A ânsia de ter e o tédio de possuir

Na programação: O entusiasmo de começar um projeto é intenso, mas com o tempo, ele pode perder o brilho. Muitas vezes, o que antes era desafiador e empolgante se torna monótono, especialmente quando não traz o retorno financeiro esperado ou quando o desafio técnico já foi superado. Assim, o projeto é deixado de lado, inacabado, enquanto buscamos novos desafios ou recompensas mais imediatas.

No mundo Linux: Passamos horas em busca do sistema operacional perfeito, escrevemos shell scripts para automatizar cada detalhe e trocamos de distribuição a cada semana. Mas, no final, sempre acabamos voltando para a distro de estimação, percebendo que, apesar de toda a customização e experimentação, a produtividade real acaba ficando em segundo plano.

Como contornar isso?

2 curtidas

Programação e outras coisas mais

Na minha sincera opinião, na programação (e em qualquer coisa que você fizer), o que se deve fazer é abaixar as expectativas sobre o possível retorno que isso pode dar e se lembrar que o retorno não é imediato. Pelo contrário, na maioria das vezes, o retorno será menor que o esperado.

Eu não sou do ramo da programação, mas sim daqueles que fazem arte. Tenho colegas desse ramo que ficam totalmente desesperados quando algo não vão como o esperado. Pessoas que correm atrás dos Likes e Seguidores, deixando de lado o que fizeram eles começarem a fazer arte: A paixão por fazer arte.

Principalmente quando a arte não chamam atenção dos seguidores. Muitos deles ficam culpando a plataforma que usam e não nas expectativas que colocaram e em querer uma recompensa imediata, uma alegria efêmera ao ver os Likes e Seguidores crescendo.

Pessoalmente, eu odeio essa dinâmica das Redes Sociais, e acabei indo para algo onde isso não é incentivado: Para os Blogs. Montei meu próprio Blog em Wordpress, pago uma hospedagem e fico livre para fazer o que realmente gosto. E quando falo disso para os meus colegas artistas, eles torcem o nariz, pois o que vale para eles é a recompensa imediata em obter Likes e Seguidores.

E eu fui para os Blogs já sabendo que o trabalho seria duro e que eu estaria jogando no Hard, já que um Blog é algo bem mais demorado para se ter alguma recompensa relevante.

No mundo Linux

E quanto ao Mundo Linux, é saber o que você quer. Talvez a sua distro de estimação seja o que você realmente quer usar, mas a curiosidade sempre bate mais forte. A Liberdade que o Linux dá é uma coisa fantástica, mas para quem não sabe o que quer, pode ser o pior pesadelo.

Eu fiquei por um ano pulando de interface em interface até entender que o que eu queria era algo mais “quadradão”, tal como o Windows que eu usava há quase 10 anos. Sendo assim, me encaixei no Gnome. E quando consegui me entender com o Gnome, consegui encontrar o meu lugar. A Distro? Pra mim. pouco importa.

2 curtidas

Sobre o mundo linux, minha estratégia foi me fixar em uma só distro que eu gostava mais - mas não era perfeita - e explorar ao máximo o potencial já existente naquele sistema. Não fiquei preocupada em otimizar nada, nem instalar adicionais. Ao aprender a usar o que já existia foi justamente quando o sistema ficou o mais próximo do “impecável”. Hoje em dia uso Ubuntu com Gnome. Não é perfeito, obviamente. Mas tendo aprendido a lidar com ele, ficou excelente para o meu tipo de uso, tanto que, apesar de alguma otimizações usando recursos do próprio sistema, não tenho quase nenhuma extensão instalada ou qualquer outra modificação externa. Muito diferente de quando usei linux pela primeira vez rs.

Minha dica é você colocar limites. Escolha uma única distro, instale um ou no máximo dois pacotes de ícones que você acha bonito; selecione poucos papéis de paredes que agradam mais aos seus olhos e se limite a ficar nessa distro por alguns bons meses. Se não curtir, ai sim mude para outra.

