que lentamente se transformou no que viríamos ter no Windows 10, 11 e Plasma. Linux sempre pecou na qualidade dos recursos ao usuário leigo, prova disso são às inúmeras distros que tentam resolver esse problema do seu próprio jeito. Quanto à minha experiência de usuário, bem, trabalho com tecnologia a pelo menos 10 anos, conheço bem as reclamações de usuários leigos quanto à funcionalidade e usabilidade de sistemas.

1 curtida

Visual/Tema não é (necessariamente) o mesmo que Ambiente Gráfico.

Sério? Então parece que vc não olhou bem a lista de extensões… E estamos falando de LEIGOS, sobre o uso profissional do Linux, nem tem o que se discutir né

MUITO! Um Ambiente Gráfico vai muito além de um Tema. Sugiro ver um pool (grupo) de vídeos no canal Diolinux sobre ambientes gráficos, focando em KDE e Gnome e vai ver o quanto a falácia de “experiencia de usuário ruim” em ambiente Desktop’s Linux atuis sequer faz sentido lógico em pleno 2023.

Qualquer Leigo consegue usar um Linux Mint ou ZorinOS perfeitamente. Basta lembrar que um leigo normalmente fará operações básicas com arquivos e navegação com internet. Ele não precisa, por exemplo, de uma extensão “mixer” de áudio rs. Nem eu q sou da área de tecnologia há 15 anos preciso quanto mais um leigo. Meu ponto é que encher a distro de perfumarias e achar q é uma necessidade que todos precisam não tem base.

1 curtida

Tá bom cara. Vou concordar com vc e acreditar que a fatia de 0,00000001% do Linux no mercado é exclusivamente por causa de um plano secreto da Microsoft pra acabar com o software livre e não pelo fato de ser um sistema cru e pouco amigável a novos usuários :sweat_smile:

1 curtida

Esse é o ponto rs.

Valeu! Show sua opinião, mas ainda é sua opinião… Assim como a minha. Cada um na sua distro e vida que segue

Com certeza e reforço até q n leve para o lado pessoal. Isso foi apenas um debate entre dois pontos. Cabe a quem ler avaliar o que de fato faz mais sentido.
Senti necessidade de expor minha visão porq tenho o “luxo” de transitar diariamente entre o mundo Windows e Linux então acho q consigo mostrar um ponto bastante sólido sobre o assunto.

1 curtida

Único que está trazendo um desktop environment próprio é o Pop.

Fato!
Ps: plasma

Na verdade, o excesso de distro “dizendo que vai resolver isso”, não tem relação com o assunto, pois muitas vezes, nem com programadores elas contam.

Isso sempre vai existir, se a pessoa é acostumada com o Windows e for preguiçosa quanto a aprender algo novo, mesmo clones da interface, como o Linuxfx, receberão criticas.
Agora pega alguém que uso Gnome a vida toda, pra ver se não vai reclamar do Windows (do Plasma, do Xfce, Unity, etc.)

Claro, quando alguém está disposto a apenas criticar e não reconhecer aonde está errado ou equivocado, nem adianta mostrar os erros.

Fato!

Eu que trabalho com TI desde 1997 não precisava no Windows. Em distros Linux, que comecei em 2006 também nunca precisei.

Mas na realidade, passa dos 7%
Lembrando que ChromeOS usa o kernel Linux, então não existe lógica ou razão para separá-los.

Curti… ficou mto bom.

Sobre o assunto com o outro amigo acima, eu também não instalei muita coisa no meu Ubuntu.

Acho que já é um sistema “pronto” pra quase tudo… bom e funcional pra 99.99% das pessoas ao meu ponto de vista, já que a maioria apenas fica na internet e abrem um ou outro PDF ou arquivos como Excel ou Word, mas acho q o LibreOffice ou Google Docs já são ótimos também.

Na minha empresa tenho 2 Windows 11, 2 Chromebooks, 1 iMac e 1 Linux (Ubuntu).

Até o Chromebook já acho ser um sistema que funcionaria tranquilamente pra 99.99% das pesssoas do jeito que é hj em dia.

1 curtida

Na verdade muita coisa de usabilidade do Windows vem do Linux, desktop virtual, agrupamento de ícones, links de pastas, painel de controle semântico…

GNOME é a que mais muda, a cada 2 anos em média refazem todo a interface

Então:

KDE 3.0 (2002):

Windows Vista (2007):

KDE Oxygen (2008):

Windows 7 (2009):

KDE Breeze Project (2014):

Windows 10 18946 (2019)

O Windows 12 pelo vazamento tá usando a mesma linguagem do Breeze Project 2.0

Então, não, o Design atual do Windows já existia no Plasma quando o Metro ainda estava em desenvolvimento

Na verdade, nenhum dos dois, o problema do Linux no mercado tem a ver unica e exclusivamente com dois problemas:

• Não existe nenhuma distro comercial com objetivo de competir com Windows atualmente
  • A única que exististiu foi massacrada pela própria comunidade Linux

Por favor, ajude a comunidade e abra um tópico listando elas

3 curtidas

Qual foi a distro?

Ubuntu com Unity, a primeira e até hoje única distro que, ao mesmo tempo:

• Desenvolveu uma loja
  • Desenvolveu um SDK
  • Desenvolveu uma linguagem de design humano
  • Desenvolveu uma plataforma de hospedagem
  • Investiu pesado em marketing
  • Tentou dialogar com o universo mobile
  • Tentou (pelo menos) na época implementar todo o XDG
  • Tentou atrair empresas prestadoras de serviço para a plataforma (através das lentes do Unity)
8 curtidas

Obrigado pela resposta tão detalhada.

1 curtida

Obrigado por desmentir a falácia de que o KDE Plasma é uma cópia do Windows. Infelizmente ninguém acredita quando eu falo que o copião é o Windows.

4 curtidas

Bom dia, pessoal.

Em decorrência do desvio de assunto, as postagens não relacionadas com o foco do tópico original foram movidas para novo tópico. Algumas foram editadas e apagadas por conterem comentários desnecessários e que poderiam gerar atritos nada construtivos.

Todos são bem-vindos para expor opiniões, mas pedimos que por favor mantenham o respeito e a cordialidade para que este seja um ambiente agradável para todos. :slight_smile:

Por fim, ressaltamos a importância da leitura das regras: FAQ/Regras

4 curtidas