Programação e outras coisas mais
Na minha sincera opinião, na programação (e em qualquer coisa que você fizer), o que se deve fazer é abaixar as expectativas sobre o possível retorno que isso pode dar e se lembrar que o retorno não é imediato. Pelo contrário, na maioria das vezes, o retorno será menor que o esperado.
Eu não sou do ramo da programação, mas sim daqueles que fazem arte. Tenho colegas desse ramo que ficam totalmente desesperados quando algo não vão como o esperado. Pessoas que correm atrás dos Likes e Seguidores, deixando de lado o que fizeram eles começarem a fazer arte: A paixão por fazer arte.
Principalmente quando a arte não chamam atenção dos seguidores. Muitos deles ficam culpando a plataforma que usam e não nas expectativas que colocaram e em querer uma recompensa imediata, uma alegria efêmera ao ver os Likes e Seguidores crescendo.
Pessoalmente, eu odeio essa dinâmica das Redes Sociais, e acabei indo para algo onde isso não é incentivado: Para os Blogs. Montei meu próprio Blog em Wordpress, pago uma hospedagem e fico livre para fazer o que realmente gosto. E quando falo disso para os meus colegas artistas, eles torcem o nariz, pois o que vale para eles é a recompensa imediata em obter Likes e Seguidores.
E eu fui para os Blogs já sabendo que o trabalho seria duro e que eu estaria jogando no Hard, já que um Blog é algo bem mais demorado para se ter alguma recompensa relevante.
No mundo Linux
E quanto ao Mundo Linux, é saber o que você quer. Talvez a sua distro de estimação seja o que você realmente quer usar, mas a curiosidade sempre bate mais forte. A Liberdade que o Linux dá é uma coisa fantástica, mas para quem não sabe o que quer, pode ser o pior pesadelo.
Eu fiquei por um ano pulando de interface em interface até entender que o que eu queria era algo mais “quadradão”, tal como o Windows que eu usava há quase 10 anos. Sendo assim, me encaixei no Gnome. E quando consegui me entender com o Gnome, consegui encontrar o meu lugar. A Distro? Pra mim. pouco importa.