Quanto à programação, não sou da área, mas acho que isso acontece em algum grau com todo mundo que tem uma carreira ou hobby. Se o projeto for realmente importante para você, faça o que tem que ser feito, não importa seu estado de humor, empolgação ou ânimo. Faça chuva ou faça sol. Ao ter a disciplina e rotina de fazer, a inspiração lhe retornará e você pode se supreender com o resultado. Tem um livro que gosto bastante do autor Steven Pressfield, chamado “Como superar seus limites internos” (antigamente se chamava “A Guerra da Arte”) que fala exatamente sobre isso. Ele chama isso de Resistência e ensina como superá-la. A receita dele é simples: torne-se um Profissional. Pense em como um profissional agiria diante da situação e faça a mesma coisa. A professora Lúcia Helena Galvão tem uma palestra inteira sobre esse livro no Youtube. A ideia do autor é simples, mas às vezes precisamos ouvir/ler o óbvio.

5 curtidas

Eu, como usuário intermediário, depois de quebrar várias vezes o Ubuntu (que era minha distro preferida até então), migrei pro Fedora Silverblue e decidi que quero um sistema estável e “inquebrável”, que eu não precise ficar fazendo backup a cada 3 dias com medo de quebrar o sistema e perder todos os meus arquivos e dados. Foi assim que eu parei com o distro hopping.

Detalhe: uso um Galaxy Book3 360, e utilizo bastante a tela touch, então isso elimina a curiosidade de experimentar distros KDE, que não funcionam nada bem com o touch do meu notebook.

2 curtidas

@rapoelho você tem um site com dominio pago, mas não coloca adsense para ajudar, então você poderia usar o dominio e hospedagen gratis, tem no Github, vercel e o proprio blog do google.

Blogger.com

vercel.com

Github pages

Já com a vercel você armazena seu código no github, e implementa na vercel, toda vez que você atualizar seu código no github, atualiza automatico na vercel, é facil, e vi seu site é mais simples só html e um pouco de css.

Caso contrário não quer mecher com código vá para o blogger do google.

Só tem um porem, a vercel e o github não aceitam colocar adsense na versão gratis, já o blogger aceita adsense na versão gratis.

2 curtidas

Eu não coloco Adsense, por eu não gostar de anúncios (e também por querer um site o mais limpo possível) e a hospedagem que eu pago não foi tão cara assim, se for colocar mês a mês. E claro, não tenho nada de muito mirabolante que eu precise de um Plugin pago.

E na época, eu achei o Blogger muito limitado, principalmente na parte do Editor dele. Já o Wordpress já tinha um editor que era bom quando comecei a pensar em um Blog pra mim, lá pra Agosto de 2019.

1 curtida

Eu já pensei em fazer um blog, o problema é que tudo que eu começo eu não termino. Atualmente, eu não estou nem começando para evitar gastos.

Eu utilizo DualBoot de Windows 11 com Linux Mint(minha distro de estimação, se tudo der errado eu sei que nela sempre funciona kkkkk). Windows 11 só para rodar meus joguinhos.

Eu conheço um Host que é 50 reais por ano(por incrivel que pareça) para você manter sua aplicação PHP funcionando, vale bastante a pena para quem não espera tantos cliques.

vercel é gratis kkk, é só puchar o código do github e pronto, rápido e facil.

@Leonam_Cruz tambem sou programador e tenho varios projetos nunca desanimei de faze-los, não pensso em só ganhar dinheiro com eles, pensso mais no aprendizado e no desafio, tipo fazer um tetris em C, um site de ferramentas administrativas, um ecommerce, quanto mais eu aprendo programação mais surge ideias, eu sinto ânimo em faze-las, depois o ganho e dinheiro vem como recompesa de um trabalho bem feito e muito estudo.

sobre o linux é archlinux na veia, não tem como é o melhor linux.

3 curtidas

Eu uso a hospedagem Neocities para hospedar meu website, criei com a hospedagem Astro enquanto eu aprendia HTML e CSS, tudo de graça

Acho assim até melhor que dominio pago, não me importo com adsense, e o codigo é feito 100% por mim

E usando um gerador de site estático como o 11ty ou o Hugo, numa dessas hospedagens gratis, você consegue fazer um blog rapidão e facil sem gastar nada

1 curtida

Eu também sou meio assim, mas vi que eu não poderia depender de Rede Social se eu quisesse ter algo um pouco mais sério na Internet.

Eu até tenho um outro projeto para um Blog novo, que fale de outros assuntos, mas acabei adiando esse projeto para pensar melhor nele.

1 curtida

Eu tô com o processo contrário, quanto mais eu aprendo, menos me dá vontade de fazer. To aprendendo C e C++. E tô fazendo um ERP em Java. O que eu gosto mesmo de programar é para Mobile com Kotlin, mas é frustante demais postar na Google Play e saber que o seu público não compraria.

Eu tenho habilidades de edição de vídeo(Fui VideoMaker), mas sempre volto no problema de começar as coisas e não acabar, ai preciso resolver isso primeiro antes de fazer canal ou blog.

Toda a minha vida na Internet é basicamente isso mesmo: Um monte de projetos que comecei e abandonei no meio. Seja Blogs, Canais do Youtube ou até mesmo projetos de distribuições Linux que nunca andaram pra frente.

E até relatei um pouco sobre esses Blogs e Canais do Youtube que ficaram pelo caminho no meu Blog:

Somente consegui sossegar quando achei algo que eu adorava fazer (desenhos) e consegui completar com outra coisa que eu sempre gostei (blogar), junto com a necessidade de ter algo mais sério na Internet.

Acho que o fez o meu Blog atual durar, foi que eu estou pagando uma hospedagem e com isso, eu acabei colocando uma responsabilidade de sempre estar atualizando o meu Blog. Ou mesmo, porque eu passei a ver o Blog cada vez menos como uma ferramenta de divulgação e mais como um diário de bordo e uma forma de me reinventar e ver o que eu posso melhorar nos meus desenhos.

1 curtida

Tenho cá comigo uma pasta criada em 2015 de nome Development, que carrego de formatação em formatação…

Um verdadeiro cemitério, mas repleto de boas lembranças!

Para mim é um questão de sentido, tipo quando você começa a responder alguém na internet, para e pensa: “Porque estou fazendo isso mesmo?”; apaga tudo e segue a vida kkkkkkk

Seres humanos e sua psique, patéticos… :sweat_smile:

2 curtidas

Toda atividade pode ser bacana se você não dispende o dia todo, todos os dias nela. Eu, por exemplo, amo nadar, mas se eu tivesse que nadar de segunda a sexta 10 horas por dia com pausa só para o almoço, em pouco tempo criaria alguma aversão à atividade. O ideal é variar as atividades ao longo do dia para não desanimar, embora as condições socioeconômicas nem sempre permitam.

6 curtidas

Eu acredito que a programação ficou “chata” por conta disso que você falou. Ano passado eu estudava Java da hora que eu acordava até a hora que eu ia dormir.
Mesmo eu que eu goste muito de programar, bate uma preguiça e desmotivação da peste quando eu lembro que não consigo emprego na área.

3 curtidas

Talvez estejamos numa situação parecida, temos habilidades interessantes, mas ainda não somos grandes vendedores e não conseguimos alcançar o cliente final. Não é à toa que bons vendedores ganham mais dinheiro do que muitas pessoas com outras habilidades técnicas. Acredito que após conquistar alguns clientes, começa a formar e fortalecer uma rede de contatos que se retroalimenta e um fluxo estável crescente de dinheiro começa a entrar. Para mim é cansativo vencer a introspecção e ter paciência de pasteurizar conteúdo técnico para leigos, explicar por que eles precisam do meu serviço e executar todas as etapas de uma venda. Mas se for ver, é por isso que vemos profissionais que fazem serviços medianos terem sucesso financeiro, enquanto profissionais excelentes permanecem na obscuridade. Outra alternativa é conseguir alguém que venda seu serviço por você.

4 curtidas

Isso acaba no momento que vc entende que isso (sistema perfeito) não existe e que no final vc usa apenas os apps e o sistema deve fazer o máximo para não te atrapalhar. O que eu percebo é que o pessoal fica muito apegado a perfumaria e por isso sente dificuldades em usar algo (sistema) diferente. Perfumaria = Algo que não é realmente útil/necessário quanto se acha.
Felizmente já alcancei essa fase a muitos anos. Hoje em dia não dou a mínima pra personalização, instalo meu Ubuntu, faço ajustes básicos e o resto é instalar os apps q vou usar e acabou. No Android mesma coisa, não dou a mínima de qual fabricante é. Funcionando meus apps e games é o que importa.

1 curtida